Lançamento: livro reúne textos e desenhos de crianças e adolescentes gaúchos [Editora Os Dez Melhores]

Lançamento: livro reúne textos e desenhos de crianças e adolescentes gaúchos

Incentivar a leitura e a produção literária entre crianças e adolescentes. Este é o objetivo central do Projeto Nascedouro, selo editorial mantido pela Editora Os Dez Melhores desde sua fundação, em outubro de 2013. De lá pra cá, dois livros já foram publicados: as coletâneas Conte um Conto Vol. I e Conte um Conto Vol. II, que juntas lançaram mais de 80 textos, de 80 crianças e adolescentes de Carazinho/RS e Sananduva/RS, respectivamente.
A editora oferece para escolas e ONG’s diferentes atividades dentro do Projeto Nascedouro, que incluem desde palestras e oficinas de redação criativa, até dias literários e a produção de um livro, contendo textos de alunos da instituição em questão.
E o próximo lançamento do Projeto Nascedouro já tem dia, hora e local para acontecer: será em 28 de novembro, a partir das 19h30min, em Sananduva/RS. A obra Jovens Escritores Brasileiros, organizada pela escritora Jana Lauxen e pela professora Reni Terezinha Duarte, reúne 18 textos de 21 alunos/autores, além de desenhos dos próprios estudantes da Escola Estadual Amélia Lenzi Raymundi.
Os textos, que tratam dos mais variados assuntos – indo desde Copa do Mundo até assassinos em série, passando ainda por vampiros, lobos e amores – foram produzidos em aula ministrada pela professora Reni, que, após a conclusão do trabalho, percebeu o forte potencial do material que tinha em mãos:
– Em 2013 a prô Reni entrou em contato comigo, contando que seus alunos haviam produzido livros, e me convidando para ir até a escola conhecer o trabalho. Fui e fiquei impressionada: a gurizada escreveu as histórias, criou as capas, elaborou os agradecimentos, as biografias dos autores. Tudo o que uma obra literária tem direito! Ali surgiu o embrião do livro que estamos lançando agora – conta Jana Lauxen, uma das organizadoras da coletânea e idealizadora do Projeto Nascedouro.

Além dos textos, livre criação dos alunos, a obra traz também desenhos feitos pelos estudantes, todos inspirados pelo tema “Literatura”. Já o projeto editorial do livro foi elaborado pela Charlotte Estúdio, empresa paulista especializada em design gráfico, sendo a ilustração de capa um belo trabalho do ilustrador Ebbios.
No entanto, engana-se quem pensa que o lançamento do livro Jovens Escritores Brasileiros será somente o lançamento de um livro. Haverá também apresentações de teatro, música, declamação de poesias e, claro, muita literatura. Tudo comandado pelos protagonistas desta noite: os jovens escritores que compõe a obra, e sem os quais este trabalho não teria sido possível.
Então, anote na agenda: dia 28 de novembro, sexta-feira, a partir das 19h30min, lançamento do livro Jovens Escritores Brasileiros em Sananduva/RS, na Casa da Cultura Prefeito Hilário Copatti (Rua 14 de Julho, 89) *.
Imperdível para todos que sabem a importância da literatura para a construção de um país melhor.

* Após o lançamento, a obra estará disponível para venda na livraria virtual da Editora Os Dez Melhores: www.editoraosdezmelhores.com.br/livraria

Revista Biografia

0 comentários: