18 anti-heróis mais adorados do cinema
Por Tonny Markz
Anti-herói é o termo que designa o personagem
caracterizado por atitudes referentes ao contexto do conto contemporâneo, mas
que não possuem vocação heroica ou que realizam a justiça por motivos egoístas,
pessoais, vingança, por vaidade ou por quaisquer gêneros que não sejam altruístas,
ou seja, é o contrário da ideia que se tem de herói. São personagens não
relativamente maus e que, às vezes, até praticam atos moralmente aprováveis.
Contudo, algumas vezes é difícil traçar a linha que separa o anti-herói do
vilão; no entanto, note-se que o anti-herói, diferente do vilão, sempre obtém
aprovação, seja através de seu carisma, seja por meio de seus objetivos muitas
vezes justos ou ao menos compreensíveis, o que jamais os torna legais. A
malandragem, por exemplo, é uma ferramenta tipicamente anti-heróica. Mas o que
faz um anti-heroi não é apenas o seu jeito contrario de levar as coisas, sua
carisma é algo que o torna um, ter a simpatia do publico é a principal
qualidade de um anti-heroi. Na ficção a maioria dos anti-heróis tem sido mais
populares que os heróis é visto que atualmente eles tem aparecido bastante nas
telonas inclusive como protagonistas.
18. Rorschach – Watchmen
Extremamente inteligente, tem uma visão um pouco
diferenciada completamente distópica do mundo. Sua opinião mudou após tentar
salvar uma garotinha de um sequestro e descobrir que ela havia sido morta e
dada aos cachorros. Impiedoso, frio e instável. Para Rorschach a raça humana
não vale nada, e ele também não. E ai que o alter-ego de Walter Kovacs deixa de
existir, servindo apenas como disfarce, para dar vida a Rorschach. Quem não
lembra da famosa frase "Eu não estou preso com vocês. Vocês estão presos
comigo!"
17. D-Fens - Um Dia de Fúria
Michael Douglas faz o papel de "D-Fens", um
homem normal que passa por um daqueles dias em que tudo o que pode dar errado
acontece. Desempregado a meia-idade, enfretando um calor no meio de um
engarrafamento, tentando chegar em casa para festa de aniversário de sua filha,
mas é impedido por diversos problemas de uma sociedade injusta. Que fazem com
que ele perca a sanidade. Sua resposta e tornar-se um vigilante que vai ficando
cada vez mais violento conforme a sua estábilidade mental vai denegrindo.
16. V - V de Vingança
Astúcia, habilidades de luta superiores, e completa
desconsideração pelas as leis totalitárias de sua sociedade faz dele um dos
maiores anti-heróis de todos os tempos. V é um radical político de seu tempo,
mas ao contrário de muitos ativistas políticos, V não tem medo de usar da
violência para conseguir o que quer, o que faz dele um anti-herói perfeito. No
entanto, o que o faz ele ser lembrado é o que ele passa para nós, V não é
apenas um personagem,é uma ideia que transcende o espaço e o tempo. V não é uma
pessoa, ele é o anti-herói dentro de todos nós, apenas esperando para sair. V é
o rosto da mudança, o rosto de uma reforma em uma sociedade que precisa
desesperadamente dela. Sua influência se estende por gerações, e mesmo que o
ele possa está morto, a ideia nunca será esquecida. Quando ele está prestes a
matar Creedy, V explica seu senso de imortalidade que transcende este cenário
futurista, "Debaixo desta máscara há mais do que carne. Abaixo desta
máscara há uma ideia, o Sr. Creedy, e idéias são à prova de balas ".
15. Pistoleiro sem nome - Por um punhado de dólares
Não tem como não lembrar de Clint Eastwood e o seu
"Pistoleiro sem nome" nos filmes de faroeste. Um homem com um passado
obscuro, sem futuro, e ele sabe como matar e como seguir em frente após o
abate. Ele não é gentil, mas ele é justo. Ele é um mercenário e ele sabe disso,
mas ele só vai matar outros assassinos e é assim que ele ganha a vida. Ele não
tem nome, porque ele não tem futuro, mas ele tem um verdadeiro código de honra.
Não é bom, não é ruim, mas é honrosa, o perfeito anti-herói.
14. Jack Sparrow -
Piratas do Caribe
Sparrow é um malandro trapaceiro que usa de sua
inteligência e falsidade para atingir seus objetivos, preferindo disputas
verbais a ter que usar da força. Ele sempre anda com um ar de superioridade,
ligeiramente embriagado, com uma fala arrastada e a fazer gestos com as mãos.
Jack Sparrow não é muito respeitado, mas é astuto, calculista e excêntrico.
Apesar de um pirata disposto a matar os seus inimigos em uma luta, Jack também
mostrou uma certa relutância em matar pessoas a que não deseje o mal, como pode
ser visto quando ele preferiu simplesmente evitar uma briga com Will Turner ao
encontra-lo pela primeira vez (a luta acaba sendo provocada pela insistência de
Turner), ou quando enfrenta soldados ou oficiais da Marinha que estão apenas
atrás dele, porque é o seu trabalho e não porque eles têm problemas pessoais
com ele, Jack geralmente recorre simplesmente a abate-los ou distraí-los
enquanto foge. Quando Will é ferido mortalmente por Davy Jones, ele abandona
seu sonho de esfaquear o coração de Jones e tornar-se imortal.
13. Severus Snape - Harry Potter
Snape é descrito como frio, calculista, preciso,
sarcástico e amargo. Ele não gosta de Harry e muitas vezes o insulta ao falar
mal de seu pai. À com o decorrer dos filmes é revelado que Snape possuía uma
rivalidade com o Pai de Harry nos tempos de escola. Snape se tornou fechado,
muito inseguro e vulnerável quando jovem, que poderia ter se tornado um Comensal
da Morte. Mas quando adulto se tornou muito seguro de si e confiante de suas
habilidades. Sendo um personagem de seriedade, autoridade e poder. Normalmente
aparenta ser muito calmo e sereno, para ele pessoas que não controlam suas
emoções são fracas. Snape se mostra inteligente e astuto de mente analítica e
aguçada. Ele não era alguém exatamente agradável, sendo bastante cruel às
vezes, cheio de amargura e insegurança. Mas mesmo assim Snape amava e mostrou
lealdade a esse amor dando sua vida por ele.
12. Alex DeLarge
- Laranja Mecânica
Alex é um dos personagens de filmes mais estranhos de
todos os tempos, que se encaixa perfeitamente com a estranha natureza violenta,
em Laranja Mecânica. Alex é um assassino e estuprador psicopata que possui uma
espécie de prazer sexual de provocar estragos. Alex abraça sua natureza
selvagem e trabalha em aceitar a si mesmo ao invés de tentar reformar sem
sucesso que ele é. É quando ele é capturado por seus crimes e reformada através
de terapia de aversão que ele finalmente se torna involuntariamente moral, e
torna-se literalmente doente no desejo de fazer atos imorais. Que acaba em uma
luta selvagem de seus impulsos e sua terapia de reforma que tornou uma das mais
interessantes batalhas internas da história do cinema. Ao assistir Alex, o
público sente sensações conflitantes de pena e felicidade. A felicidade de Alex
por ter abatido sua terapia no final do filme mostra que ele tem abraçado esta
maldade, como parte de si mesmo, o que faz dele um anti-herói ideal.
11. Richard B. Riddick - A Batalha de Riddick
Riddick tem sido descrito freqüentemente como um
psicopata. Ele nunca demonstrou qualquer remorso pelos assassinatos que cometeu
nem mostrou muita empatia por aqueles que o rodeiam. No entanto, Riddick pode
mais precisamente ser chamado de animal, como seus crimes são originados de sua
vontade implacável de sobrevivência e não pelo prazer de matar. Ele mesmo às
vezes se refere a si como um animal. Devido a sentir a fúria de sua espécie
quando a lembra. Apesar desta fria personalidade, Riddick é mais uma espécie de
sobrevivente. Ele vai fazer o que ele precisa para sobreviver e vai matar
qualquer um que tente acabar com ele ou sua liberdade. Mas ele trás muita
tristeza em sua personalidade interior junto com uma baixa opinião de si mesmo,
apesar de valorizar a sua existência continuada, demonstrado nos sacrifícios
realizados por Fry e Kyra. Fazendo-o entrar em conflito com o seu destino de
vingar sua raça.
10. Lisbeth Salander - Millennium: Os Homens que Não
Amavam as Mulheres
Ela é uma 'black hat', ou 'cracker' - uma hacker de
computador que transmite senhas de segurança de computadores e se infiltra em
seu conteúdo. Sob o nome de "Wasp", ela se torna uma figura
proeminente na sociedade hacker internacional conhecida como "República
Hacker". Ela também utiliza essas habilidades digitais como meio de vida,
trabalhando como melhor investigadora de uma empresa de segurança. Também tem
uma perfeita memória fotográfica, outra vantagem para sua habilidade investigativa.
O abuso sexual da heroína da trilogia Millennium fizeram-na mostrar que sua
vingança seria arquitetada de moto a todos aqueles pagarem na mesma moeda. De
alguma forma ela consegue parecer assustadora, simpática e sexy ao mesmo tempo.
9. Patrick Bateman - Psicopata Americano
Durante todo o filme, Bateman mata muitas pessoas,
possivelmente porque ele se sente inseguro sobre o seu estilo de vida, ou
porque ele só gosta do que faz. Mesmo que ele seja um serial killer e
completamente insano, o público ainda pode se relacionar de alguma forma com o
ódio pelas pessoas superficiais com quem ele se relaciona. Bateman passou toda
sua vida cercado pelos ricos e mimados da sociedade, e seu ódio por isso,
combinado com a sua própria auto-aversão, é o que o faz passar dos limites.
8. Beatrix Kiddo - Kill Bill
Beatrix Kiddo, também conhecida por Mamba Negra, A
Noiva ou Mamãe integrava o grupo de assassinos "Deadly Viper Assassination
Squad", liderados por Bill, que anteriormente era seu amante. Durante uma
missão, descobriu que estava grávida, e abandonou o grupo para viver uma vida
normal. Bill a encontrou às vésperas de seu casamento ordenando o assassinato
de todos presentes na cerimônia. Beatrix, que estava nos últimos meses de sua
gestação, foi baleada na cabeça, mas encontrada com vida pelas autoridades.
Após ficar em coma por quatro anos, acordou em busca de vingança. Tendo como
seu objetivo derrotar todos os membros de seu antigo grupo e matar Bill. Ela é
aparentemente parecida com uma mocinha nos filmes, mas suas ações são
definitivamente ruins de natureza. Suas motivações são vingança, tortura e ódio
cego sobre o que foi feito com ela no passado.
7. Marv - Sin City
Prosperando sobre a violência e visitando prostitutas
em cada oportunidade possível, Marv é desmedido e tem uma reputação infame em
Basin city. Ele sofre de uma condição mental sem nome que o faz julgar sua
própria consciência, tendo em seus efeitos a perca de memória a curto prazo e
alucinações e o podem torna-lo em um psicopata assassino. Vivendo a tomar
medicação antipsicóticas dadas por sua namorada. Marv e considerado um
gladiador de seu tempo, mas suas características físicas escondem um coração de
ouro. Marv teve em seu passado o assassinato de sua mulher em que considera seu
único e grande amor, fazendo com que jurasse fazer vingança.
6. Tyler Durden - Clube da Luta
Tyler Durden é o moderno anti-herói! Anti-capitalista,
anti-cartão de crédito, ele é contra o tudo aquilo que pode torna-lo um zumbi e
odeia seu irmão mais velho. Este filme investiga uma sociedade moderna, sempre
quebrada, sempre precisando de uma correção. Ele é o homem forte e independente
"vivo" que a maioria dos homens querem ser, lutando contra injustiças
óbvias nos sentimos impotentes contra, mas sem uma boa razão moral, mas porque
ele pode. Ele faz o que faz porque quer, e se alguns de nós quizerem se juntar
a um clube de luta e vê-lo como herói, esqueça.
5. Han Solo - Star Wars
Han Solo era uma brilhante frustração para o jovem
herói Luke Skywalker. Ele representava o contrário de Luke, de muitas maneiras.
Ele era arrogante, cansado, não tinha crença em conceitos espirituais e era
motivado principalmente pela aquisição de dinheiro. Quando Skywalker e Solo
resgatam a Princesa Léia, Solo e Léia passam muito tempo no primeiro filme
brigar verbalmente um com o outro. Pois Leia, despreza o objetivo exagerado de
Han de trabalhar só pelo lucro. Porém o mercenário tem seu lado bom, tendo
realizado feitos como o de se opor a seu superior da Academia Imperial que
exigia a morte de Chewbacca na juventude. Também se unindo aos rebeldes e
ajudando Léia e Luke. Existe alguém mais anti-herói do que ele no universo Star
Wars? Se ainda duvida, lembre-se que Han Solo atirou primeiro que Greedo. ;)
4. Mad Max Rockatansky - Mad Max
Mad Max é um ótimo exemplo de um anti-herói. Ele
abandona o trabalho como policial para travar uma guerra de vingança, enquanto
o mundo desmorona ao seu redor. Está sempre pensando em si próprio, mas
disposto a ajudar os outros, se eles tiverem algo para lhe oferecer. No
terceiro filme, Max é apenas uma casca, que se recusa a ficar com pessoas que
se importam com ele. Ele só ajuda os outros, quando ele tem algo a perder por
não fazê-lo.
3. Eric Draven - O
Corvo (The Crow)
Este é um clássico moderno. Algumas pessoas argumentam
que o corvo é mais do que um herói, mas há toneladas de escuridão em torno
deste personagem, mais do que uma pitada de loucura, e ele vai matar qualquer
um que fique entre ele e sua vingança. É aí que está a diferença. Se ele acabou
de matar os assassinos, ótimo, mas ele mata toda a gangue e faz da sua maneira
até a cadeia, e mata qualquer um em conspiração. Claro, mas ainda é um anti-herói.
2. Snake Plissken
- Fulga de Nova York
Snake Plissken é o epítome de um bad boy
"herói". Ele é um condenado, ex-herói de guerra, ele só tem um olho,
ele odeia o governo, quer beber e fumar, ele salva o presidente, mas não dá a
minima para as autoridades. Ele é um cara ruim, mas principalmente porque sua
necessidade de ser egoísta contradiz com o governo. Coloque-o em situações para
fazer o bem, ele faz, mesmo coagido, e muitas vezes ele parece ter mais moral
do que os "mocinhos" que ele está ajudando. Dito isto, ele não faz
bem a ninguém, a menos que ele receba algo em troca. Snake tem escuridão ao
redor dele, e seu atitude de "eu primeiro" e a capacidade de combater
(ou adaptar-se) a pior escória fazem dele um ótimo anti-herói futurista.
1. Travis Bickle - Taxi Driver
Não importa existe lista sobre anti-heróis em filmes
que não tenha o retrato do motorista de táxi vigilante de Robert De Niro. É
impressionante considerando quantos bom anti-heróis existem nos filmes, e há
uma ampla discordância entre as listas, mas Travis Bickle é um grande exemplo
de como a escuridão pode infiltrar-se. Em primeiro lugar, nós o público
tendemos a simpatizar com ele, mas seus motivos permanecem desconhecidos ao
longo do filme o que torna difícil para ver motivos em suas ações,
especialmente no que se torna claro que ele não é completamente tudo o que
existe. De sua tentativa de assassinato a um candidato político em que ele se
sai mal, até o momento em que ele salva uma menina prostituta, isso se torna
tão confuso que não se sabe por que daquilo, fazendo com que até mesmo as ações
heroicas pareçam assustadoras.
É de fato que muitos faltaram nessa lista, como Jules Winnfield (Pulp Fiction) ou Gordon Gekko (Wall Street – Poder e Cobiça), etc. E então, quem faltou nessa lista? Curta compartilhe e deixe seu comentário. Só não vale dizer que faltou o Batman ou tirar o título de vilão do Vader ;]
Fonte:
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário
Postar um comentário