GIORGIO AGAMBEN: "A CRISE É UM INSTRUMENTO DE PODER"

Giorgio Agamben escreveu umartigodizendo que a crise é um instrumento de poder
Giorgio Agamben

Giorgio Agamben: "A crise é um instrumento de poder"

Giorgio Agamben é um filósofo italiano conhecido por sua exploração da biopolítica, do estado de exceção e da vida nua. Seu pensamento denso e original oferece ferramentas críticas para analisar o poder soberano no mundo contemporâneo.

_______________________________
Em meio aos debates sobre a Europa e a crise econômica, o filósofo italiano Giorgio Agamben tornou-se uma das vozes mais críticas em relação à construção política da União Europeia. Seu artigo no jornal francês Libération , no qual reacendeu a ideia de um "império latino", provocou inúmeras reações, principalmente na Alemanha.

Em consequência dessa controvérsia, o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung entrevistou Agamben para aprofundar seus argumentos sobre a legitimidade democrática das instituições europeias, a identidade cultural do continente e o uso político das crises.

Professor Agamben, quando o senhor lançou a ideia de um "império latino" contra a dominação alemã na Europa, em março, poderia ter imaginado as enormes repercussões que sua declaração teria? Desde então, o ensaio foi traduzido para inúmeras línguas e debatido apaixonadamente em metade do continente.

Não, eu não esperava por isso. Mas acredito no poder das palavras quando ditas no momento certo.

A verdadeira ruptura na União Europeia reside entre as economias e os modos de vida da Europa "germânica" e os do sul "latino"?

Gostaria de deixar claro que minha tese foi exagerada por jornalistas e, portanto, deturpada. O título, "Um Império Latino Contra a Hiperpotência Alemã", foi cunhado pelos editores do Libération e reproduzido pela mídia alemã. Não foi algo que eu disse.

Como contrastar a cultura latina com a cultura alemã, quando qualquer europeu inteligente sabe que a cultura do Renascimento italiano ou a cultura da Grécia clássica fazem agora parte da cultura alemã, que as reinterpretou e se apropriou delas?

Portanto, ele não propõe um "império latino" dominante, nem considera os alemães como "bárbaros"?

Na Europa, a identidade de cada cultura sempre se encontra em suas fronteiras. Um alemão como Winckelmann ou Hölderlin poderia ser mais grego do que os próprios gregos. E um florentino como Dante se sentia tão alemão quanto o imperador Frederico II da Suábia.

É precisamente isso que faz da Europa o que ela é: uma característica única que transcende repetidamente as fronteiras nacionais e culturais.

Minha crítica não era dirigida à Alemanha, mas à forma como a União Europeia foi construída, ou seja, baseada unicamente em critérios econômicos. Ao fazer isso, não apenas nossas raízes espirituais e culturais foram ignoradas, mas também as nossas raízes políticas e jurídicas.

Se isso for interpretado como uma crítica à Alemanha, é apenas porque a Alemanha, dada a sua posição dominante e apesar da sua excepcional tradição filosófica, parece incapaz, por enquanto, de conceber uma Europa baseada em algo que não seja o euro e a economia.

De que maneiras a União Europeia negou suas raízes políticas e jurídicas?

Quando falamos da Europa atual, deparamo-nos com a enorme repressão de uma verdade dolorosa, porém óbvia: a chamada Constituição Europeia é ilegítima.

O texto apresentado com esse nome nunca foi aprovado pelo povo. E quando foi submetido a votação, como aconteceu na França e na Holanda em 2005, foi rejeitado categoricamente.

Do ponto de vista jurídico, portanto, o que temos aqui não é uma Constituição, mas um tratado entre governos: direito internacional, não direito constitucional.

Recentemente, o respeitado jurista alemão Dieter Grimm salientou que uma Constituição europeia carece de um elemento democrático fundamental, uma vez que os cidadãos europeus não tiveram a oportunidade de decidir sobre ela.

E agora todo o projeto de ratificação foi discretamente congelado.

Trata-se, na verdade, do famoso "déficit democrático" do sistema europeu…

Não podemos perder isso de vista. Jornalistas, especialmente na Alemanha, criticaram-me por não entender nada de democracia, mas deveriam ter em mente, antes de mais nada, que a União Europeia é uma comunidade baseada em tratados entre Estados, apenas revestida por uma aparência constitucional democrática.

A ideia de uma Europa cuja Constituição seja a fonte do poder é um fantasma que ninguém mais se atreve a invocar.

Mas as instituições europeias só poderiam recuperar sua legitimidade por meio de uma Constituição válida.

Isso significa que ele considera a União Europeia uma entidade ilegal?

Não é ilegal, mas é ilegítimo.

A legalidade diz respeito às regras que regulam o exercício do poder; a legitimidade é o princípio que fundamenta essas regras.

Os tratados jurídicos certamente não são meramente formais; eles refletem uma realidade social.

É compreensível, portanto, que uma instituição sem constituição não possa desenvolver políticas genuínas e que cada Estado europeu continue a agir de acordo com seus próprios interesses egoístas. Hoje, isso significa, acima de tudo, interesses econômicos.

O mínimo denominador comum da unidade é atingido quando a Europa se apresenta como vassala dos Estados Unidos e participa de guerras que em nada respondem a um interesse comum, sem mencionar que contrariam a vontade dos cidadãos.

Vários dos países fundadores da União Europeia — como a Itália, com suas numerosas bases militares americanas — estão mais próximos de se tornarem protetorados do que estados soberanos.

Politicamente e militarmente, existe uma aliança atlântica, mas certamente não uma aliança europeia.

Portanto, você prefere esta União Europeia a um império latino cujo modo de vida os "alemães" teriam que se adaptar?

Não. Talvez eu tenha sido mais provocativo ao reviver o projeto de Alexandre Kojève de um "império latino".

Pelo menos na Idade Média, entendia-se que a unidade de diferentes sociedades políticas devia significar algo mais do que uma organização puramente política.

Naquela época, o vínculo da unidade era buscado no cristianismo.

Hoje acredito que essa legitimidade deve ser buscada na história da Europa e em suas tradições culturais.

Diferentemente dos asiáticos e dos americanos, para quem a história significa algo completamente diferente, os europeus sempre encontram sua verdade ao se envolverem com o passado.

Para nós, o passado significa não apenas uma herança e uma tradição cultural, mas uma condição antropológica fundamental.

Se ignorássemos nossa própria história, só poderíamos abordar o passado arqueologicamente. O passado seria um modo de vida estranho para nós.

A Europa mantém uma relação especial com as suas cidades, os seus tesouros artísticos e as suas paisagens. Essa é a verdadeira essência da Europa.

E aí reside a chance de sobrevivência deles.

Assim, a Europa é, acima de tudo, um modo de vida, uma consciência histórica da existência.

Sim. É por isso que insisti no meu artigo que devemos preservar incondicionalmente nossos diferentes modos de vida.

Ao bombardear cidades alemãs, os Aliados também sabiam que poderiam destruir a identidade alemã.

Da mesma forma, os especuladores estão destruindo a paisagem italiana hoje com concreto, rodovias e autoestradas.

Isso significa não apenas nos despojarmos de nossos bens materiais, mas também de nossa identidade histórica.

Deveria a União Europeia dar ênfase às diferenças em vez de buscar a harmonização?

Talvez não exista outro lugar no mundo, fora da Europa, onde se possa perceber uma variedade tão grande de culturas e estilos de vida, pelo menos nos seus momentos mais valiosos.

Na minha opinião, a política encontrou sua expressão há muito tempo na ideia do Império Romano e, mais tarde, no Sacro Império Romano.

No entanto, as características únicas dos povos sempre permaneceram intactas.

Não é fácil dizer o que poderá surgir em seu lugar hoje. Mas, com certeza, uma entidade política chamada Europa só pode surgir da consciência do seu passado.

É precisamente por essa razão que a crise atual me parece tão perigosa.

Antes de mais nada, devemos vislumbrar a unidade, tomando consciência de nossas diferenças.

No entanto, em todos os países europeus, as escolas e universidades estão sendo enfraquecidas e prejudicadas financeiramente, quando são precisamente as instituições que deveriam perpetuar nossa cultura e despertar um contato vivo entre o passado e o presente.

Esse enfraquecimento é acompanhado por uma crescente museificação do passado.

Vemos isso em muitas cidades que são transformadas em áreas históricas, onde seus habitantes são forçados a se sentirem como turistas em seu próprio mundo.

Será que essa museificação progressiva é o contraponto a um empobrecimento cada vez maior?

É evidente que não estamos apenas enfrentando problemas econômicos, mas a própria existência da Europa como um todo, a começar pela nossa relação com o passado.

O único lugar onde o passado pode viver é o presente.

E se o presente não mais perceber seu próprio passado como algo vivo, então universidades e museus se tornam um problema.

É evidente que existem forças atuando na Europa contemporânea que tentam manipular nossa identidade, rompendo o cordão umbilical que ainda nos liga ao nosso passado.

Uma seleção semanal de artigos sobre filosofia, literatura, arte, ciência e pensamento contemporâneo.

As diferenças tendem a se equilibrar.

No entanto, a Europa só poderá ser o nosso futuro se tivermos consciência de que esse futuro significa, acima de tudo, o nosso passado.

E esse passado está sendo liquidado.

Será que a crise que parece estar por toda parte é a expressão de todo um sistema de governo voltado para o nosso cotidiano?

O conceito de "crise" tornou-se, de fato, um slogan da política moderna e há muito tempo faz parte da normalidade em todas as áreas da vida social.

A própria palavra tem duas raízes semânticas: uma médica, referente ao desenvolvimento de uma doença, e outra teológica, ligada ao Juízo Final.

No entanto, ambos os significados sofreram uma transformação que os privou de sua relação com o tempo.

Na medicina antiga, a "crise" implicava um julgamento: o momento decisivo em que o médico determinava se o paciente sobreviveria ou morreria.

A compreensão atual da crise, por outro lado, refere-se a um estado duradouro.

Assim, a incerteza se estende indefinidamente para o futuro.

O mesmo se aplica ao sentido teológico: o Juízo Final era inseparável do fim dos tempos.

Hoje, porém, o julgamento está se afastando da ideia de resolução e sendo adiado repetidamente.

Assim, a possibilidade de tomar uma decisão torna-se cada vez menor, sendo substituída por um processo decisório interminável que nunca termina.

Isso significa que a crise da dívida, a crise das finanças públicas, a crise cambial e a crise da União Europeia nunca terão fim?

A crise atual tornou-se um instrumento de dominação.

Serve para legitimar decisões políticas e econômicas que, na verdade, privam os cidadãos de seus direitos e de qualquer possibilidade de decisão.

Na Itália isso é muito evidente.

Aqui, formou-se um governo em nome da crise e Berlusconi retornou ao poder, embora isso fosse fundamentalmente contrário à vontade dos eleitores.

Este governo é tão ilegítimo quanto a chamada Constituição Europeia.

Os cidadãos da Europa devem compreender que esta crise sem fim — tal como o estado de emergência — é incompatível com a democracia.

Que perspectivas restam para a Europa?

Devemos começar por restaurar o significado original da palavra "crise", entendida como um momento de julgamento e escolha.

Para a Europa, isso significa que não podemos adiar essa decisão indefinidamente.

Há muitos anos, um alto funcionário da Europa antiga, o filósofo Alexandre Kojève, argumentou que o Homo sapiens havia chegado ao fim da história e que restavam apenas duas possibilidades.

Uma delas era o estilo de vida americano , que Kojève entendia como uma forma de existência vegetativa pós-histórica.

A outra era o esnobismo japonês, que consistia em celebrar os rituais vazios da tradição, agora desprovidos de todo significado histórico.

No entanto, acredito que a Europa poderia criar uma alternativa: a de uma cultura que se mantenha humana e vital porque se engaja com a sua própria história e, ao fazê-lo, adquire nova vida.

Portanto, uma Europa entendida como uma cultura e não apenas como um espaço econômico poderia oferecer uma resposta à crise?

Por mais de duzentos anos, as energias humanas estiveram concentradas na economia.

Muitos indícios apontam que talvez tenha chegado a hora de o Homo sapiens reorganizar a atividade humana para além dessa única dimensão.

É precisamente nesta área que a velha Europa pode dar um contributo decisivo para o futuro.




_______________________
Entrevista com o filósofo Giorgio Agamben , originalmente publicada no jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung e posteriormente publicada em inglês pela Verso . Esta versão foi traduzida da versão em espanhol publicada pela Anaclet Pons em 19 de julho de 2013 .








Nenhum comentário