Conversando sobre Arte
entrevista com a artista Rosangella Menezes
por Marcio De Oliveira Fonseca
Quem é Rosangella Menezes
e como a arte entrou em sua vida?
Nasci em 1950 em Belo
Horizonte/MG e vivi aqui a maior parte da minha vida. Na Escola, desde pequena
o que me interessava não eram as lições, mas os lápis de cores e os cadernos de
desenho. Passava as aulas desenhando e colorindo e nem sei como cheguei ao 2º
grau. Aos 18 anos uma tia materna, que era artista e artesã me chamou para
fazermos um Curso Livre na Escolinha Guignard que naquela época funcionava nos
porões do Palácio das Artes, no Parque Municipal/BH. Lá tive aulas de desenho da Figura humana com
modelo vivo e o meu primeiro contato com as tintas! Infelizmente um professor
fez um comentário ríspido sobre um desenho e eu acreditei que não tinha nascido
para ser artista! Abandonei o curso, mas a Arte continuou dentro de mim...
Fiz vestibular para comunicação,
porém não terminei. E assim fui fazendo várias tentativas de encontrar algo que
gostasse e que ao mesmo tempo fosse uma profissão rendosa! Enfim, resolvi fazer
um curso de Maquiagem. Trabalhar com cores, pincéis e desenho era tudo que eu
queria. Morei alguns anos no Rio de Janeiro e lá trabalhei como maquiadora.
Depois retornei a Belo Horizonte, fiz outros cursos, casei, descasei, troquei
de profissão, até que resolvi retornar
novamente para a Escola Guignard e fazer o Curso de graduação em Artes
Plásticas . Hoje acredito que todas as experiencias pessoais e profissionais
foram dando suporte para a artista que me tornei.
Qual foi sua formação
artística?
Em 2005, já estava prestes a
aposentar-me quando fiz vestibular na ESCOLA GUIGNARD/UEMG. Para minha surpresa
e felicidade passei em 4º lugar! Foram 4 anos de muita dedicação e aprendizado.
Em muitos momentos pensei em parar, mas fui me fortalecendo à medida que ia
aprofundando nas pesquisas para dar suporte aos trabalhos que vinha
desenvolvendo.
Optei por habilitação em
Desenho e Pintura quando fui aluna do professor Alan Fontes que foi de grande
importância no meu desenvolvimento como pintora, e do Marco Tulio Resende,
professor de desenho, que acreditou no meu trabalho e me indicou para a minha primeira
Exposição coletiva, em 2009, quando foram escolhidos 10 alunos da Guignard e
EBA/MG, para a mostra Diverso/Adverso na Galeria Cemig. Nesta época também
ganhei um prêmio na mostra interna da Escola Guignard e fui convidada para
expor em Ouro Preto, junto com 20 outros artistas mineiros.
Em 2011 fui selecionada pelo
Edital de Concorrência da Galeria Cemig, para a minha primeira Exposição
Individual com a pintura/instalação “Piscina”, que também foi apresentada na
Galeria de Arte Nello Nuno, na FAOP.
Em 2012 fiz cursos na Escola de Artes Visuais
do Parque Laje no Rio de Janeiro, com a artista Anna Bella Geiger e o critico
Fernando Cocchiarale, e outro curso com Malu Fatorelli. Em 2014 participei de
uma Maratona de Pintura com a artista Déborah Paiva, no Instituto Tomie Ohtake
em São Paulo, buscando sempre melhorar meu trabalho.
Dai pra frente tudo vem
acontecendo como resultado de extrema dedicação, persistencia e muito trabalho!
Que artistas influenciam em sua obra?
Acho que todo artista busca
se espelhar em trabalhos que os emociona de alguma forma. David Hockney, Gerard
Ritchter, Lucien Freud, são alguns destes, mas posso dizer que inúmeros outros
fazem parte da minha pesquisa, como Alissa Monks, Liu Xiadong, Peter Doig, Luiz
Zerbini, Cristina Canale e Tim Eitel, são alguns deles.
Como você descreve seu
trabalho?
Para chegar ao projeto da
Piscina exposto na Galeria da Cemig em 2011, passei por um processo anterior
que teve inicio com uma série de pinturas baseadas em fotos antigas de meu
filho brincando com água no jardim de nossa casa. Muitas telas foram produzidas
com esta mesma característica, mas ao deparar com uma foto onde ele brincava na
piscina, comecei a interessar-me pelas distorções das imagens provocadas pela
luz refratada e pelos reflexos que desintegram os corpos em movimento dentro
d'água.
O desejo de realizar A
Piscina do modo como foi instalado no espaço expositivo partiu de um sonho:
nele eu me via observando minhas telas espalhadas pelo chão, provocando-me uma
sensação inusitada. Ao acordar passei a fazer o projeto da representação de uma
piscina, imaginando que ela ocuparia o chão de uma galeria, convidando o
observador a caminhar ao redor do trabalho. Uma proposição de pintura em campo
ampliado que criaria vários pontos possíveis e simultaneamente impossíveis de
observação.
Mas como realizar o sonho? O
primeiro passo foi adequar meu projeto às dimensões de uma galeria e
enviar-lhes os projetos em croquis e aquarelas. Para facilitar a execução da
pintura e também a sua montagem, decidi dividi-la em módulos. Ao ser aprovada, não imaginava as
dificuldades de execução. Desafio dobrado, já que se tratava de minha primeira
mostra individual!
Iniciei a produção
fotográfica para o trabalho imaginando-as como ficariam ao serem transformadas
em pintura. As imagens foram escolhidas pelas deformações dos corpos e seu
caráter pictórico. Porém, ao executar a
pintura, algumas tiveram que ser eliminadas ou refeitas, pois ao reuni-las,
percebia que não se adaptavam ao contexto por diversas questões não previstas.
Mas a maior dificuldade foi a impossibilidade de perceber todo o conjunto até
que a montagem pudesse ser realizada, devido ao tamanho total demandado pelo
trabalho.
Durante o processo, enquanto
trabalhava em camadas de tinta sobrepostas na tentativa de evidenciar um gesto,
as cores iam se mesclando à luz ora definidas, ora esmaecidas, interligando
reflexão e pintura. Num dado momento, percebi que as imagens tinham ritmo e
vida própria e que sua maior força estava na capacidade de atiçar o imaginário
e a memória do espectador.
Alan Fontes, artista,
professor e mestre em Artes Visuais pela UFMG e curador desta mostra escreveu o
texto para o Catálago , o qual transcrevo uma parte abaixo:
“Sobre a Piscina
Quando penso na piscina de
Rosângella, penso em como a imagem pintada se afirma inevitavelmente em um
campo ampliado. Tal conceito, desenvolvido por Rosalind Krauss (1979)
especificamente para narrar uma aproximação da escultura com a arquitetura e o
espaço real rompendo os limites entre a obra e seu entorno, coincide com a
própria ampliação da visualidade e permite uma transposição para as demais
linguagens, e especialmente para a pintura.
A Piscina instaura uma
metáfora, na qual uma analogia entre o objeto piscina e a ideia que temos de
obra de arte poderia ser estabelecida. A Piscina de Rosângella funciona sob
esse aspecto como um convite de imersão na obra.
Caminhar ao redor do
trabalho significaria aceitar o convite proposto pela artista e participar da
obra que se completa apenas na relação gerada com a instalação da pintura no
espaço expositi vo.
A Piscina impossível criada
por Rosângella passa a funcionar como uma piscina, na qual podemos adentrar. O
intenso jogo de olhares e movimentos circulares em torno do trabalho amplia a
sensação de impossibilidade do espectador de completar mentalmente a totalidade
da imagem, uma vez que nos perdemos nas relações entre as figuras submersas,
nas deformações e sensualidade dos movimentos representados e mesmo na
organicidade da imagem pintada, que neste momento se revela por meio das
camadas, veladuras e nuanças tonais que fazem da pintura uma imagem
multidimensional de duração aberta.
Podemos pensar que o
deslocamento do trabalho da parede para o chão, não rompe com as bordas
tradicionais da tela, mas romperia os limites da imagem pintada para além da
realidade bidimensional do suporte, promovendo uma verti gem diante de uma
janela que se projeta para baixo e para toda a sala expositi va, nos ruído
criados com a inserção da mobília real ao lado do trabalho e na presença do
corpo do espectador.
Por fim, a Piscina pode nos
fazer pensar na ampliação do próprio conceito de ampliação de campo.
Mas não uma ampliação que se
revelaria uma frustação da pintura com as suas características naturais como a
sua realidade objetual bidimensional, ou mesmo com a possibilidade de simulacro
da pintura, mas sim uma ampliação que ocorreria com a aceitação das suas
características como meio. Pintar hoje representaria uma postura de resistência
à velocidade do tempo contemporâneo, uma resistência que se revela na crescente
busca pela pintura por artistas em todo mundo, que vivenciam a pintura como um
meio essencialmente artesanal no seu estágio de produção, mas amplamente
intermidiático ao ser pensado como uma linguagem participadora de toda a gama
de questões e problemas comuns à arte contemporânea.
O como fazer uma pintura
seria buscado por Rosângella numa conjuntura onde a linguagem pictórica é
naturalmente percebida como um meio de fronteiras flexíveis, no qual todas as
variantes podem ser experimentadas e relativizadas. O tema piscina se coloca
como um pré-texto para a busca pessoal da artista e para pensarmos através
dela. Sendo assim, nos resta aceitar o convite ao mergulho.”
Em 2013, fui selecionada
pela Galeria de Arte da Copasa, para a exposição “Além do Mergulho”, quando o
artista e professor de Historia da Arte Contemporanea em cursos de pós
graduação da PUC-Minas, Luis Flávio, escreveu o texto para o catálogo, uma
parte reproduzida abaixo:
“Muito Além do Mergulho
As pinturas de Rosângella
Menezes, que recorrentemente trazem figuras humanas – sobretudo femininas-
quase sempre solitárias e imersas em piscinas, pertencem àquela categoria da
criação que é irredutivel à palavra. É dificil falar delas: são visulalidades a
serem sentidas, muito além do que legibilidades a serem deslindadas pelo
discurso verbal. Neste seu mundo aquático e particular, corre um rio de
ambiguidades: diferentemente dos mares e oceanos, as piscinas são fechadas,
feitas de espaços exiguos e limites precisos. Nelas, a incontivel fluidez
heraclianadas águas se depara com a imobilidade do ser de Parmênedes. Muito
além de águas correntes, banhistas e mergulhadores, nelas encontramos também
outros resíduos, signos ou sintomas dos estados que caracterizam emoções
humanas complexas: introspecção, recolhimento, melancolia talvez. Mais do que
figurar, o que suas pinturas parecem fazer é tornar visíveis imagens
solitárias, densas, que paradoxalmente, deixam seus rastros profundos nos
múltiplos reflexos da pura superficie fluida das águas...
Rosangella nos convida a
mergulhar por águas nunca dantes penetradas... e ao fazê-lo, nos relembra que a
pintura é, em essencia, matéria liquefeita: viscosa fluidez que desmancha nos
olhos tudo o que antes era sólido, proponso outras formas de imersão à
realidades, outras vias de acesso ao mundo.”
Atualmente, estou mergulhada
numa pesquisa que de certa forma é uma extensão do que já vinha trabalhando: a
introspecção, a solidão, o recolhimento do homem contemporaneo que vive num
mundo paralelo e faz uso dos inúmeros recursos tecnológicos para esconder algo
que tem assolado a muitos pelo mundo, que é a fuga da realidade, projetando num
ambiente virtual o mundo imaginário que ele gostaria de ter.
É possível viver de arte no
Brasil?
A carreira de artista não é
muito diferente das outras: precisa de dedicação, foco, persistência, muito
trabalho e disciplina, além de uma certa dose de sorte. Penso que para produzir
arte é necessário encontrar um sentido interno para produzir o trabalho, já
para ter uma carreira de artista, além disso, você precisa saber viver aspectos
mais objetivos do mercado de arte do seu tempo.Acredito que um bom trabalho
mais dia, menos dia encontra o seu espectador, pois é um processo natural da
profissionalização do artista e da assimilação do trabalho dele pelo mercado.
O material nacional para
pintura já tem qualidade adequada?
Para falar a verdade
gostaria de poder trabalhar só com produtos importados, mas é difícil a
aquisição nas lojas de Belo horizonte. Quando vou a São Paulo sempre adquiro
pincéis importados, que tem uma qualidade e durabilidade incrivelmente
superiores. As tintas a óleo nacionais já têm boa qualidade, e eu uso sem
problemas. É sempre bom pesquisar as novidades, pois existem produtos
importados que não temos em qualidade equivalente por aqui e que facilitam
incrivelmente o processo de trabalho e fazem diferença no resultado final.
O homem e a mulher estão em igualdades de
condições no mercado?
Olha, acho que depende das
circunstancias e dos artistas do momento.
Beatriz Milhazes e Adriana Varejão são exemplos de artistas brasileiras
que representam o sucesso da mulher no mercado de arte.
Esta semana vi uma noticia
maravilhosa vinda da Bienal de Veneza, onde o Leão de Ouro de melhor artista
foi para a americana ADRIAN PIPER e para o Pavilhão da Armênia, organizado pela
turca Adelina von Fürstemberg, onde entre os convidados está a brasileira
Rosana Palazyan. Outra mulher recebeu uma homenagem especial: a artista
americana, Joan Jonas, de quase 80 anos. Além destas, a artista mineira Sonia
Gomes também está na Bienal de Veneza. Então, acredito que o mercado não tem
preferencia por gênero e que o Artista é valorizado pela sua obra, independente
de ser homem ou mulher!
Você foi selecionada para
salão de Jatai, o que significa para sua carreira?
O Salão Nacional de Arte Contemporânea de
Jataí/GO vem a cada ano colocando artistas de grande valor no circuito das
artes, e ter sido selecionada nesta edição, me deu grande orgulho e alegria.
Ser selecionado em Salões de
Arte é sempre um objetivo a atingir no inicio de carreira de todo artista, pois
isto permite que o seu trabalho fique conhecido fora do seu local de atuação,
abrindo espaço para que críticos, galeristas, colecionadores e curadores
reconheçam seu trabalho, aumentando também o alcance do trabalho ao grande
público. Por outro lado, acho interessante o intercâmbio entre artistas, pois
este convívio é enriquecedor tanto para o artista local como para o que vem de
fora.
Que comentários você faria
sobre a situação da arte contemporânea de Belo Horizonte?
Belo Horizonte tem se
tornado nos últimos anos um importante Centro Cultural, com ótimas Galerias de
arte comerciais e Espaços Institucionais que divulgam nacionalmente e
internacionalmente o nome de artistas mineiros ao mesmo tempo que traz para
Minas muitas mostras de artistas nacionais e internacionais.
No Circuito das Artes situado
na Praça da Liberdade temos um grande número de espaços culturais com a
presença de importantes instituições como a Casa Fiat de Cultura, o CCBB, entre
outros. Temos também o o Museu da Pampulha, o Palácio das Artes e o famoso
Instituto Cultural Inhotim situado nas cercanias de Belo Horizonte com o que
tem de melhor em Arte Contemporânea. E
para finalizar, neste mês teremos a primeira Feira de Arte Moderna e
Contemporânea de Belo Horizonte, com a presença de importantes galerias que
devem esquentar o Mercado de artes mineiro.
Quais são seus planos para o
futuro?
Logo que entrei para a
faculdade há 9 anos, eu dizia que tinha pressa pois não tinha muito tempo… mas
aprendi que na arte como na vida, é
preciso dar um passo de cada vez!
Estou em inicio de carreira
embora já esteja com 65 anos. Vejo um mundo à minha frente e vou seguindo meu
caminho plantando minha arte. Pode ser que ainda colha os frutos deste
trabalho. Pretendo continuar produzindo muito, viajar, conhecer o mundo, participar
de residências artísticas e fazer meu
trabalho circular cada vez mais.
Piscina, 2011. Óleo sobre tela 940 x 340 cm dividido em vinte e oito módulos. Galeria Cemig.
Piscina montada com vinte e oito módulos 125 x 35 cm.
Além do Mergulho, 2013. Galeria Copasa.
Além do Mergulho. Detalhe.
Sem título, 2012. Óleo sobre tela. 40 x 40 cm.
Sem título, 2012. Óleo sobre tela 40 x 40 cm.
Sem título, 2012. Óleo sobre tela 40 x 80cm.
Homo Digitalis IV, 2015. Óleo sobre tela. 40x50 cm.
Entre tantos, 2015. Óleo sobre tela 40x50 cm.
NOME: Rosângela de Souza Menezes
NOME ARTÍSTICO: Rosângella
Menezes
Belo Horizonte,1950
Endereço Eletrônico:
rosangellamenezes@hotmail.com
Telefones: (31)9990 5371
(31)8293 6060
FORMAÇÃO:
2009 - Graduação em Artes
Plásticas (Pintura e desenho) UEMG – Escola Guignard
EXPOSIÇÕES
INDIVIDUAIS:
2011 - Piscina – Galeria
CEMIG – Belo Horizonte/MG
2011 - Passagens – Galeria
Biblioteca Publica de Minas Gerais
2011 - Piscina– Galeria
Nello Nuno – FAOP – Ouro Preto/MG
EXPOSIÇÕES
COLETIVAS:
2015 - 14ºSalão Nacional de
Arte Contemporânea de Jatai - GO
2014 - Grande Salão de Artes 2014 – Santa Bárbara
d’Oeste - SP
2014 - Fartura – Galpão Paraíso 44 – Belo Horizonte
- MG
2013 - Além do mergulho - Espaço Cultural da
COPASA/MG
2012 -
“60 X 20”:Retrospectiva de Talentos da Galeria de Arte Cemig
2011 - Imersão - Espaço Político Cult.
G.Capanema/Assembléia de MG
2010 - Encontros e Mestiçagens Culturais/ Breve
Panorama da Pintura
Contemporânea de MG – CAC/
UFOP – Ouro Preto/MG
2010 - Mulheres que pintam... e bordam...! E.E.M.G/
Belo Horizonte
2010 - Premiados Mostra interna Escola Guignard –
Belo Horizonte
2009 - XI Mostra interna Escola Guignard – Belo
Horizonte
2009 - Mostra de Graduados em Pintura – Escola
Guignard – B. Horizonte
2009 -
Mostra de Graduados em Desenho – Escola Guignard –B.Horizonte
2009 - Diverso/Adverso – Galeria de Arte Cemig –
Belo Horizonte
2008 - I Mostra Interna Pequenos Formatos –Escola
Guignard-B.Horizonte
PRÊMIOS:
2009 - XI Mostra Interna
Escola Guignard – Belo Horizonte
Marcio Fonseca,
1943. Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Responsável pelos blogs
art&arte marciofo,ocacadordeobjetos.blogspot.com e imagemsemanal
juntamente com Brenda. Professor Adjunto Fac Med UFRJ e médico inativo;
Estudou pintura e história da Arte com Katie van Sherpenberg e Arte
contemporânea com Nelson Leirner http://arteseanp.blogspot.com.br/
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