Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

O efeito das boas e más companhias [Humberto Pinho da Silva]

Dizia Ramalho, que são raras as mães que reconhecem o benefício das boas companhias. Imputam sempre a péssima conduta dos filhos, às más companhias:

"São raríssimas aquelas que sabem agradecer, como colaboração dos seus desvelos a parte enorme que as "companhias boas" tiveram na formação do espírito e na formação do carácter, na inteligência, na dignidade, na honra, na gloria de seus filhos" – Ramalho Ortigão " As Farpas", Vol. IV.

A formação intelectual e espiritual deve-se não só aos progenitores, mas a toda a família, e amigos, que convivem ou conviveram com a criança.

O adolescente, se teve educação cristã, baseada na Bíblia, e não em superstições e crendices, saberá, por certo, escolher os amigos que melhor lhe convêm, e saberá afastar-se das más companhias, que poderia levá-lo à delinquência e a actos libertinos. 

Algumas Igrejas Evangélicas, recomendam, os jovens, a conviverem com membros da sua Confissão, e a participarem em movimentos juvenis. 

A ideia é desviar das "más companhias" e criarem amizades com jovens cristãos, e dai resultarem prováveis matrimónios, com jovens da mesma denominação. 

Idêntica preocupação existe na igreja Católica, congregando jovens em movimentos cristãos. 

Deste modo o risco da "más companhias", fica reduzido, e podem alicerçarem-se amizades mais seguras, das que se encontram em discotecas. 

Todos somos devedores daqueles que nos criaram e incutiram valores morais, que formaram a nossa sensibilidades, carácter e personalidade.

Não se deve olvidar, que além da influencia paterna, da família e da escola – nem todo o professorado é bom conselheiro, – somos frutos do que lemos, ouvimos e vemos.

Não há imunes aos meios de comunicação social.

O jornal, a TV, a rádio, o cinema e o livro, tanto podem serem benéficos, como causadores de atitudes e comportamentos desregrados.

Bem escreveu o Professor da Universidade de Louvain, o Bispo Fulton Sheen: "Quanto mais moralidade, decência e virtude houver na humanidade, mais paz haverá no mundo." - "Guerra e Rumores de Guerras" – " Paz de Espírito" – Edição da Livraria Figueirinhas.


Humberto Pinho da Silva nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA. Foi redactor do jornal: “NG”. e é o coordenador do Blogue luso-brasileiro "PAZ".

Página na Internet:
E-mail: humbertopinhosilva@sapo.pt


Nenhum comentário