Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

CURIOSIDADES DA HISTÓRIA: POR QUE 1º DE ABRIL É O DIA DA MENTIRA?

Pinóquio

Curiosidades da História: Por que 1º de abril é o dia da mentira?

O mês de abril chegou e sempre no seu primeiro dia precisamos ficar atentos para não cairmos em nenhuma pegadinha e nem acreditarmos nas mentiras mais lavadas que vão nos contar. Isso porque há muito tempo se celebra o dia primeiro de abril como o Dia da Mentira.
_______________________________________

Todos se perguntam: Por que o dia primeiro de abril é o dia da mentira?

Pelo menos duas hipóteses tentam explicar esse fato. Uma das explicações está no fato de abril ser o segundo mês do calendário de Rômulo, contando trinta dias como hoje. Em Roma, no dia 01 de abril, todo o povo se reunia ao redor do Templo de Teseu, entregando-se à ruidosas festas e danças. Na ocasião, todo tipo de diversão e brincadeiras eram permitidas. Provavelmente destas brincadeiras veio a origem das mentiras e blefes que se pregam até nos dias de hoje.

Outra explicação está no fato de que até o século XVI, o ano novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera no hemisfério norte, sendo também o dia da Anunciação do Senhor.

Em 1564, depois da adoção do Calendário Gregoriano, o rei Carlos IX, da França, determinou que o ano novo fosse comemorado dia 1º de janeiro, mas alguns franceses resistiram à mudança, querendo manter a tradição. Os gozadores passaram a ridicularizar estes conservadores, enviando presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.

Entre os trotes de abril, um dos mais populares era o anúncio de casamentos falsos, marcados para o dia 1º. Arruaceiros também pregavam cartazes com supostos editos reais de conteúdo jocoso.

O dia primeiro de abril como dia do trote, da mentira ou dos bobos pegou tanto que nos Estados Unidos essa data é tradicional, sendo chamada de “April Fool`s Day” – Dia da Mentira de Abril.

Entre nós existem aquelas brincadeirinhas inocentes, mas também aqueles que, mesmo fora de abril, contam mentiras para tentar passar a perna nas demais pessoas, tirando proveito da situação. Quem não se lembra da história da Loira do Banheiro, da Grávida de Taubaté, do ET de Varginha e de tantas outras mentiras ligadas a OVNIs, fantasmas ou assombrações?

Não é à toa que o cantor Erasmo Carlos se referiu ao tema cantando o “Pega na Mentira”. Muitas dessas mentiras são divulgadas e aumentadas pelos meios de comunicação e pelas redes sociais, advindo daí as famigeradas fake news que tanto mal tem provocado.

Por isso, precisamos ficar atentos, no dia primeiro de abril ou em qualquer outro dia do ano, para não sermos surpreendidos caindo nas mentiras e pegadinhas e, pior, ajudando a divulga-las como se fossem a maior verdade!



________________________
Fonte:
A12Curiosidades da História: Por que 1º de abril é o dia da mentira? - 01/04/2022 - Disponível em <https://www.a12.com/redacaoa12/mundo/curiosidades-da-historia-por-que-1o-de-abril-e-o-dia-da-mentira> Acessado em 27/03/2023




Nenhum comentário