Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Jefferson Cortinove [ Professor e Artista Plástico,Designer Gráfico Brasileiro]

Jefferson Cortinove é Designer gráfico e Prof. Universitário, graduado em Educação Artística pela Unesp e Mestre em Comunicação pela Universidade de Marília. Premiado em diversos salões de arte, publicou em 2008 o livro Abre Aspas de Poesia Visual e em 2010 na Revista Café Espacial. Trabalha com Design de Tipos, design digital e design editorial.
Jefferson Cortinove é artista plástico e professor e desde criança o que mais lhe encanta são os barcos. “Eu nasci no interior, mas sempre que ia à praia ficava um bom tempo olhando o mar, vendo os barcos. É algo que gosto muito”, diz.
Na década de 1990, Jefferson viu uma exposição de barcos e então resolveu aprender a construir os mesmos em miniaturas. “Eu sou muito detalhista para fazer um trabalho desse tipo, então procurei me especializar e fazer o melhor”,  conta.


Cada parte do barco que ia ficando pronta era um desafio. “Em 1999 eu construí um barco com rádio controlado, daqueles que se movem, mas foi em 2003 que realmente fiz um barco em miniatura, pois comprei um manual técnico e segui a risca”, ressalta.



O trabalho leva cerca de 3 meses para ficar pronto, mas exige precisão e cuidado. Jefferson conta que a parte que ele mais gosta é construir o casco. “São pequenas e finas lâminas de madeira, chamadas ripas que devem ser postas e sobrepostas umas às outras. E quando fica pronto, é muito bonito de se ver”, afirma.


Os detalhes dos barcos que Jefferson constrói são impressionantes: vai desde a miniatura de um canhão, até a mesa da cozinha que fica dentro do barco ao fogão à lenha passando pelo sino. “São os detalhes que fazem a diferença”, esclarece.
E fazem mesmo porque a cada olhar, o barco em miniatura traz algo de novo, de diferente e surpreendente. “Desde criança eu gostava de barcos, piratas e filmes que retratassem o mar e as naus, acho que é por isso que deu tão certo para realizar esses projetos em escala menor”.
Jefferson participa de uma competição on line de regatas e é tri-campeão brasileiro na categoria em que compete. “Eu acho extremamente divertido porque conhecemos pessoas de todos os cantos do país além de aprender um pouco mais sobre barcos e navegação”.



Em setembro, Jefferson participou do 5° Encontro Caipira de Vela, o que para o artista também foi uma experiência emocionante. “Eu adorei porque conheci vários tipos de barcos e pessoas que também se interessam pelo assunto”.
O artista tem sete barcos prontos e um em andamento. “Para mim é um prazer construir barcos e ao mesmo tempo, uma forma de encontrar comigo mesmo”, afirma.
Próxima parada: percorrer o mundo de barco. “Seria muito bom mesmo, a realização de um sonho”, afirma.



ABRE ASPAS


J. Cortinove

96 páginas
Poesia Visual
ISBN 85-99728-33-8
Canal6 Editora - Bauru - 2008


“ESCREVER UM POEMA É COMO CONVERSAR CONSIGO MESMO E PERMITIR QUE OUTROS OUÇAM A CONVERSA”.

O que nos descortina as páginas deste livro?
Palavras doces como o vinho. Palavras que nos remetem ao frio e a solidão do inverno; palavras que nos fazem esperar pelo próximo poema!
Parece que Cort9 quer dividir conosco o desejo por liberdade que invade todo artista/poeta; uma utopia talvez, pois este desejo é o alimento da poesia. É como um Bluesman que encontra seus versos e refrões na dor de ser...ou de não ser. Isto é só uma questão.
Aqui encontraremos palavras de uma concretude suave que duram tanto quanto nossos desejos, que se findam com nosso último suspiro, e renascem na boca de quem pôde “ouvir/ver/sentir” esta sua conversa interior.
Como um Pablo Picasso, decompõe e reconstroe, de letra em letra, palavras que antes de serem ouvidas, brotam para ser vistas. Uma alegria para nossos olhos que se ressentiam do que era privilégio dos ouvidos. Nestas páginas chovem palavras que ficam presas a nossa memória; chove o céu, chora o mar.
Suaves e magníficas surpresas aguardam os que por estas páginas se aventuram; irão satisfazer-se com o mesmo prazer contido na primeira caneca de vinho que aguarda os marujos que retornam do mar, guiados pela coragem e pelo desejo. Mas desejo de que?
De vinho,
De poesia,
Ou de virtude.
Como achardes melhor.
Contanto que vos embriagueis!

Professor Reginaldo
Antes de tudo um amigo.



DONWLOAD: abre_aspas.pdf















Fotos: Alexandre Lourenção
Informações: http://www.cort9.com/index.php

Fontes: 



Jefferson Cortinove
Todos os direitos autorais reservados ao autor.

Um comentário

Unknown disse...

Que trabalho maravilhoso! Como faço para conseguir entrar em contato com esse artista. Estou procurando por alguma coisa na linha para um evento.