Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

CINCO OBRAS PARA RELEMBRAR O LEGADO DO ESCRITOR PERUANO CÉSAR VALLEJO

Além de grande escritor, César Vallejo trabalhou como professor e jornalista. | Foto: casadelaliteratura.gob.pe
Cinco obras para relembrar o legado do peruano César Vallejo

O peruano César Vallejo é considerado um dos maiores escritores da literatura universal do século XX.
__________________________

O último 15 de abril marcou um novo aniversário da morte do escritor peruano César Vallejo na capital francesa no ano de 1938, que até hoje é reconhecido como o maior expoente da literatura no país sul-americano.

César Abraham Vallejo, nasceu na cidade peruana de Santiago de Chuco, em 16 de março de 1892. Em 1918 mudou-se para Lima para fazer um doutorado na Faculdade de Letras da Universidade Nacional Maior de San Marcos, lugar e ano onde publicou sua primeira coleção de poemas sob o título de "Los Heraldos Negros" em 1918.

Quatro anos depois, seu texto Trilce viu a luz do dia em 1922 e, enquanto cumpria, injustamente, pena na prisão, publicou a obra Escalas (1923), que constitui sua primeira escrita narrativa. Em 1923 ele deixou seu país para nunca mais voltar.


Em 1923 viajou para a Europa onde visitou várias cidades entre as quais Madrid (Espanha), Moscou (Rússia), Budapeste (Hungria), Bruxelas (Bélgica), Berlim (Alemanha) e Paris, a capital francesa, onde faleceu a 15 de abril, 1938 como presságio de um de seus versos mais conhecidos: “Me moriré en París con aguacero”.


A seguir apresentamos cinco das primorosas obras de um escritor considerado o maior expoente das letras peruanas e um dos maiores escritores da literatura universal do século XX: César Vallejo.


"Los Heraldos Negros" (1918)



"Há golpes na vida, tão fortes... não sei!" Este é o verso inicial e final do poema cujo nome dá título à primeira coletânea de poemas publicada por Vallejo em seu país natal, Los heraldos negros.

Nesta obra, apesar de ver um corte modernista, no entanto, também é perceptível o início da busca por uma diferenciação expressiva que seria típica na obra de um dos maiores inovadores da poesia universal.


Trilce (1922)



"Amemos os vivos aos vivos, que as boas coisas mortas serão depois". É assim que se lê o verso LXX dos poemas Trilce. Este texto denota a busca do autor por uma criação poética pessoal e autêntica. É considerado um dos mais importantes da vanguarda latino-americana.


Escalas (1923)


Escalas ou Escalas Melografiadas (como também é conhecida) é a primeira obra publicada por Vallejo escrita em prosa e é composta por uma série de contos e contos, entre os quais se destacam "Más allá de la vida y la muerte", "Los caynas" e "cera".


Fabla Salvage (1923)


Esta foi a segunda prosa publicada por Vallejo, poucos meses depois de Escalas. Este pequeno romance, classificado como romance psicológico, surgiu na forma de um livreto de 49 páginas publicado como o nono número da coletânea popular editada por "La Novela Peruana."


Tungstênio (1931)

Este romance social ou romance proletário escrito pelo escritor peruano foi publicado em Madri. Foi reconhecida como uma das obras mais influentes no desenvolvimento da narrativa da corrente cultural conhecida como indigenismo.

A obra denuncia os perigos e humilhações a que o Peru foi exposto devido à penetração imperialista que ocorreu por meio, sobretudo, das mineradoras transnacionais.




_____________________
Fonte:
teleSURtv.net - Cinco obras para recordar el legado del peruano César Vallejo - 15/04/2023 - Disponível em <https://www.telesurtv.net/news/peru-cinco-obras-recordar-cesar-vallejo-20220413-0010.html?utm_campaign=shareaholic&utm_medium=facebook&utm_source=socialnetwork&fbclid=IwAR14giSKijshuZfEBMP2wwLTKiRkNMKhFeyyjz4dtU7i3Z-9lqBI2sc9_2o> Acessado em 18/04/2023 - TRADUÇÃO NOSSA


Nenhum comentário