Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Para viver um novo ano [Celso Sisto]

Para viver um novo ano

LAGO, Angela. Um ano novo danado de bom (2ª ed.). Il. da autora. São Paulo, Moderna, 2006. 40 p. R$ 22,00

Um ano acaba e outro começa. A festa e os foguetes são para capturar a sorte enquanto se pensa no que passou, se adquire força para o que virá e se cultiva a esperança. Repetir, fazer diferente, tentar outra vez: ano novo pede tudo isso!

E que tal começar o ano lendo este livro?

Num tempo distante, um homem branco compra no porto 4 escravas irmãs, para trabalharem para ele. No caminho da casa do patrão as moças fogem, deixam para trás a menorzinha, que é ainda bebê, e, de remorso, são transformadas em pássaro, árvore e rio. O homem chega ao lar sem as escravas fujonas, mas com ricos presentes para a esposa e os filhos: uma pena vermelha, uma laranja de ouro e um peixe de prata, além, é claro, da pequena escrava para ser criada pela família. O tempo, que voa, cria aventuras, revela o passado mágico das meninas e traz bons motivos para festejar!

A autora, de forma fantasiosa e poética, reprova a escravidão e toca no passado histórico do Brasil. Como um conto de fadas, daqueles com transformações, objetos mágicos e final feliz, o livro usa uma linguagem quase que cotidiana, e de forma enxuta e rápida desenvolve aventuras extraordinárias para desafiar a realidade.

As ilustrações, feitas em computador, revelam o domínio dessa ferramenta e ganham um jeito mais suave, menos duro e certinho! As imagens, quase miniaturas, dão um toque delicado às reviravoltas vividas pelas escravas.
Ângela Lago é autora e ilustradora super-premiada. Sua obra traz embutido o desejo de fazer de novo e melhor! Essa inquietação estimula novos trabalhos, sempre de alta qualidade. E tem tudo a ver com quem quer começar o ano desafiando a si mesmo! Faça diferente você também!

Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, crítico de literatura infantil e juvenil, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e responsável pela formação de inúmeros grupos de contadores de histórias espalhados pelo país. 

Nenhum comentário