GIORGIO AGAMBEN: "A CRISE É UM INSTRUMENTO DE PODER"
Giorgio Agamben: "A crise é um instrumento de poder"
Giorgio Agamben é um filósofo italiano conhecido por sua exploração da biopolítica, do estado de exceção e da vida nua. Seu pensamento denso e original oferece ferramentas críticas para analisar o poder soberano no mundo contemporâneo.
_______________________________
Em meio aos debates sobre a Europa e a crise econômica, o filósofo italiano Giorgio Agamben tornou-se uma das vozes mais críticas em relação à construção política da União Europeia. Seu artigo no jornal francês Libération , no qual reacendeu a ideia de um "império latino", provocou inúmeras reações, principalmente na Alemanha.
Em consequência dessa controvérsia, o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung entrevistou Agamben para aprofundar seus argumentos sobre a legitimidade democrática das instituições europeias, a identidade cultural do continente e o uso político das crises.
Professor Agamben, quando o senhor lançou a ideia de um "império latino" contra a dominação alemã na Europa, em março, poderia ter imaginado as enormes repercussões que sua declaração teria? Desde então, o ensaio foi traduzido para inúmeras línguas e debatido apaixonadamente em metade do continente.
Não, eu não esperava por isso. Mas acredito no poder das palavras quando ditas no momento certo.
A verdadeira ruptura na União Europeia reside entre as economias e os modos de vida da Europa "germânica" e os do sul "latino"?
Gostaria de deixar claro que minha tese foi exagerada por jornalistas e, portanto, deturpada. O título, "Um Império Latino Contra a Hiperpotência Alemã", foi cunhado pelos editores do Libération e reproduzido pela mídia alemã. Não foi algo que eu disse.
Como contrastar a cultura latina com a cultura alemã, quando qualquer europeu inteligente sabe que a cultura do Renascimento italiano ou a cultura da Grécia clássica fazem agora parte da cultura alemã, que as reinterpretou e se apropriou delas?
Portanto, ele não propõe um "império latino" dominante, nem considera os alemães como "bárbaros"?
Na Europa, a identidade de cada cultura sempre se encontra em suas fronteiras. Um alemão como Winckelmann ou Hölderlin poderia ser mais grego do que os próprios gregos. E um florentino como Dante se sentia tão alemão quanto o imperador Frederico II da Suábia.
É precisamente isso que faz da Europa o que ela é: uma característica única que transcende repetidamente as fronteiras nacionais e culturais.
Minha crítica não era dirigida à Alemanha, mas à forma como a União Europeia foi construída, ou seja, baseada unicamente em critérios econômicos. Ao fazer isso, não apenas nossas raízes espirituais e culturais foram ignoradas, mas também as nossas raízes políticas e jurídicas.
Se isso for interpretado como uma crítica à Alemanha, é apenas porque a Alemanha, dada a sua posição dominante e apesar da sua excepcional tradição filosófica, parece incapaz, por enquanto, de conceber uma Europa baseada em algo que não seja o euro e a economia.
De que maneiras a União Europeia negou suas raízes políticas e jurídicas?
Quando falamos da Europa atual, deparamo-nos com a enorme repressão de uma verdade dolorosa, porém óbvia: a chamada Constituição Europeia é ilegítima.
O texto apresentado com esse nome nunca foi aprovado pelo povo. E quando foi submetido a votação, como aconteceu na França e na Holanda em 2005, foi rejeitado categoricamente.
Do ponto de vista jurídico, portanto, o que temos aqui não é uma Constituição, mas um tratado entre governos: direito internacional, não direito constitucional.
Recentemente, o respeitado jurista alemão Dieter Grimm salientou que uma Constituição europeia carece de um elemento democrático fundamental, uma vez que os cidadãos europeus não tiveram a oportunidade de decidir sobre ela.
E agora todo o projeto de ratificação foi discretamente congelado.
Trata-se, na verdade, do famoso "déficit democrático" do sistema europeu…
Não podemos perder isso de vista. Jornalistas, especialmente na Alemanha, criticaram-me por não entender nada de democracia, mas deveriam ter em mente, antes de mais nada, que a União Europeia é uma comunidade baseada em tratados entre Estados, apenas revestida por uma aparência constitucional democrática.
A ideia de uma Europa cuja Constituição seja a fonte do poder é um fantasma que ninguém mais se atreve a invocar.
Mas as instituições europeias só poderiam recuperar sua legitimidade por meio de uma Constituição válida.
Isso significa que ele considera a União Europeia uma entidade ilegal?
Não é ilegal, mas é ilegítimo.
A legalidade diz respeito às regras que regulam o exercício do poder; a legitimidade é o princípio que fundamenta essas regras.
Os tratados jurídicos certamente não são meramente formais; eles refletem uma realidade social.
É compreensível, portanto, que uma instituição sem constituição não possa desenvolver políticas genuínas e que cada Estado europeu continue a agir de acordo com seus próprios interesses egoístas. Hoje, isso significa, acima de tudo, interesses econômicos.
O mínimo denominador comum da unidade é atingido quando a Europa se apresenta como vassala dos Estados Unidos e participa de guerras que em nada respondem a um interesse comum, sem mencionar que contrariam a vontade dos cidadãos.
Vários dos países fundadores da União Europeia — como a Itália, com suas numerosas bases militares americanas — estão mais próximos de se tornarem protetorados do que estados soberanos.
Politicamente e militarmente, existe uma aliança atlântica, mas certamente não uma aliança europeia.
Portanto, você prefere esta União Europeia a um império latino cujo modo de vida os "alemães" teriam que se adaptar?
Não. Talvez eu tenha sido mais provocativo ao reviver o projeto de Alexandre Kojève de um "império latino".
Pelo menos na Idade Média, entendia-se que a unidade de diferentes sociedades políticas devia significar algo mais do que uma organização puramente política.
Naquela época, o vínculo da unidade era buscado no cristianismo.
Hoje acredito que essa legitimidade deve ser buscada na história da Europa e em suas tradições culturais.
Diferentemente dos asiáticos e dos americanos, para quem a história significa algo completamente diferente, os europeus sempre encontram sua verdade ao se envolverem com o passado.
Para nós, o passado significa não apenas uma herança e uma tradição cultural, mas uma condição antropológica fundamental.
Se ignorássemos nossa própria história, só poderíamos abordar o passado arqueologicamente. O passado seria um modo de vida estranho para nós.
A Europa mantém uma relação especial com as suas cidades, os seus tesouros artísticos e as suas paisagens. Essa é a verdadeira essência da Europa.
E aí reside a chance de sobrevivência deles.
Assim, a Europa é, acima de tudo, um modo de vida, uma consciência histórica da existência.
Sim. É por isso que insisti no meu artigo que devemos preservar incondicionalmente nossos diferentes modos de vida.
Ao bombardear cidades alemãs, os Aliados também sabiam que poderiam destruir a identidade alemã.
Da mesma forma, os especuladores estão destruindo a paisagem italiana hoje com concreto, rodovias e autoestradas.
Isso significa não apenas nos despojarmos de nossos bens materiais, mas também de nossa identidade histórica.
Deveria a União Europeia dar ênfase às diferenças em vez de buscar a harmonização?
Talvez não exista outro lugar no mundo, fora da Europa, onde se possa perceber uma variedade tão grande de culturas e estilos de vida, pelo menos nos seus momentos mais valiosos.
Na minha opinião, a política encontrou sua expressão há muito tempo na ideia do Império Romano e, mais tarde, no Sacro Império Romano.
No entanto, as características únicas dos povos sempre permaneceram intactas.
Não é fácil dizer o que poderá surgir em seu lugar hoje. Mas, com certeza, uma entidade política chamada Europa só pode surgir da consciência do seu passado.
É precisamente por essa razão que a crise atual me parece tão perigosa.
Antes de mais nada, devemos vislumbrar a unidade, tomando consciência de nossas diferenças.
No entanto, em todos os países europeus, as escolas e universidades estão sendo enfraquecidas e prejudicadas financeiramente, quando são precisamente as instituições que deveriam perpetuar nossa cultura e despertar um contato vivo entre o passado e o presente.
Esse enfraquecimento é acompanhado por uma crescente museificação do passado.
Vemos isso em muitas cidades que são transformadas em áreas históricas, onde seus habitantes são forçados a se sentirem como turistas em seu próprio mundo.
Será que essa museificação progressiva é o contraponto a um empobrecimento cada vez maior?
É evidente que não estamos apenas enfrentando problemas econômicos, mas a própria existência da Europa como um todo, a começar pela nossa relação com o passado.
O único lugar onde o passado pode viver é o presente.
E se o presente não mais perceber seu próprio passado como algo vivo, então universidades e museus se tornam um problema.
É evidente que existem forças atuando na Europa contemporânea que tentam manipular nossa identidade, rompendo o cordão umbilical que ainda nos liga ao nosso passado.
Uma seleção semanal de artigos sobre filosofia, literatura, arte, ciência e pensamento contemporâneo.
As diferenças tendem a se equilibrar.
No entanto, a Europa só poderá ser o nosso futuro se tivermos consciência de que esse futuro significa, acima de tudo, o nosso passado.
E esse passado está sendo liquidado.
Será que a crise que parece estar por toda parte é a expressão de todo um sistema de governo voltado para o nosso cotidiano?
O conceito de "crise" tornou-se, de fato, um slogan da política moderna e há muito tempo faz parte da normalidade em todas as áreas da vida social.
A própria palavra tem duas raízes semânticas: uma médica, referente ao desenvolvimento de uma doença, e outra teológica, ligada ao Juízo Final.
No entanto, ambos os significados sofreram uma transformação que os privou de sua relação com o tempo.
Na medicina antiga, a "crise" implicava um julgamento: o momento decisivo em que o médico determinava se o paciente sobreviveria ou morreria.
A compreensão atual da crise, por outro lado, refere-se a um estado duradouro.
Assim, a incerteza se estende indefinidamente para o futuro.
O mesmo se aplica ao sentido teológico: o Juízo Final era inseparável do fim dos tempos.
Hoje, porém, o julgamento está se afastando da ideia de resolução e sendo adiado repetidamente.
Assim, a possibilidade de tomar uma decisão torna-se cada vez menor, sendo substituída por um processo decisório interminável que nunca termina.
Isso significa que a crise da dívida, a crise das finanças públicas, a crise cambial e a crise da União Europeia nunca terão fim?
A crise atual tornou-se um instrumento de dominação.
Serve para legitimar decisões políticas e econômicas que, na verdade, privam os cidadãos de seus direitos e de qualquer possibilidade de decisão.
Na Itália isso é muito evidente.
Aqui, formou-se um governo em nome da crise e Berlusconi retornou ao poder, embora isso fosse fundamentalmente contrário à vontade dos eleitores.
Este governo é tão ilegítimo quanto a chamada Constituição Europeia.
Os cidadãos da Europa devem compreender que esta crise sem fim — tal como o estado de emergência — é incompatível com a democracia.
Que perspectivas restam para a Europa?
Devemos começar por restaurar o significado original da palavra "crise", entendida como um momento de julgamento e escolha.
Para a Europa, isso significa que não podemos adiar essa decisão indefinidamente.
Há muitos anos, um alto funcionário da Europa antiga, o filósofo Alexandre Kojève, argumentou que o Homo sapiens havia chegado ao fim da história e que restavam apenas duas possibilidades.
Uma delas era o estilo de vida americano , que Kojève entendia como uma forma de existência vegetativa pós-histórica.
A outra era o esnobismo japonês, que consistia em celebrar os rituais vazios da tradição, agora desprovidos de todo significado histórico.
No entanto, acredito que a Europa poderia criar uma alternativa: a de uma cultura que se mantenha humana e vital porque se engaja com a sua própria história e, ao fazê-lo, adquire nova vida.
Portanto, uma Europa entendida como uma cultura e não apenas como um espaço econômico poderia oferecer uma resposta à crise?
Por mais de duzentos anos, as energias humanas estiveram concentradas na economia.
Muitos indícios apontam que talvez tenha chegado a hora de o Homo sapiens reorganizar a atividade humana para além dessa única dimensão.
É precisamente nesta área que a velha Europa pode dar um contributo decisivo para o futuro.
_______________________
Entrevista com o filósofo Giorgio Agamben , originalmente publicada no jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung e posteriormente publicada em inglês pela Verso . Esta versão foi traduzida da versão em espanhol publicada pela Anaclet Pons em 19 de julho de 2013 .

Nenhum comentário
Postar um comentário