Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

ÉDIPO REI, DE SÓFOCLES [Isabela Lapa e Kellen Pavão]

ÉDIPO REI, DE SÓFOCLES


O livro desta semana traz a história de Édipo Rei, um dos maiores clássicos de todos os tempos. Publicada em 430 antes de Cristo, a perfeita tragédia grega narrada por Sófocles vem atravessando séculos e influenciando não apenas a literatura, mas ramos como a psicanálise, a filosofia e o direito.

O personagem central da história é Édipo que vem ao mundo trazendo uma maldição para o seu pai, Laios. O oráculo de Delfos avisa a Laios que ele será morto por Édipo, que também se casará com a própria mãe, Jocasta. 

Ciente da maldição, Laios determina a morte de Édipo que sobrevive graças a intervenção de um pastor, que não conseguiu matá-lo e o entregou aos cuidados de um outro pastor. Édipo foi criado por este este, lidando com os comentários que contestavam a sua paternidade. Já na fase adulta Édipo decide viajar para consultar o oráculo em Delfos, que por sua vez não revelou sua origem, mas revelou-lhe a maldição. Édipo ficou consternado com a revelação do oráculo, e decidiu não voltar a Corinto, onde viviam o pastor Pólipo e a sua esposa.

Desconhecendo Laio, Édipo cruza o caminho do rei, que o desafia e é atacado pelo filho. Édipo mata Laio sem saber que o mesmo é seu pai. Em seguida ele segue caminho até chegar a Tebas, onde enfrenta a Esfinge (monstro que devorava os homens que não conseguiam decifrar seus desafios) e consagra-se vencedor.

Por tal feito, Édipo é premiado com um casamento com a rainha Jocasta, recém viúva, cumprindo a profecia do oráculo. Depois de muitos anos de um bom governo, Tebas é assolada por uma peste, o que motiva o rei a consultar o oráculo. Ele descobre que o reino só terá paz quando o assassino de Laio for capturado e punido. Assim, Édipo determina que ninguém proteja ou encubra o assassino de Laio para que se faça justiça à morte do antigo rei.

Como Édipo não descobre o assassino consulta um advinho chamado Tirésias, através do qual ele descobre toda a verdade sobre sua origem e seu trágico destino. Para cumprir sua promessa de punir o responsável pela morte de Laio, o rei fura os próprios olhos, enquanto Jocasta comete suicídio ao descobrir a dramática história que os envolve.

A trágica história de Édipo indaga as ações humanas e nos faz questionar: até que ponto nossas ações dependem unicamente de nosso livre arbítrio? Apesar de todos os esforços de Laio, Édipo não conseguiu fugir do seu destino que o fez enfrentar e matar o pai e desposar sua mãe. Por outro lado, através do livre arbítrio de Édipo e de seu comportamento explosivo, percebemos que, ainda que aja uma “influência” do destino ( a mesma que o fez cruzar o caminho de seu pai) o assassinato poderia ter sido evitado se ambos não tivessem discutido por um motivo fútil em um confronto de ego e orgulho. Édipo é senhor de suas ações ainda que a profecia do oráculo já o tenha condenado.

Um dos pontos altos da história é o debate entre Édipo e Tirésias, que apesar da cegueira física, demonstrava uma sabedoria capaz de torná-lo um homem de visão interior, característica que o rei não possuía até então. À medida que Édipo adquire tal visão, ele reconhece suas ações e por sua vez as consequências de seus atos. 


Podemos dizer que a tragédia é paradoxal já que Édipo possui características de herói e vilão. O bem e o mal convivem na mesma figura, já que Sófocles construiu um personagem bom, íntegro e de caráter, mas por outro lado orgulhoso e explosivo. Jocasta também tem um comportamento ambíguo pois, ora entrega seu bebê para a morte, ora tenta questionar a profecia do oráculo.

Não podemos deixar de mencionar o tão falado Complexo de Édipo que influenciou a psicanálise. A teoria é baseada no conflito de sentimentos de amor e ódio vivenciados na infância, onde temos o amor que o filho sente pela mãe e o ódio pelo pai, sendo considerado um complexo universal.

Assim, por esta e tantas outras razões, Édipo Rei é considerada uma das maiores tragédias herdadas do teatro grego. Sófocles abordou nesta peça conflitos atemporais, que fazem parte da vida de pessoas em todo mundo até os dias de hoje.

Isabela Lapa e Kellen Pavão – Administradoras do blog Universo dos Leitores, que fala de livros e de tudo que estiver relacionado a estes pequenos pedaços de papel que nos transferem do mundo real para o universo dos sonhos, das palavras e da felicidade!

Nenhum comentário