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Leitura
correta é ginástica para o cérebro
Muitas pessoas pensam que
simplesmente lendo livros elas se desenvolvem. Mas isto está longe de ser
assim. A leitura sem sistema sobrecarrega o cérebro de informação, não lhe permitindo
assimilar. Como é correto ler, ser beneficiado, se aperfeiçoar e desenvolver o
intelecto?
Saber ler realmente influi
fortemente sobre a reação do cérebro. Em primeiro lugar, torna mas complexa a
organização da zona visual do córtex cerebral. Em segundo lugar, na pessoa que
sabe ler, praticamente toda a rede de neurônios, que responde pela assimilação
da linguagem oral no hemisfério esquerdo, é ativada também com a ajuda de texto
impresso.
Mas acontece que a leitura
tradicional tem falhas: falta de atenção e de programa flexível de leitura,
quando todos os textos são lidos com a mesma lentidão, movimentos de retorno
dos olhos para o que já foi lido, e, naturalmente, o "inimigo número
1" - falar para si o texto lido. Como resultado, a informação não é
memorizada e escapa o sentido do que está escrito.
Diariamente o homem
moderno tem de ler dezenas de páginas de textos - não apenas literatura de
ficção, mas também informações no trabalho, imprensa, correspondência de
trabalho e pessoal. Por isso a leitura correta, antes de mais nada, subentende
a assimilação eficiente da informação. Diferentes técnicas de leitura dinâmica
ensinam não apenas a ler rapidamente, como muitos pensam, partindo do nome,
antes de mais nada a entender o conteúdo do texto e assimilá-lo com utilidade
para si.
A leitura seria nociva à
saúde?
Para alcançar tal
assimilação eficiente, é preciso treinar. Como? Lendo. Mas com certo método. Em
primeiro lugar, fazendo exercícios sistemáticos de ampliação do campo de visão,
eliminando a pronúncia das palavras, e aplicando o arranque da essência dos
algoritmos da leitura. E não esquecendo que isto não é diversão, mas o caminho
complexo de reestruturação do trabalho do cérebro.
Pode-se treinar tanto em
textos ficcionais conhecidos (pela forma, pelo conteúdo, pelo autor) com em
artigos informativos, de jornais ou científicos. O importante é o desejo de
haurir várias idéias. Antes da leitura é necessário ter uma idéia de que
informação você quer extrair do texto, tentar adivinhar o conteúdo da página. É
muito importante a disposição, pois se você se prepara para notar a aspereza do
texto, como resultado notará justamente ela. Mas se se prepara para obtenção de
um fato, você o receberá.
O próximo passo importante
é aprender a ler em silêncio, não pronunciando com a boca ou em pensamento o
texto. Esta capacidade desvia a atenção e reduz consideravelmente a velocidade.
Aqui é importante se controlar: se seus lábios se mexem - aperte com um palito
de dente ou lápis. É mais difícil controlar a pronúncia em pensamento. Um dos
métodos é ler e bater o ritmo com a mão, por exemplo.
Lemos de topless e não
apenas isso
A habilidade em se
concentrar no problema é um dos componentes do trabalho intelectual
bem-sucedido. Existe um exercício simples, que pode ajudar - é a leitura das
palavras ao contrário, mas não em voz alta e sim em pensamento. Lendo a palavra
de trás para frente é preciso inicialmente imaginá-la por letras e depois ler.
Se nesse momento a consciência casualmente se distraiu com algo alheio, é
preciso fazer o exercício novamente. Ao mesmo tempo é treinada também a
atenção. Para não perder tempo em vão, pode-se realizar este jogo-exercício no
transporte público.
Com frequência comparam o
método de leitura dinâmica com o esporte, só que aqui se desenvolvem não os
músculos mas o cérebro. Pesquisas provaram que os que dominam a leitura
dinâmica têm mais velocidade dos processos nervosos, reflexos mais rápidos. Por
isso não temam aprender a leitura dinâmica - isto é útil.
Anna Fedorova
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