Sandra Mohr [Pianista Brasileira]
Natural de Santa Cruz do Sul – RS, Sandra Mohr iniciou seus estudos musicais nessa cidade aos 9 anos de idade. Recebeu a comenda Rotária pelo Rotary Club Santa Cruz do Sul e a indicação de aluna destaque da Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1998. Em 2000 foi vencedora do concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Em 2002 graduou-se Bacharel em Música (Piano) sob orientação do pianista Ney Fialkow. Entre 2006 e 2007 especializou-se com o pianista argentino Sérgio Olivé. Como formação complementar, estudou violino, canto lírico e composição.
Foi fundadora da Orquestra Jovem Santa Cruz do Sul (atual Orquestra Jovem UNISC), atuando como pianista, arranjadora, violinista e spalla. Atuou como solista em diversas orquestras nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Como camerista, trabalhou com músicos de destaque no cenário internacional, como o trompetista Francisco Pacho Flores (Venezuela), o flautista Andrea Ceccomori (Itália) e a violinista Barbara Barber (EUA). Em 2008, teve a honra de prestar homenagem ao Príncipe Naruhito do Japão, em sua visita ao Brasil.
Tendo como prioridade os recitais de piano solo e concertos para piano e orquestra, em 2011, Sandra se mudou para Santa Catarina para se dedicar exclusivamente a essas atividades, o que vem realizando desde então.
She was the founder of the Youth Orchestra Santa Cruz do Sul (current UNISC Youth Orchestra), acting as pianist, arranger, violinist and concertmaster. She served as piano soloist in various orchestras in the states of Southern Brazil. As a chamber musician, she worked with prominent musicians on the international scene as trumpeter Francisco Pacho Flores (Venezuela), flutist Andrea Ceccomori (Italy) and violinist Barbara Barber (USA). In 2008 she had the honor to pay tribute to Prince Naruhito of Japan, during his visit to Brazil.
Since 2011, Sandra devotes herself exclusively to a pianist career. In 2012, she was on tour with the recital “Romantic Geniuses”, performing virtuosic pieces by composers like Chopin, Liszt and Rachmaninoff.
Nowadays, she is researching about the Nationalism in Music and preparing a new tour that includes piano recitals, a review book on that theme and a CD recording."
Em novembro de 2011, a Fundação Indaialense de Cultura – FIC (Indaial-SC) realizou a Semana Cultural e Religiosa Polonesa. A pianista foi convidada para realizar um recital em comemoração aos 200 anos de nascimento de Chopin, um dos maiores expoentes da história da música polonesa.
Vídeos de algumas peças que integraram o recital:
TURNÊ “GÊNIOS ROMÂNTICOS”
Em 2012, Sandra realizou a turnê “Gênios Românticos”. O recital percorreu 9 cidades dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Com o objetivo de divulgar a música erudita para piano, o repertório escolhido foi essencialmente romântico, abrangendo desde o início do período, representado pelo Scherzo a Capriccio de Mendelssohn, até o chamado romantismo tardio, com o vigoroso Prelúdio Op. 23 nº 5 de Rachmaninoff.
Foi no período romântico que o piano mais se desenvolveu e adquiriu suas características atuais, permitindo aos compositores dessa era a exploração deste instrumento ao máximo.
Vídeo de uma das peças do recital “Gênios Românticos”, gravado ao vivo no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau – SC:
No dia 04 de outubro de 2013, a pianista fez seu debut na Alemanha com um recital solo. O recital, em comemoração ao ano Brasil-Alemanha, contou com obras de compositores alemães (Bach, Mendelssohn, Brahms) e brasileiros (Brasílio Itiberê, Francisco Mignoni e Villa-Lobos), além de uma composição da própria pianista. A apresentação aconteceu em Lörrach – Baden Württemberg – Alemanha.
Vídeo de uma das peças do recital Brasil-Alemanha, gravado ao vivo em Lörrach – Alemanha:
OUTRAS ATIVIDADES
Apesar do foco de seu trabalho ser o piano, Sandra continua atuando eventualmente como compositora, arranjadora, violinista e cantora.
Trabalho como compositora:
Como arranjadora:
Desde o início de 2013, a pianista vem se dedicando ao projeto “Nacionalistas”. O projeto envolve a gravação de um CD, a produção de um livro e uma nova turnê.
O repertório escolhido propõe uma viagem por diferentes culturas, onde a música erudita e a popular se fundem, criando um retrato sincero da cultura musical de países que tiveram destaque neste movimento.
O Nacionalismo Musical buscou uma definição de identidade nacional, valorizando e evidenciando o folclore, ritmos e melodias de caráter popular de países marginalizados pela dominação cultural existente no século XIX, exercida pela música francesa, italiana e alemã.
Poster da Temporada 2013-2014 – Nacionalistas |
Chopin foi um dos primeiros nacionalistas a se destacar, trazendo o caráter da música folclórica de seu país para as suas composições através das suas polonaises e mazurcas.
Na América Latina, o movimento teve seu auge um pouco mais tarde, já no século XX, sendo que seu representante de maior destaque foi o nosso Villa-Lobos.
Recentemente, a pianista participou do Festival Internacional de Música de Santa Catarina – Femusc, realizado em Jaraguá do Sul – SC, no mês de janeiro de 2014. Sandra dividiu o palco com músicos da Argentina, Colômbia, Costa Rica, Chile, EUA, Alemanha e de diversos estados brasileiros.
Vídeo de uma das apresentações:
2011 - Recital de piano Semana Cultural e Religiosa Polonesa
Sandra-Mohr-Recital-Chopin |
2012 - II Masterclass De Piano De Timbó
2012 - Temporada Indaial
2012 - Temporada Brusque
2012 - Temporada Montenegro
2012 - Temporada Ivoti
2012 - Temporada Brumenau
2013 - Recital ano Brasil- Alemanha
Site – http://sandramohr.com.br/
Canal do Youtube - https://www.youtube.com/user/Haguiuda/featured
Sandra Mohr. Todos os direitos autorais de textos, vídeos e imagens pertencem a artista.
Revista Biografia.
Nenhum comentário
Postar um comentário