Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Celso Sisto [Ator, Ilustrador, Contador de histórias, Arte- Educador, Crítico de Literatura infantl e Juvenil e Escritor Brasileiro]

Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, crítico de literatura infantil e juvenil, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e responsável pela formação de inúmeros grupos de contadores de histórias espalhados pelo país. 
Tem 60 livros publicados para crianças e jovens e já recebeu vários prêmios pela qualidade de sua obra, dentre eles o prêmio de autor revelação (FNLIJ, 1994), ilustrador revelação (FNLIJ, 1999), melhor livro infantil (Açorianos, 2011) e livro do ano (Açorianos, 2011).
Livros Infantis
Narrativas


1994 - Ver-de-ver-meu-pai, com ilustrações de Roger Mello. Editora Nova Fronteira.

1995 - Assim é fogo!, com ilustrações de Ivan Zigg. Editora Nova Fronteira.

1995 - Beijo de sol, com ilustrações de Marilda Castanha. Editora Ediouro.

1996 - Mas eu não sou lobisomem!, com ilustrações de Denise Rochael. Editora Lê.

1997 - O dono da voz, com ilustrações de Mariana Massarani. Editora Dimensão.

1997 - O encantador de serpentes, com ilustrações de Nelson Cruz. Editora Dimensão.

1997 - Porque na casa não tinha chão?, com ilustrações de Lula. Editora Dimensão.

1997 - O pequeno cantador, com ilustrações de Roger Mello. Editora Dimensão.

1997 - Quase que nem em flor, com ilustrações de Graça Lima. Editora Dimensão.

1998 - Anjo de papel, com ilustrações de Graça Lima. Editora Módulo.

1999 - Francisco Gabiroba Tabajara Tupã, com ilustrações do autor. Editora EDC

2000 - A noiva do diabo, com ilustrações do autor. Editora Grifos.

2000 - Vó que faz poema, com ilustrações do autor. Editora Santa Clara.

2005 - Ora, Pitombas!, com ilustrações do autor. Editora WS.

2005 - Eles que não se amavam!, com ilustrações de André Neves.Editora Nova Fronteira.

2006 - Angelina, com ilustrações do autor. Editora Larousse do Brasil.

2006 - Ururau, praga e pica-pau, com ilustrações de Graça Lima. Editora Scipione

2007 - Lebre que é lebre não mia, com ilustrações do autor. Editora Larousse.

2007 - Mundaréu, com ilustrações de Rosinha Campos. Editora Paulus.

2007 - Mãe África: mitos, lendas, fábulas e contos, com ilustrações do autor. [[Editora Paulus.

2007 - Histórias das terras daqui e de lá: humor, com ilustrações de Andréia Resende. Editora Zeus.

2008 - Cruz-credo!, com ilustrações do autor. Editora Larousse

Poesia

2005 - Emburrado!, com ilustrações de Suppa. Editora Paulus.

Livro de imagem

2007 - Cavaleiro andante, com ilustrações do autor. Editora Paulus.

Livros juvenis
Narrativas

1997 - Enquanto eles dormem, com ilustrações de Graça Lima. Editora Dimensão.

2005 - O cocô do cavalo do bandido, com ilustrações de André Neves. Editora WS.

Poesia

1998 - Amor meu grande amor, com ilustrações de Marcelo Martins e Teresa Cristina Amiran. Editora Módulo.

Livros para adultos
Ensaios

2001 - Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias, Argos
2005 - Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias (2ª edição), Positivo.
2005 - O que é qualidade em literatura infantil e juvenil: com a palavra o escritor (vários autores). Editora DCL.

Publicação virtual
Ensaios

2008 - Em que terra estão pelados os meninos quando o herói está desnudo?! – Revista Letrônica, revista on line do programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS.


Livros
















































Espetáculos de Contação de Histórias

EVOLARE Espetáculo de Narração de Histórias (ADULTO)
Roteiro e Direção: Celso Sisto
Contador: Celso Sisto
Tempo de duração: em torno de 50 minutos
 

CARACARÁ, QUE BICHO QUE DÁ!
Espetáculo de Narração de Histórias (INFANTIL)
Roteiro e Direção: Celso Sisto
Contador: Celso Sisto
Tempo de duração: em torno de 50 minutos


TEMPORA MUTANTUR
Espetáculo de Narração de Histórias (PARA ADULTOS)
Contador: Celso Sisto
Tempo de duração: em torno de 50 minutos



O amor está no ar
Celso Sisto



LAGO, Angela. Psiquê. Ilustrações da autora. São Paulo, Cosac Naify, 2009. 56p.


Todas as coisas no mundo deveriam girar em torno do amor e ele é que deveria mover as pessoas. Mesmo que se dê outro nome para isso: amizade, fraternidade, solidariedade, cumplicidade, paternidade, etc...


Neste livro, Psiquê, a princesa mais linda do mundo, desperta o ciúme de Afrodite, a deusa da beleza. Para vingar-se, Afrodite convoca o filho Eros, considerado o mais terrível dos seres. A princesa deveria se apaixonar por ele, mas acontece exatamente o contrário. Por ordem do destino, Psiquê deve casar-se com um monstro: “uma fera que voa, queima e fere”. A princesa é deixada à beira do abismo, conforme havia sido exigido. Mas o vento a conduz a um castelo e finalmente ao marido. Ele viria todas as noites e partiria antes do amanhecer. Mas ela não poderia vê-lo, era a ordem. Instigada pelas irmãs invejosas, Psiquê decide comprovar se o marido é mesmo um monstro. Ao tentar ver seu rosto, descobre que ele é Eros, o deus do amor, mas acaba ferindo-o gravemente, ao deixar cair nele, uma gota do azeite da lamparina. Afrodite, a partir daí, esconde o filho machucado, e Psiquê é obrigada a vagar quase sem cessar pelo mundo, cumprindo penosas penas, para tê-lo de volta.

O mito grego é famoso e bastante conhecido. Mas aqui, está direcionado para o público infanto-juvenil e é contado de forma potente, elegante e enxuta.  O mito ganha ares de contos de fadas, e é possível reconhecer nele “episódios” que vão aparecer também em histórias famosas, o que prova que os contos da tradição oral atravessam espaços e tempos e mantêm uma intercomunicação ainda misteriosa! A autora presenteia o leitor, logo na abertura, com seu bom augúrio: “esta história é de encantamento. Traz vida longa e boa sorte a todos que a escutam ou a lêem”. Um oráculo, um convite, uma provocação.

Nesta história tudo é superlativo: a mais bonita, o mais terrível, a grande ferida, a busca sem fim. Por isso, talvez o texto seja sintético, com blocos pequenos, com frases curtas, com imagens apenas intuídas.

A grande aventura de Psiquê, certamente transforma-a em heroína (na mitologoia grega os homens eram os heróis!), fazendo-a realizar tarefas quase impossíveis, embora a curiosidade e a vaidade quase a derrotem.

Uma das grandes atrações do livro é o jogo de luz e sombra que ele propõe. As ilustrações são feitas em fundo preto, o texto aparece sempre em fundo branco. Os personagens só são vistos através de suas sombras e a caneta eletrônica da ilustradora, com suas micro pinceladas rápidas, com seus tracejados e pontilhismos cria imagens (impressionistas) delicadas, mágicas, impactantes.

A autora do texto, que é também a ilustradora, acaba por confessar, na página final, que tudo o que ela fizer (o escrever e o desenhar) será sempre conseqüência do espantoso céu cheio de estrelas, visto por ela lá na infância. Este livro é isto: um céu negro, esparramado de estrelas, mas salpicado também pela luz da lua, do dia que nasce, dos olhos, do amor.



Delícia de vingança!



BALLESTEROS, Xosé. Tio Lobo. Ilustrações de Roger Olmos. Tradução de Thais Rimkus. São Paulo, Callis, 2008. 36p.

Para contrariar o modismo dos finais cor-de-rosa, esse livro existe! Para provar que uma história infantil não é cartilha pedagógica, esse livro existe! Para satisfazer aos lados “escuros” que todo ser humano tem, inclusive as crianças, esse livro existe. Afinal, melhor depurar os maus sentimentos no plano da fantasia, do que na realidade!

A menina Carmela, gulosa que só ela, depois de dormir no banheiro da escola para fugir da tarefa, e perder os bolinhos que a professora havia trazido para quando acabassem os deveres, volta pra casa chorando e sem ter experimentado um só doce. Para consolá-la, a mãe promete fritar uns “bolinhos de fazer lamber os dedos”. Mas, como não tinham frigideira, manda Carmela à casa de Tio Lobo, pedir uma emprestada. Depois de fazê-la esperar um longo tempo, Tio Lobo entrega o objeto, mas pede em troca, uma dúzia de bolinhos, um pão de milho e uma garrafa de vinho. Quando Carmela vai devolver a frigideira, não resiste à própria gula, come e bebe tudo, e para não ficar em apuros, substitui os quitutes por outras coisas, que acabam enfurecendo Tio Lobo. Ele promete comer a menina naquela mesma noite. Será?

O livro é muito bom! Nada sobra, nada falta. O texto flui como água de rio. As imagens são impactantes e instigantes. E tudo é tão modulado, que quando acaba, o leitor é capaz de achar que foi rápido demais! Melhor assim!

De fato, o conto tradicional de Chapeuzinho Vermelho, é aqui reaproveitado pelo autor, associado a algumas outras brincadeiras infantis – como aquela “Enquanto seu lobo não vem” – e a outras histórias com lobo – como a dos Três Porquinhos, por exemplo – para compor um novo enredo.

Há muito diálogo no livro, o que flexibiliza a história. Histórias muito descritivas ou narrativas, em geral acabam se esquecendo do discurso na primeira pessoa. Diálogo equilibra o livro (eu poderia dizer “corporifica o livro!).

E para fugir do final esperado, a história aproxima-se mais da versão de Charles Perrault do que do registro dos Irmãos Grimm. Esse é o grande trunfo do autor. Claro que os defensores do “politicamente correto” vão torcer o nariz. Mas a punição, seja da gula ou da mentira, acontece de modo surpreendente. E ponto!

As ilustrações de Roger Olmos são também uma grande soma no livro. Ele usa cores fortes, tinta nanquim, tinta acrílica, um traço beirando ao caricatural, texturas que lembram pátinas e uma criatividade enorme. Os cortes que faz nas cenas, os ângulos com que apresenta as situações, a exploração de ações simultâneas e o movimento que imprime aos gestos são recursos modernos da ilustração, que encantam.

O original é galego e foi publicado em 2000. Em 2003 saiu em Portugal e só em 2008 chegou ao Brasil. Pergunta latente: por que os bons livros demoram tanto para chegar ao mercado editorial brasileiro?

Contato
Fone: 51-9714-7761
Email: csisto@hotmail.com

Site:
http://www.celsosisto.com/

Blogs
http://celsosisto.blogspot.com/
http://ceudebelerofonte.blogspot.com



Celso Sisto
Todos os direitos autorais reservados ao autor.

Nenhum comentário