Exposição artístico-literária “Veias Abertas X2” acontece durante a Flip [Revista Biografia]
“As veias abertas da América Latina” narra e evidencia as atitudes abusivas do processo colonizador que, conforme Eduardo Galeano, tem levado a América Latina a permanecer na retaguarda do desenvolvimento econômico e social. O livro, publicado pela primeira vez em 1970, vendeu milhares de exemplares em todo o mundo e foi proibido por sua denúncia clara e direita das ditaduras militares na Argentina, Brasil, Chile e Uruguay.
A exposição retrata 14 reproduções gráficas de dois jovens artistas, um argentino e um brasileiro que, sem se conhecerem, sentiram a injustiça de uma história em comum, ao ler o livro.
O artista argentino Leandro M. Ferrariz e o artista brasileiro Jorge Zugliani conseguem plasmar o humanismo e a solidariedade que emanam da obra literária do Mestre Galeano. Em suas criações, utilizam técnicas mistas em pintura e uso de novas tecnologias em artes digitais. O trabalho de ambos, realizado individualmente, apresenta semelhanças em suas releituras, ao apontar afinidades na percepção, para além de raças, línguas ou fronteiras.
A exposição poderá ser visitada no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), localizado na Praça da Matriz de Paraty, entre os dias 29 de junho e 07 de julho de 2013, das 09h às 22h. A abertura oficial será no dia 29 de julho às 18h.
A exposição é uma produção cultural da Forevents, produtora criativa e focada na concepção e execução de projetos artísticos, sociais e corporativos na cidade de Paraty.
O evento é uma iniciativa sem fins lucrativos, viabilizada devido ao empenho de amigos e parceiros, que acreditam na proposta de arte colaborativa, em detrimento do lucro em si. Assim sendo, a produtora agradece aos companheiros Eduardo Galeano, Manel Vidal, Leonardo Eá Apsu, Sol Mítica, Elena Navarro, Elisa Pereira, Joyce Santi, Danilo Medeji, Lila Araújo, George Sander, Galiléia Leão e André Brazzola.
Gratidão e felicitações,
Karma Boada. Curadora independente – Forevents
“La historia es un profeta con la mirada vuelta hacia atrás: por lo que fue, y contra lo que fue, anuncia lo que será.” Eduardo Galeano.
http://www.paratyonline.com/
Revista Biografia
Nenhum comentário
Postar um comentário