A beleza e simplicidade da arte de Alexandre Reis [Ivana Schäfer]
A maioria das pessoas que frequentam redes sociais já puderam ver, partilhado em algumas páginas, cards de Alexandre Reis. Acredito que igual a mim, muitos não associaram o nome do artista à fanpage que ele mantém na internet.
“A Escrevendo e Semeando nasceu quando uma semente caiu da ponta do lápis e brotou numa folha branca de um caderno de doze matérias e muitos sonhos. Permaneceu escondida em entrelinhas até que encontrou bocas que disseram: “Voa!”. Virou passaverso e começou a voar. De início eram voos tímidos, rasantes e até mesmo rasteiros. Mas depois aprendeu a se escorar no vento, ganhando altitudes, plenitudes. Ela agora voa cheia de graça, alto, longe, perto. Faz ninho nas distâncias e nos silêncios. Pia em versos e bate asas maiúsculas, cheias de rabiscos, colorindo-se por aí.”
Alexandre Reis, é poeta e ilustrador. Tem 33 anos e é Cearense da cidade de Fortaleza. Formado em Computação, trabalha como Desenvolvedor/Analista de Sistemas. Tem a leitura, a escrita e os rabiscos como hobby. Segundo ele "uma válvula de escape para escapar de mim mesmo".
Sobre suas paixões, afirma:
"Minha grande paixão chama-se Manoel de Barros. Me identifico totalmente com a sua obra, com as suas “raízes crianceiras”. Me encanta o fato de um senhor de 97 anos escrever como uma criança. Ele não tem nenhuma preocupação com o significado das palavras, com o sentido delas. Está sempre dando novas funções, novos ares, novos “deslimites”. Isso me fascina! Já no campo das imagens, gosto dos traços dos mestres Van Gogh, Monet e Cézanne. E sou apaixonado pelos rabiscos de Saint-Exupéry. Eles me reduzem para mais!
Uso cores para voar. Sou um dependente plúmico. Uso as plumas das cores para ser, para ousar. Sem cores, minha poesia fica manca, cega. Produzo vinte quatro horas por dia. Estou a todo momento pensando em novas ideias, em novas artes, mesmo quando estou mergulhado na TI. Tirar as cores é eliminar essa minha capacidade criativa. Sem elas, viro água: Incolor, insípido e inodoro.
Livro:
RABISCOS DE MIM-NINO
Idioma: PORTUGUÊS
Assunto: INFANTOJUVENIS
Sinopse
Um livro de versos diversos, rabiscados e organizados de forma desorganizada, como só uma criança sabe fazer. Uma lente de diminuimento que se propõe, através da linguagem lúdica, ampliar a Poesia que há nas pequenas coisas.
Ficha Técnica
Editora: SCORTECCI EDITORA
ISBN: 8536634464
ISBN13: 9788536634463
Edição: 1ª Edição - 2014
Número de Páginas: 64
Acabamento: BROCHURA
Formato: 22,00 x 15,00 cm.
Para adquirir livro clique no link abaixo:
Livraria Cultura
O projeto Escrevendo e Semeando virou porta copos para você levar para qualquer lugar e ter a poesia sempre por perto.
Conheça a Coleção Escrevendo e Semeando em parceria com a Poeme-se!
Alexandre Reis
Todos os direitos autorais reservados ao autor.
E ai leitores da Revista Biografia, gostaram de conhecer o poeta e ilustrador Alexandre Reis?
3 comentários
Ivana, que post lindooo! O trabalho dele é incrível, sou muito fã... Comprei o livro, vou ler hoje! Bjs, Isabela Lapa.
Ivana,eu adorei sua entrevista com o Alexandre e peço desculpas pela confusão que fiz com o link em meu blog. O Alexandre me alertou e já consertei o engano,viu? Bjs e boa semana,
Maravilhoso apanhado, compartilhamento, reconhecimento do trabalho desse poeta, homem, menino, passarinho
SOU FÂ!
Postar um comentário