Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Rock IN Rio [Laila Perdigão]

Rock IN Rio

A dois dias da abertura oficial do Rock in Rio 2013, a Cidade do Rock, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na última segunda feira abriu suas portas para um teste. Imprensa e alguns convidados tiveram a oportunidade de caminhar tranquilamente pelo espaço de 150.000 metros quadrados, que receberá cerca de 85.000 pessoas por dia (na edição anterior foram 100.000). "Reduzimos o público para que o ambiente fique mais confortável. Fizemos também algumas modificações nos pontos de alimentação para diminuir as filas", disse Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio.

Serão cinco palcos nesta edição – Palco Mundo, Palco Sunset, Eletrônica, Rock Street e Street Dance. O Palco Mundo fica diante da entrada principal. À esquerda fica a entrada para a tirolesa, uma parede de escalada, a roda gigante e a Rock Street - que este ano faz uma homenagem à Grã-Bretanha. Ao fundo avista-se a Pista Eletrônica, que abre às 22h30. Estão à direita o Palco Street Dance, o Sunset e a montanha-russa. Todos os brinquedos funcionarão das 14 horas às 3 horas da madrugada seguinte, além de diversas atividades preparadas pelos patrocinadores do evento.

Os portões serão abertos às 14 horas em cada um dos dias de evento (13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro). A partir desse horário, a Rock Street e o Palco Street Dance, estreante este ano, começam suas apresentações. O Palco Sunset abre sua programação a partir das 14h40, com shows intercalados com os do Palco Mundo, que no primeiro dia abre às 17 horas, e nos demais, às 18h30. Serão treze horas de programação ininterrupta.
A seguir a programação dos sete dias de eventos

Sexta, dia 13 de setembro

Para abrir o Rock in Rio 2013, a produção preferiu um line-up mais voltado para o pop. No Palco Mundo, a diva Beyoncé é a headliner. Antes, será a vez de David Guetta e Ivete Sangalo e para começar o dia, uma homenagem a Cazuza. No Palco Sunset é a vez de Living Colour + Angélique Kidjo; Maria Rita + convidado; Vintage Trouble + Jesuton; Flávio Renegado + Orelha Negra.

Sábado, dia 14 de setembro

No dia 14, o Palco Mundo já tem suas apresentações fechadas. Com uma pegada mais pop/rock, as atrações principais do segundo dia de festival são Capital Inicial, Thirty Seconds To Mars, Florence and The Machine e Muse é a banda headliner. No Palco Sunset toca The Offspring; Viva Raul Seixas com Detonautas + Zeca Baleiro + Zélia Duncan; Marky Ramone + Michael Graves; e BNegão + Autoramas.

Domingo, dia 15 de setembro

Justin Timberlake é a grande atração do Rock in Rio no domingo, dia 15 de setembro. O cantor, que acaba de lançar seu aguardado novo álbum, The 20/20 Experience, se apresenta no Palco Mundo. Alicia Keys e Jota Quest também estão confirmados. No Palco Sunset tem George Benson + Ivan Lins; Kimbra + Olodum; Nando Reis + Samuel Rosa; Áurea + The Black Mamba.
Quinta, dia 19 de setembro
Na quinta, dia 19, o Palco Mundo será dominado pelo heavy metal. O headliner é o Metallica, que volta ao Rock in Rio dois anos depois. Além da banda norte-americana, também já estão confirmados Alice in Chains, Ghost e Sepultura + Tambours du Bronx. No Palco Sunset tem Rob Zombie; Bullet For My Valentine; Sebastian Bach; Almah + Hibria.

Sexta, dia 20 de setembro

Com uma pegada pop-rock, o dia 20, o quinto dia de Rock in Rio, conta com Frejat, Matchbox Twenty, Nickelback e Bon Jovi como atração principal no Palco Mundo. No Palco Sunset tem Ben Harper + Charlie Musselwhite; Grace Potter + Donavon Frankenreiter; Mallu Magalhães + Banda Ouro Negro; The Gift + Afroreggae.

Sábado, dia 21 de setembro

Bruce Springsteen & The E Street Band e John Mayer são as grandes atrações do Palco Mundo no sábado, dia 22, segundo final de semana do Rock in Rio. No mesmo dia, o vencedor do American Idol Phillip Phillips se apresenta. A noite ainda traz os brasileiros do Skank. O Palco Sunset conta com Gogo Bordello + Lenine; Ivo Meirelles + Fernanda Abreu + Elba Ramalho; Moraes Moreira, Pepeu Gomes & Roberta Sá.
Domingo, dia 22 de setembro
Para fechar a edição 2013 do Rock in Rio, a produção preparou um line-up com influências do Metal. No dia 22 o Palco Mundo terá Kiara Rock, Slayer, Avenged Sevenfold e Iron Maiden como headliner. O Palco Sunset tem Sepultura + Zé Ramalho; Helloween + Kai Hansen; Destruction + Krisiun; André Matos + Viper.

História Rock IN Rio

O Rock in Rio é o maior festival de música do mundo. Ao longo de quase 30 anos, se tornou dono de uma história de destaque no cenário musical, com 12 edições realizadas. Nascido no Rio de Janeiro em 1985 conquistou não só o Brasil, mas também Portugal e Espanha, sempre com a intenção de levar todos os estilos de música para os mais variados públicos.
1985

ROCK IN RIO BRASIL

O ano era 1985 e o Brasil passava por grandes transformações. Após longo período sob uma ditadura militar, o país começava a dar os primeiros passos rumo à democracia. Nesse cenário, pela primeira vez um país da América do Sul, que vivia tempos semelhantes, sediaria um evento musical desse tipo. E ele não nasceu pequeno. Idealizado pelo empresário Roberto Medina. Junto com o sonho nasce a Cidade do Rock, uma área de 250 mil metros quadrados construídos especialmente para o festival e que seria doada ao município como uma área multifuncional para eventos.

Nessa edição estiveram nomes como AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Queen e os brasileiros Gilberto Gil, Paralamas do Sucesso e Barão Vermelho. Ao todo, 28 bandas, nacionais e internacionais conduziram as páginas da história para uma nova realidade: o Brasil tem seu grande festival. Essa edição é considerada, por muitos, como a melhor de todas, reunindo ícones até hoje venerados.


1991
ROCK IN RIO BRASIL II

O maior estádio do mundo foi o lugar escolhido para a segunda edição do Rock in Rio. Entrou em campo uma massa de 700 mil pessoas ávidas por grandes nomes da música e uma seleção única de artistas que colocou essa galera para pular durante nove dias de festival.
O palco do Maracanã recebeu gente do calibre de Faith No More, Guns N’ Roses, Megadeth, INXS, Run DMC, Joe Cocker e Carlos Santana, além de brasileiros como Sepultura, Engenheiros do Hawaii e Titãs.
Esta edição deixou uma marca memorável não só para a história da musica mas também no Guinness Book of Records com os noruegueses do A-HA, que tocaram para 198 mil pessoas, recorde de público pagante em um único evento musical até então.


2001
ROCK IN RIO BRASIL III

Quase 10 anos após sua última edição, o Rock in Rio oficializou seu retorno ao mesmo local que havia recebido sua primeira edição.

O festival também bateu mais um recorde de público: foram 1.235.000 pessoas em 7 dias de festa com 128 artistas. O line-up marcou o retorno de headliners das duas edições passadas, como Iron Maiden e Guns N’Roses, e ainda trouxe Foo Fighters, REM, Neil Young, Queens of The Stone Age, Red Hot Chili Peppers, Oasis e inúmeros outros nomes de peso.


2004
ROCK IN RIO LISBOA

A edição portuguesa segue a trilha percorrida pelo Rock in Rio de 2001. O line-up contou com nomes como Metallica, Paul McCartney e Foo Fighters, Kings of Leon e Incubus, além de artistas brasileiros e portugueses. Cerca de 80 países acompanharam os shows transmitidos. O maior festival de música do mundo agora ganhava a Europa com sua primeira edição no velho continente.


2006
ROCK IN RIO LISBOA II

O sucesso da edição anterior abriu as portas para que Portugal fosse sede de novas edições do festival. O Rock in Rio se estabelece definitivamente em Lisboa e passa oficialmente a ser realizado a cada 2 anos. Estavam lá nomes do calibre de Guns N’ Roses, Jamiroquai, Kasabian, Roger Waters, Santana, Shakira, Sting, além de artistas com forte identidade com a música eletrônica, como David Guetta, Groove Armada e Carl Cox. Jota Quest, Marcelo D2, Pitty e Ivete Sangalo representaram o Brasil em terras lusitanas.



2008
ROCK IN RIO LISBOA III

A exemplo da edição anterior, investiu pesado em design e em novos conceitos. Entre as novidades, surge a união entre música e moda, com desfiles de diferentes marcas e criadores. Seguindo a trilha da inovação, foi nessa edição que surgiu a proposta de promover encontros inusitados, jam sessions e experimentações entre artistas de estilos diferentes. Foram 5 dias de festival e, pela primeira vez na Europa, tivemos noites com ingressos esgotados. Bon Jovi, Joss Stone, Linkin Park, Metallica, Offspring e Kaiser Chiefs são alguns dos artistas escalados.


2008
ROCK IN RIO MADRID

Em 2008, o Rock in Rio continuou sua expansão pela península Ibérica e Madri foi a próxima parada. O festival estreou em terras espanholas com uma Cidade do Rock especialmente construída para o evento em Arganda Del Rey, a poucos minutos do centro de Madri. Entre os artistas escalados, estavam Franz Ferdinand, Amy Winehouse, Bob Dylan, Jack Johnson, Lenny Kravitz, Neil Young e Shakira.



2010
ROCK IN RIO LISBOA IV  ROCK IN RIO MADRID II

Na quarta passagem do Rock in Rio por solo português, o festival armou um verdadeiro parque de diversões da música. Estavam lá as marcas registradas: a diversidade musical em um line-up forte com Elton John, Rammstein, John Mayer, Snow Patrol, Motörhead e Megadeth, infraestrutura impecável, desfiles de moda e o meio ambiente conduzindo a pauta sustentável. Até um hotel foi instalado em plena Cidade do Rock.



2010
ROCK IN RIO MADRID II

Assim como aconteceu em Lisboa, o Rock in Rio também se estabeleceu em Madri como um festival realizado a cada 2 anos. O line-up trouxe artistas do cardápio dos mais jovens, como Miley Cyrus, e bandas históricas como Rage Against The Machine e Jane´s Addiction, além de um time forte da música eletrônica.




2011
ROCK IN RIO BRASIL IV

Uma década após sua última edição brasileira, o Rock in Rio desembarca onde tudo começou. A expectativa era tamanha que os ingressos se esgotaram em 4 dias, um verdadeiro recorde. A diversidade musical, outra marca história do festival, também esteve presente. No line-up, artistas solicitados pelo público como Guns N’ Roses e Red Hot Chilli Peppers, e grandes nomes do pop, como Katy Perry, Rihanna e Shakira. Sem falar nos shows avassaladores de Slipknot, Coldplay, Metallica e Sepultura, em um encontro inédito com o Tambours do Bronx. Uma verdadeira festa, que, nos 7 dias do evento, registrou público de mais de 700 mil pessoas.


2012
ROCK IN RIO LISBOA V 

A casa portuguesa do festival não para de crescer. Na edição de 2012, mais de 350 mil pessoas celebraram a música em Lisboa. Metallica, Linkin Park, Smashing Pumpkins, Lenny Kravitz, Stevie Wonder e Bruce Springsteen foram alguns dos nomes que conduziram essa festa.



2012
ROCK IN RIO MADRID III

Red Hot Chili Peppers, Lenny Kravitz, Incubus, Gogol Bordello foram alguns dos nomes do line-up madrileno, que também honrou a tradição festeira dos espanhóis com um time fortíssimo de artistas dedicados aos timbres eletrônicos.


Laila Perdigão. Jornalista (registro 0015582MG), apaixonada por música e colaboradora do blogUniverso dos Leitores  e colunista da Revista Biografia

Nenhum comentário