Editora Abril fecha revistas Alfa,
Gloss, Bravo! e Lola
Mais
de 150 funcionários foram demitidos nas últimas horas. Outras publicações foram
atingidas pelos cortes> Leia o comunicado oficial da empresa
por
Lino
Bocchini
A
editora Abril está fechando na tarde desta quinta-feira 1º de agosto as
revistas Gloss, Alfa e Lola. Ontem (quarta) já havia sido anunciado o fim da
revista Bravo. Também foram “descontinuados” (eufemismo para fechados) os sites
da Contigo e o abril.com. Já são mais de 150 funcionários demitidos nas últimas
horas --nas redações citadas e também no portal M de Mulher, nas revistas Info,
Recreio, Contigo e Claudia e no site Bebê.com. A expectativa nos corredores do
prédio da Marginal Pinheiros é que mais títulos entrem no corte. E acredita-se
que a empresa deve se posicionar oficialmente ainda hoje.
Atualização
das 15h45: As demissões atingiram também as revistas Quatro Rodas, Viagem &
Turismo, Placar e Men´s Health. E a redação da Veja, onde 15 foram demitidos.
Até agora o blog confirmou o nome de André Petry, correspondente em Nova York. Entre
os demais nomes da Veja, muitos que não são da arte (pesquisadores de imagem,
arte etc).
Na
Viagem & Turismo e Men´s Health, revistas que não fecharam, foram cortados
os diretores de redação (maior cargo de cada publicação). A função fica a cargo
dos diretores de núcleo, que funcionarão diretores de redação de várias
publicações ao mesmo tempo.
LEIA A ÍNTEGRA DO COMUNICADO OFICIAL
DIVULGADO PARA OS FUNCIONÁRIOS ÀS 16H45:
Bolex
788 - Abril S.A. comunica mudanças que focam no crescimento das Unidades de
Negócios e convergem investimentos e esforços às marcas líderes
Em
linha com o processo de reorganização que vem sendo empreendido nos últimos
meses, o presidente da Abril S.A., Fábio Colletti Barbosa, anuncia mudanças nas
estruturas editorial e comercial das Unidades de Negócios Abril Segmentadas,
Veja, Exame e Negócios Digitais. Entre as principais mudanças na frente
comercial está a descentralização da Diretoria de Publicidade Centralizada, que
passará a ser distribuída em cada uma das UN´s.
As
mudanças são importantes para focar investimentos e esforços nas marcas líderes
nos vários segmentos em que atuamos, garantindo assim o crescimento e a
relevância das publicações.
“A
Abril encara esta fase como parte da evolução natural dos negócios e segue com
a missão de difundir a informação, com excelência editorial, pioneirismo e
integridade”, afirma Fábio Barbosa.
UN
Abril Segmentadas
A
Unidade de Negócios Abril Segmentadas, sob o comando da
diretora-superintendente Helena Bagnoli, anuncia uma revisão do seu portfólio.
Serão descontinuados os seguintes títulos em todas as suas plataformas: Alfa,
Bravo!, Gloss e Lola, assim como o portal Club Alfa.
Leitores
e anunciantes continuarão tendo, a seu dispor, um portfólio extenso e
segmentado (quase 50 títulos), capaz de atender a todos os públicos plenamente.
Além disso, os compromissos publicitários e de assinaturas serão honrados, por
meio de pacotes de reposição.
Essa
revisão possibilita uma reorganização das áreas editorial e comercial da UN,
compreendendo o reagrupamento de títulos e a movimentação de pessoas. Assim, os
seguintes títulos serão agrupados por segmento e terão um único diretor de
Redação:
Elle,
Estilo de Vida e Manequim passam a ser comandadas por Dulce Pickersgill.
A
família de revistas formada por Men’s Health, Women’s Health, Runner´s World e
Placar será dirigida por Sérgio Xavier.
Mônica
Kato segue à frente das Femininas Populares e assume também o comando de Máxima.
Bons
Fluidos passa a reportar-se a Denis Russo Burgierman, diretor de Redação de
Superinteressante e Vida Simples.
Além
desses reagrupamentos de títulos, a UN comunica ainda os seguintes movimentos
na área editorial:
Sérgio
Gwercman, que estava à frente de Alfa, assume a Direção de Redação de Quatro
Rodas.
Viagem
&Turismo terá como diretora de Redação Angélica Santa Cruz, que respondia
pelo comando de Lola.
Armando
Antenore, até então redator-chefe de Bravo!, passa a ser repórter especial da
UN Abril Segmentadas.
Tatiana
Schibuola, ex-diretora de Gloss, assume a Direção de Redação de Capricho.
Giuliana
Tatini, até então diretora de Redação de Capricho, passa a comandar o portal
MdeMulher.
Caco
de Paula, diretor do Núcleo de Sustentabilidade, bem como toda a estrutura do
Planeta Sustentável, passam a reportar-se diretamente à presidência da Abril
S.A. A revista National Geographic permanece na UN Abril Segmentadas.
Já
as áreas de Publicidade e Marketing sofrem as seguintes alterações:
Rogério
Gabriel Comprido volta à empresa e assume a Diretoria de Publicidade desta UN.
Ele terá em sua equipe os diretores Willian Hagopian e Roberto Severo.
Ficam
responsáveis pelas áreas de Marketing e Eventos Wagner Gorab e Louise Faleiros.
O Projeto Copa terá no seu comando Tiago Afonso, que se reportará a Dimas
Mietto.
Na
frente digital da UN Abril Segmentadas, é criada a:
Diretoria
de Estratégia Digital, que será comandada por Guilherme Werneck (antes
responsável por Desenvolvimento de Novos Negócios da MTV).
UN
Veja
Thais
Chede Soares, diretora-superintendente Comercial e Administrativa da Unidade
Veja, comunica as seguintes mudanças na estrutura de Publicidade e Marketing desta
UN:
Sérgio
Amaral assume a Diretoria de Publicidade, tendo como reportes diretos os
executivos Márcia Sóter, Robson Monte, André Almeida e Alex Foronda; e os
gerentes Alexandra Mendonça, Samara Sampaio e Andrea Veiga (Rio de Janeiro).
Renato
Cagno fica responsável por projetos publicitários e negócios digitais da UN
Veja.
Claudia
Furini assume o Marketing da Unidade, atuando no acompanhamento do mercado
publicitário e na comunicação da UN Veja.
Andrea
Abelleira permanece responsável pela área de Circulação (Avulsa e Assinaturas)
e Eventos.
Jacques
Ricardo comandará a Diretoria de Publicidade-Regionais, que passa a incorporar
também as funções de Classificados, Publicidade Internacional e Estúdio. Sua
estrutura atenderá a todas as UN´s.
UN
Exame
Claudia
Vassallo, diretora-superintendente desta Unidade, também anuncia a nova
configuração de sua estrutura de Publicidade:
Marcos
Gomez assume a Diretoria de Publicidade da UN, tendo como reportes diretos Ana
Paula Teixeira e Eliani Prado, em
São Paulo , e Leda Costa, no Rio de Janeiro.
UN
Negócios Digitais
Manoel
Lemos, diretor-superintendente desta UN, informa que René Agostinho, ex-diretor
da Abril Coleções, assume o comando da Operação do Alphabase.
Agradecimentos,
desafios e oportunidades
Com
as mudanças informadas acima, deixam a Abril os seguintes executivos: Airton
Seligman (diretor de Redação de Men’s Health); Claudia Garcia (diretora
de Redação de Manequim); Demetrius Paparounis (diretor do Núcleo Femininas
Populares); Gabriela Aguerre (diretora de Redação de Viagem & Turismo);
Lucia Barros (diretora de Redação de Máxima); Maria Rita Alonso (diretora
de Redação de Estilo); Sandra Sampaio (que ocupava uma das diretorias de
Publicidade Dedicada da UN Abril Segmentadas); Sandra Soares (diretora de Redação
do Portal MdeMulher) e Sérgio Berezovsky (diretor de Redação de Quatro Rodas).
Fábio
Barbosa agradece a dedicação e a contribuição de todos os profissionais que
agora estão deixando a empresa, desejando-lhes sucesso nos novos rumos de suas
carreiras.
Ele
também acrescenta e reforça sua crença no potencial da nova estrutura:
“Acredito muito na força do time que temos e na capacidade das pessoas que
agora assumem novas posições”, diz ele. “Temos talentos para enfrentar os
muitos desafios que as transformações do setor representam neste momento. No
fundo, estamos diante de oportunidades fascinantes e temos toda a capacidade
para aproveitá-las”, conclui o presidente.
Lino Bocchini-Jornalista,
é editor de midia online de CartaCapital
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário
Postar um comentário