Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Silvino dos Santos Potêncio - [Poeta Português]

A ÁRVORE DAS PATACAS

® “CATRAMONZELADAS” (123)...Rico, de facto, não é aquele que tem, mas aquele que dá. (João Paulo II) --- eu acrescento aqui que; aquele que dá tudo o que tem, não é obrigado a mais.(Silvino Potêncio - Emigrante Português )

São Paulo, lá pelos idos do inicio do século vinte (buscar para irmos à festa dos emigrantes), na Vila São José, foi o lugar onde o Ti Zé Augusto então com vinte e tantos anos foi parar, na sua condição de emigrante, vindo de lá de trás dos montes, tendo deixado por lá mulher e três filhos. (dois já eram uns "ganapotes" e um ainda estava na barriga da mãe - a minha querida avô da qual não tenho nenhumas lembranças). Ela foi-se bem antes que eu pudésse memorizar qualquer coisa dela, além do nome e da casa onde morou, onde criou os seus três filhos e muito ajudou no crescimento dos netos!... quantas saudades do marido lá longe no Brasil durante décadas. Quantos sonhos não realizados, em detrimento de um outro sonho maior, o de melhorar de vida, numa luta interminável que sempre se repete! ...

... Contava-se, então, lá pelas tantas da noite fria de inverno, com os seus intermináveis serões à volta da lareira, como só se tem nas terras altas, que o Brasil era uma terra de encanto!...

Era um lugar onde as pessoas que para lá iam, sempre voltavam ricas e com mil histórias para contar; o importante eram as pratas e os cabedais que chocalhavam no bolso dos "torna-viagem" por falta de outros termos da época para designar quem retornava às origens.

- Adjectivos e predicados mil, para tudo que aqui existia... tudo de bom e abundante! Nada se comparava à miserável vidinha do nordeste português onde, lá como cá a plebe se destaca da paisagem. - O nordeste de lá nada ficava a dever ao de cá... já naquele tempo e, pelo visto a história se repete ciclicamente ao longo dos séculos.

Posto que naquele tempo ainda existia a tal "carta de chamada", o meu avô lá arranjou uma para ele, e assim ele veio ao encontro do seu destino. - Por cá ficou cerca de quarenta anos, e só voltou quando sentiu a hora de repousar.

- Pelo que escutei anos depois, muitos anos depois da sua morte, e depois de mais ninguém da familia jamais ter ido ao Brasil na perseguição do mesmo sonho, ele não encontrou as tais "árvores" que davam as patacas mas, ele trabalhava nelas, nas árvores!, ele fazia os cavacos para carregar nas locomotivas, os quais eram depois utilizados para queimar nas fornalhas que alimentavam a caldeira a vapor, etc e tal e coisa...

Lá da aldeia já tinham vindo para este lado das "grandes águas", às vezes, familias inteiras e a vã promessa na mente dessas gentes se repetia e se traduzia sempre em termos de crença popular; era que por aqui existiam as tais "árvores das patacas".

- E por certo o meu velho Avô (que Deus o tenha) não fugiu à regra!, ele veio mesmo atrás de encontrar as tais ditas cujas, a ver se conseguia melhorar de vida e voltar à santa terrinha como na verdade o fez, porém com apenas uma mala de mão, que pelo que me contaram talvez fosse apenas a tal mala de cartão que tão bem simboliza a nossa condição...

- Foram quarenta e tal anos de ausência.

- Foram décadas de sacrificios e trabalhos forçados, que o obrigaram a voltar a Caravelas já com bem pouca saúde, talvez com umas bem poucas patacas no bolso, ganhas com muito esforço para comprar lá umas terras, onde ainda hoje os meus irmãos plantam algumas couvitas, umas batatas e lá fizeram as suas casas, e nada mais!

Três coisas me disseram ser absolutamente indispensáveis para qualquer ser humano se poder considerar plenamente realizado;

- plantar uma árvore que dê fruto!... isso eu fiz ainda pequeno, lá na horta do vale das chouras, cujas maçãs ela as deu mas eu jamais as provei porque nunca estive lá para as comer.

- escrever um livro onde fiquem de alguma forma gravadas as ideias e o sonho de eterna lembrança!... isso eu já fiz e ainda faço porque cada novo dia é uma nova página a acrescentar.

- fazer um filho que nos dê a felicidade de saber que a nossa semente não voltará à terra e morrer antes de ter germinado sangue do nosso sangue!,... isso eu também já fiz três!, e eles são as minhas árvores mais adoradas. Arvores que embora não tenham "patacas" elas me dão a maior riqueza que podemos esperar da vida; amor!...

Silvino Potêncio/Natal-Brasil –

(in: ®“CATRAMONZELADAS” , às vezes, são reproduzidas no sitio:  http://osnizcaros.blog.pt/  ) - Bem hajam por nos visitarem lá!...


<< Desci correndo através dos anos...>> (5)


Desci correndo através dos anos,

Ressuscitei de novo no mundo.

De novo achei tudo imundo;

Parece qu’inda há por cá tantos danos,

Que a todos torna corruptos,

Causados por homens solutos.



Meu corpo não tem metacentro,

Minha existência é flutuante.

Sou romeiro de alma errante,

Vogando por nuvens adentro...



O povo vem para o “pasmatório”!...

Para ver naves e discos voadores.

- Logo de manhã pelos alvores,

Acordar!... é tema obrigatório.

Princípios morais é suicida,

Fraqueja quem deles faz vida...


(in: “EU, O PENSAMENTO, E A RIMA!...”)

Silvino Potêncio
Todos os direitos autorais reservados ao autor.

3 comentários

Anônimo disse...

Do Autor: A palavra Catramonzeladas é oriunda da palavra tremonzela, um instrumento agricola utilizado para atracar os animais às alfaias para o preparo da terra. Trata-se de instrumento rudimentar onde o efeito conta mais do que a causa e na literatura nós buscamos causar mais o efeito aliterado, do que justificar a sua origem.
Textos desta natureza estão publicados no livro "Crônicas da Emigração - Catramonzeladas Literárias" (em construção permanente)
Abraço!
Silvino Potêncio

Anônimo disse...

hello espectacular página , apreciei mesmo muito, secalhar poderiamos tornar-nos amigos de blog :) lol!
Tirando as piadas o meu nome é Andrei, e assim como tu escrevo na internet se bem que o fofo da minha página é bastante diferente deste....
Eu faço páginas de poker que falam de dinheiro grátis para jogar poker sem arriscares do teu bolso......
Adorei bastante aquilo vi escrito!

Anônimo disse...

Boas ponderante blogue , adorei mesmo muito, talvez poderiamos fcar blog palls :) lol!
Tirando as brincadeiras sou o Andrei, e como tu publico na internet se bem que o tema principal da minha página é muito diferente de este....
Eu estudo sites de poker que falam de bónus grátis sem arriscares o teu cash......
Gostei muito o que li aqui!