Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Clóvis Rezende Matos [Historiador, Produtor Cultural Brasileiro]

Clóvis Rezende Matos - De São Gonçalo Do Abaeté, Minas Gerais, nasceu a 10 de Maio de 1955, historiador, produtor cultural e criador do Projeto Inclusão Literária e, como ele mesmo diz:  "sempre de bem com a vida, qualquer que seja a situação."

Foi Presidente da Fundação Cultural, hoje, Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso no período de 1990-1991 e hoje, além do projeto que desenvolve, também é funcionário da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT).

Com o desejo de levar para a sociedade, um pouco mais de leitura e cultura para o desenvolvimento do saber de crianças, jovens e adultos, elaborou e desenvolve o Projeto Inclusão Literária que atua nas ruas, vilas e comunidades rurais, periferias, escolas, assentamentos, quilombolas, shoppings, feiras livres da capital e interior, contribuindo para o acesso gratuito à leitura de livros, revista, jornais, além das atividades lúdicas como teatro e música.


Surgiu em 2005 pelo historiador e produtor cultural Clóvis Rezende Matos, com o desejo de levar para a sociedade, um pouco mais de leitura e cultura para o desenvolvimento do saber de crianças, jovens e adultos.

O Projeto Inclusão Literária atua nas ruas, vilas e comunidades rurais, periferias, escolas, assentamentos, quilombolas, shoppings, feiras livres da capital e interior. Nestes lugares o projeto sempre tem contribuído com o acesso gratuito a leitura de livros, revista, jornais, além das atividades lúdicas do teatro e da música.

O foco está nos jovem, estudantes ou não, professores, em especial os de literatura, com o intuito de despertar as várias formas de se ver o livro, por meio de discussões, interpretações de textos, oficinas de redação, noções básicas de como se faz um livro, desde o pensamento do autor até a sua impressão, inclusive com palestras de escritores, editores e livreiros. Os pontos de leitura constam de uma pequena biblioteca (baú mágico) para acesso de todos.


O Livro no Ponto, que tem como objetivo disponibilizar nos pontos de ônibus livros, revistas, gibis e jornais, que ficarão expostos permanentemente por meio de bolsões plásticos abertos e de livre acesso para quem quiser ler.

Este projeto vem ao encontro das pessoas que dependem do transporte coletivo e durante a espera, poderão aproveitar o tempo para lerem e buscarem conhecimento e informação.


As ações são continuadas e, onde é estabelecido um primeiro contato, uma série de  atividades são desenvolvidas, transformando aquele espaço em um ponto de leitura do Inclusão Literária, tendo, assim, assistência permanente para troca de livros e inserção de novos integrantes aos programas.


Utilizando modernos métodos de comunicação e interrelacionamento humano, tendo as artes como meio de aproximação e comunicação, o teatro, a música, os contadores de histórias, feiras de livros e oficinas de produção de vídeo, se transformam em ferramentas, instrumentos de incentivo e iniciação à leitura.


O Projeto "Inclusão Literária" atua nos seguintos pontos:

*Ala infantil do Hospital do Câncer;
*Associação São Judas Tadeu;
*Casa Transitória Irmã Dulce;
*Escola Municipal Rural da Comunidade João Carro ( Manso em Chapada dos Guimarães );
*Ruas,  praças e estacionamento da UFMT – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO;
*Escolas rurais de Varginha (Município de  Santo Antonio de Leverger);
*Escola Rural da Comunidade de Rio dos Peixes  - Cuiabá-MT;
*Escola Rural do Distrito de Aguaçú  - Cuiabá-MT;
*Borracharia do Jardim universitário - Cuiabá - MT.

HOSPITAL JULIO MULLER - CUIABÁ-MT


NASCE MAIS UMA BIBLIOTECA LIVRE DO INCLUSÃO LITERÁRIA. NA BORRACHARIA DO BORRACHA - JARDIM UNIVERSITÁRIO - CUIABÁ- MT.





O Inclusão Literária está indo para as ruas levando livros e ajudando a lê-los.

As pessoas que quiserem e puderem colaborar devem enviar os livros para o endereço:

Rua Projetada 11, Quadra 15, Casa 07, Jardim Universitário,
78.075-540,
Cuiabá, Mato Grosso.
Os telefones para contatos são: (65) 3663-3846, 8135-1176 e 3613-9209.

Se as doações forem de Cuiabá ou Várzea Grande, "é só ligar, ou enviar e-mail para: inclusao.literaria@hotmail.com, que eu busco”, afirma Clovis.


Furiosa: Nome carinhoso da caminhonete F75 utilizada por Clóvis para o transporte do material do Inclusão Literária.






"As letras só têm sentido quando entendidas. E para entendê-las é preciso saber ler de verdade".
(Clóvis Matos)








Clóvis Matos e o Natal Cuiabano:


Os dias que antecedem o Natal ele costuma ser visto em horário integral num dos shoppings da cidade, com sua barba branca e sua roupa vermelha, alegrando a criançada. No resto do ano ele está envolvido em projetos e atividades culturais variadas.

Mais informações no blog: Inclusão Literária


Vídeo: Uma iniciativa da Fácil Consultoria - Empresa Jr. da UFMT, em parceria com o Projeto Inclusão Literária para contrapor o trote violento na Universidade com o desenvolvimento de ações sociais.





Fontes:



Clóvis Rezende Matos
Todos os direitos autorais reservados ao autor.

6 comentários

Mirian Marclay disse...

Uma pessoa a quem passei a admirar e respeitar pela integridade, inteligência, generosidade.

Ivana disse...

eu tive o prazer a honra de trabalhar com Clovis, e conhecer o ser humano admiravel que é, e como ele mesmo diz, "sempre de bem com a vida em qq situação", so poderia ser o sucesso que é, que seu projeto seja um gde sucesso, bjus amigo.

Celito Medeiros disse...

Foi uma imensa satisfação, aqui de Curitiba, saber da beleza de trabalho de Clovis Rezende Matos. Além de estar de bem com a vida, proporciona também o caminho para que muitas pessoas consigam isto, através do conhecimento na leitura. Sei que é um trabalho meticuloso, coordenar, receber, limpar os livros e os distribuir. Só pessoas generosas tornam grande os pequenos atos.
Parabéns Cuiabá, obrigado Clóvis e a todos os colaboradores e divulgadores do Projeto.
Saudações Culturais -
Celito Medeiros
(Embaixador Universal da Paz)
Genève Embassy - Suisse

Anônimo disse...

Aplausos, Clóvis, aplausos! São por atos generosos, como o seu, que tenho esperança de belos amanhãs. Abraço.

Clovis Matos disse...

A todos, sem distinção, meu muito obrigado, pelos elogios, mas, principalmente pelo reconhecimento e parceria.

São ações, como as de vocês, que me dão forças pra continuar, mesmo a enfrentando a falta de recursos financeiros e o não entendimento de instituições, com as quais convivo diariamente, de que é urgente e necessário priorizar o incentivo à leitura.

Beijos a todos.

Ricardo Santiago Santos disse...

Parabéns pela iniciativa, Clóvis. Acredito que a leitura seja a base do desenvolvimento social e humano, imprescindível para o avanço do nosso país e planeta. São ações como essa que realmente contribuem a curto, médio e principalmente longo prazo, introduzindo jovens aos mundos sem fronteiras dos livros. Quem lê pensa e questiona mais, e se torna um cidadão mais consciente e dono de si. Novamente, parabéns!