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Então é Natal... [Erika Cunha Monteiro Avelino Vieira]

Então é Natal...

O período mais esperado para os lojistas de todo pais, época de vendas e também de maior faturamento para o comércio.

Num ano considerado praticamente perdido pelos setores do comércio e indústria, por conta da Copa do Mundo e Eleições, pesquisa do SPC Brasil 2014 aponta cenário positivo para o varejo neste final de ano. 

Segundo a pesquisa , 87% dos consumidores têm a intenção de comprar pelo menos um presente este ano, o que representa um aumento de 20 pontos percentuais na comparação com 2013 (67%). Apenas 3% disseram que não vão comprar nada para dar de presente e outros 10% ainda estão na dúvida ou não souberam responder. Além disso, o valor médio gasto com cada presente deve saltar de R$ 86,59 no Natal passado para R$122,40 em 2014, o que significa um aumento real, já descontada a inflação, superior a 30%.

Na pesquisa realizada em 2013, 13% dos entrevistados queriam diminuir os gastos com os presentes, já em 2014, esse índice aumentou para 33%. Outros 40% pretendem gastar a mesma quantia que no ano passado e apenas 27% dos consumidores ouvidos estão dispostos a desembolsar mais neste ano.

Os números indicam que os consumidores estão muito mais receosos este ano com as despesas do Natal, querem presentear mais sabem que o momento é de cautela e os gastos devem ser mais bem pensados, conforme a economista chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. Os fatores deste receio, é a piora na geração de emprego, menor crescimento dos salários e isso faz com que haja uma queda na confiança do consumidor.

Diante deste cenário, vejo que os empresários que quiserem vender, precisam se preparar, se planejar, ter diferenciais de mercado perante ao concorrente, não é só comprar e vender, não é só atender ... 

É preciso encantar, ouvir, sentir e fazer com que os consumidores tenham uma experiência de compra diferenciada. 

Nos centros mundiais de consumo no exterior e em centros também no Brasil, as empresas estão cada vez mais inovando para conseguir trazer o cliente para dentro da loja e estão trabalhando os 5 sentidos, para que a experiência seja ainda melhor e mais envolvente. 

Visão – ter uma empresa atrativa, bonita, organizada, lay-out que coloque os produtos em destaque, sem poluição visual. 

Audição – musicas adequada para a loja, algumas empresas já tem a sua Play list combinando com o seu negócio. 

Tato – deixar os produtos no alcance da mão para que as pessoas possam sentir o material. 

Paladar – oferecer ao cliente água, café, chocolates, balas, pode deixar o cliente mais a vontade e tornar a experiência de compra inesquecível.
Olfato – cheiro da loja, existe essências para personalizar o ambiente, sem excessos.

E você já pensou no que fazer para que a sua empresa venda mais? 


Seguem algumas dicas:

1) Planeje as compras – O que comprar? Para que publico? Verifique o que mais saiu no ano anterior para poder direcionar a sua compra, para que o estoque não seja demais e nem falte produto próximo ao Natal, veja as tendências, pesquise o seu publico.. 

2) Prepare a sua equipe – capacite e motive a vender e a atender bem, na maioria das vezes o cliente bem atendido volta mais vezes durante o próximo ano e fará o marketing “boca a boca”; 

3) Entre no Clima – decore a sua empresa – assim ela chamará mais atenção e poderá atrair mais clientes. 

4) Deixe o cliente a vontade – neste período de “corre-corre”, geralmente as mulheres (maiores consumidoras) vão as lojas acompanhadas de filhos e maridos – pense num espaço na loja para que os mesmos se sintam a vontade e deixem elas comprarem. 

5) Dê atenção – Ouça o cliente, seja exclusivo para ele, faça a diferença, levante as suas necessidades e dê mais opções. Isso aumentará o ticket médio da loja. 

6) Sinalize a loja – fica mais fácil para o cliente, dá maior acessibilidade na loja e os produtos vendem mais rapidamente. 

7) Invista na vitrine – Uma vitrine bem elaborada e iluminada ajuda a atrair os clientes, e vendem mais; 

8) Divulgue – Utilize as redes sociais para divulgar seus produtos, promoções e chamar o cliente para a loja 

9) Use a tecnologia a seu favor – Incentive o cliente que comprou na empresa, a divulgar seus produtos colocando a # da empresa Exemplo: #sebraemt #natalsebraemt #comerciosebraemt 

10) Sustentabilidade – Apoie campanhas sociais/ambientais que estejam alinhadas com o proposito do seu negócio, isso pode ajudar a imagem da sua empresa junto à sociedade.

Agora é colocar em prática as dicas e boas vendas!!!

Lembre-se após o Natal, tem o Ano Novo e as trocas de presentes, aproveite e faça bons negócios.



Erika Cunha Monteiro Avelino Vieira 
Gerente da Unidade de Comércio do SEBRAE MT






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