Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Alexa Meade [Artista Plástica Americana]

Alexa Meade (Alexandra S. Meade, nascido em 3 de Setembro de 1986) é uma artista americana .
À primeira vista, os trabalhos de Alexa Meade parecem quadros expressionistas. 
Mas olhe com mais atenção e perceba: trata-se de muito mais do que isso, pois são instalações bem tridimensionais. 
Quando olhamos pela primeira vez, não percebemos. Parecem-nos quadros expressionistas bem pintados. Mas olhe com mais atenção, especialmente para os olhos: é praticamente a única coisa no ser humano que não pode ser camuflada. 
Alexa Meade descobriu uma nova forma de fazer arte, indo além do bodypainting. 
Ela faz instalações, adaptando os objectos à sua forma de ver o mundo. 
Meade adapta o real ao seu mundo, usando uma técnica própria que faz com que a realidade pareça uma figura bidimensional e criando uma ilusão até para o espectador mais atento. "Trompe l'oeil" é o nome da colecção destes trabalhos onde usa tinta acrílica e leva ao extremo o lema "a arte imita a vida", já que o faz em cima da própria vida. 
Como se construísse uma máscara em cima dos objectos sobre os quais trabalha, mantendo o seu âmago, sem o danificar. 


 
Alexa Meade tem  26 anos e, ao contrário do que possa parecer, a carreira artística nem sempre lhe foi óbvia. Proveniente de Washington D.C., licenciou-se em Ciência Política e já estagiou no Capitólio por várias vezes, sendo que em 2008 fez parte da equipe de imprensa da campanha de Barack Obama. Só há menos de um ano, quando terminou de estudar, é que se decidiu pela sua paixão artistica, trazendo da política a ideia de que as experiências não são verdades absolutas e, por isso, nunca são interpretadas da mesma forma: ver não significa necessariamente acreditar.




"Os modelos que utilizo são transformados em personificações da interpertação do artista da sua essência. Quando vemos uma fotografia ou vemos a instalação pronta, as pessoas que estão por trás do trabalho desaparecem, eclipsadas pelas suas próprias máscaras".
É por estas palavras que Alexa Meade descreve o seu trabalho, revelando como nos proporciona uma mudança na forma como vivemos as relações espaciais e, por consequência, emocionais.




Ela usa tinta, mas nada de tela. Sua superfície de trabalho é o corpo das pessoas! Sim, ela faz “live painting”, ou pintura viva. Invertendo a técnica clássica de pintura “Trompe L’Oeil”, que cria um efeito de 3D na tela plana, ela pinta o corpo e as roupas de seus modelos com tinta acrílica e monta o fundo também pintando os objetos e fotografa, fazendo parecer que a realidade em três dimensões é uma tela em duas dimensões.
 





Suas obras são ao mesmo tempo as instalações 3D, temporárias, que ela monta para as exposições, e as fotografias 2D. O mais impressionante é que ela nunca tinha pintado antes, em telas convencionais. Sua primeira pintura teve o namorado como modelo, no porão da casa dos pais, em 2008, enquanto ela trabalhava na campanha de Obama. “Eu não precisei pensar em pintura como aquela coisa na tela, porque eu nunca tive nenhuma prática fazendo aquilo. Eu vi a tinta como algo que poderia ser usado no espaço, não apenas numa superfície plana”.
















Fonte:

Alexa Meade
Todos os direitos autorais reservados a autora. 

Um comentário

Unknown disse...

Simplesmente fantástico!!!!