Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

A beleza e simplicidade da arte de Alexandre Reis [Ivana Schäfer]

A beleza e simplicidade da arte de Alexandre Reis

A maioria das pessoas que frequentam redes sociais já puderam ver, partilhado em algumas páginas, cards de Alexandre Reis. Acredito que igual a mim, muitos não associaram o nome do artista à fanpage que ele mantém na internet. 

Depois de conhecer e acompanhar a fan page algum tempo, eu tinha a curiosidade de saber quem era o Alexandre, ficava imaginando, quem estava por trás  daqueles versos, o que fazia, como era o seu rosto... Tudo era muito vago sobre o artista, então fui pesquisar. Para a minha sorte, no domingo ele postou o recorte de uma matéria que saiu publicada na Revista Siará do jornal Diário Nordeste e pela primeira vez pude ver o seu rosto. Entrei em contato e ele me mandou um artigo, onde  pude perceber a extensão de sua sensibilidade e o seu dom de encantar. 

Para aqueles que, ainda, não conhecem, vamos saber um pouco mais sobre o Alexandre Reis e conhecer a sua obra e sua fan page:

A Escrevendo e Semeando é uma página que sempre me encantou devido a forma diferenciada de mostrar poesias. Os textos criativos com mensagens concisas, sempre são acompanhados de ilustrações e traços que chamam a atenção devido a beleza e simplicidade. É um estilo liberto, uma "brincadeira séria", que nos remete a infância que guardamos em nós.

“A Escrevendo e Semeando nasceu quando uma semente caiu da ponta do lápis e brotou numa folha branca de um caderno de doze matérias e muitos sonhos. Permaneceu escondida em entrelinhas até que encontrou bocas que disseram: “Voa!”. Virou passaverso e começou a voar. De início eram voos tímidos, rasantes e até mesmo rasteiros. Mas depois aprendeu a se escorar no vento, ganhando altitudes, plenitudes. Ela agora voa cheia de graça, alto, longe, perto. Faz ninho nas distâncias e nos silêncios. Pia em versos e bate asas maiúsculas, cheias de rabiscos, colorindo-se por aí.” 
(Alexandre Reis)

Alexandre Reis, é poeta e ilustrador. Tem 33 anos e é Cearense da cidade de Fortaleza. Formado em Computação, trabalha como Desenvolvedor/Analista de Sistemas. Tem a leitura, a escrita e os rabiscos como hobby.  Segundo ele "uma válvula de escape para escapar de mim mesmo". 

Sobre suas paixões, afirma: 

"Minha grande paixão chama-se Manoel de Barros. Me identifico totalmente com a sua obra, com as suas “raízes crianceiras”. Me encanta o fato de um senhor de 97 anos escrever como uma criança. Ele não tem nenhuma preocupação com o significado das palavras, com o sentido delas. Está sempre dando novas funções, novos ares, novos “deslimites”. Isso me fascina! Já no campo das imagens, gosto dos traços dos mestres Van Gogh, Monet e Cézanne. E sou apaixonado pelos rabiscos de Saint-Exupéry. Eles me reduzem para mais!

Uso cores para voar. Sou um dependente plúmico. Uso as plumas das cores para ser, para ousar. Sem cores, minha poesia fica manca, cega. Produzo vinte quatro horas por dia. Estou a todo momento pensando em novas ideias, em novas artes, mesmo quando estou mergulhado na TI. Tirar as cores é eliminar essa minha capacidade criativa. Sem elas, viro água: Incolor, insípido e inodoro.
Matéria sobre os versos de Alexandre Reis pode ser conferida na Revista Siará, do jornal Diário Nordeste 

Livro:


FICA MAIS FÁCIL CHEGAR AO CÉU SENDO UMA CRIANÇA 
RABISCOS DE MIM-NINO

Autor: REIS, ALEXANDRE
Idioma: PORTUGUÊS
Assunto: INFANTOJUVENIS
  

Sinopse 

Um livro de versos diversos, rabiscados e organizados de forma desorganizada, como só uma criança sabe fazer. Uma lente de diminuimento que se propõe, através da linguagem lúdica, ampliar a Poesia que há nas pequenas coisas. 

Ficha Técnica 

Editora: SCORTECCI EDITORA
ISBN: 8536634464
ISBN13: 9788536634463
Edição: 1ª Edição - 2014
Número de Páginas: 64
Acabamento: BROCHURA
Formato: 22,00 x 15,00 cm. 

Para adquirir  livro clique no link abaixo: 

Livraria Cultura 

O projeto Escrevendo e Semeando virou porta copos para você levar para qualquer lugar e ter a poesia sempre por perto. 

Conheça a Coleção Escrevendo e Semeando em parceria com a Poeme-se!


Poesia e Ilustração de Alexandre Reis





Clique no link para conhecerem as paginas "Escrevendo e Semeando" 

Alexandre Reis 
Todos os direitos autorais reservados ao autor.

E ai leitores da Revista Biografia, gostaram de conhecer  o poeta e ilustrador Alexandre Reis?

Ivana Schäfer - Pedagoga com Habilitação em Orientação Educacional, Especialização em Psicopedagogia e Cerimonialista. Sou Cuiabana de "tchapa e  cruz", amo minha terra, meu povo e a nossa cultura. Sou do Mato ....de Mato Grosso. Página na internet:

3 comentários

Universo dos Leitores disse...

Ivana, que post lindooo! O trabalho dele é incrível, sou muito fã... Comprei o livro, vou ler hoje! Bjs, Isabela Lapa.

Anne Lieri disse...

Ivana,eu adorei sua entrevista com o Alexandre e peço desculpas pela confusão que fiz com o link em meu blog. O Alexandre me alertou e já consertei o engano,viu? Bjs e boa semana,

Tina Bau Couto disse...

Maravilhoso apanhado, compartilhamento, reconhecimento do trabalho desse poeta, homem, menino, passarinho
SOU FÂ!