Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

SERIA POSSÍVEL "CONVERSAR COM OS MORTOS" USANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

A ideia é que, por meio da inteligência artificial, os usuários possam conversar com seus entes queridos através de sua versão digital.

Seria possível "conversar com os mortos" usando inteligência artificial?

Aplicativo de inteligência artificial permite usuários a conversarem com entes queridos que já faleceram. No entanto, especialistas ponderam o uso do aplicativo para lidar com o luto. Entenda como funciona a ferramenta que está reinventando a maneira de guardar lembranças!
__________________________________

O contínuo avanço da tecnologia faz a humanidade se questionar sobre as possibilidades que podem ser adaptadas e criadas para a nossa realidade. Baseado nisso, uma notícia recente informou que uma empresa de tecnologia quer que seus usuários tenham a capacidade de utilizar inteligência artificial para criarem versões póstumas de si mesmos.

Essa é a proposta da HereAfter AI, empresa sediada na Califórnia, Estados Unidos, que visa permitir a comunicação entre os que já faleceram e os vivos, através da criação dessa pessoa em uma completa versão digital.

A proposta inicial da HereAfter é que exista um lugar onde todas as memórias possam viver para sempre!

A ideia surgiu com Vlahos, o chefe executivo da empresa, devido a memória afetiva com seu pai, que foi diagnosticado com câncer de pulmão terminal em 2016. Vlahos contou que essa experiência não o fez sentir menos falta do pai, mas gostou da sensação de sentir o pai - e os aspectos de sua personalidade - mais presente em sua vida.

Pela descrição do aplicativo, o objetivo principal é tentar tornar o “para sempre” mais acessível com a utilização de áudios, imagens e vídeos. A empresa norte-americana afirmou que, em um futuro próximo, gostaria que as pessoas encontrassem uma forma de conversar com parentes que já faleceram através de um aplicativo de inteligência artificial.

O HereAfter possui uma infinidade de prompts para despertar memórias, conselhos, piadas, reflexões e viagens. O aplicativo também permite que o usuário grave - em áudio - histórias sobre suas experiências de vida. Além da possibilidade de inserir fotos e outros documentos para aprimorar a experiência, permitindo, também, que os familiares escutem a voz comentando algo sobre o momento importante que foi vivido.

Mas, como funciona o aplicativo para "conversar com os mortos"?

O aplicativo consiste no uso da ferramenta como um biógrafo, incrementando inteligência artificial avançada, em que o usuário adiciona aspectos simples de sua vida por meio de perguntas feitas pelo próprio aplicativo, que tem como objetivo criar sua verdadeira versão virtual. Ainda “em vida”, o usuário responderia uma série de perguntas sobre amigos, infância, relacionamentos, sentimentos, universidade e até espiritualidade; tudo isso para criar sua versão digital.

O usuário responde as perguntas por voz, de modo que também treina a inteligência artificial a reproduzir sua fala. Com essas informações coletadas, o aplicativo organiza a personalidade, relacionamentos e histórias de infância do usuário.

Então, por meio da inteligência artificial, a plataforma desenvolve um aperfeiçoamento da versão digital do usuário. Portanto, quando o familiar perguntar qualquer coisa para o aplicativo, a resposta pode vir na voz que já foi armazenada anteriormente. Dessa forma, a ferramenta permitiria que os vivos conseguissem uma maneira de se “comunicar” com entes queridos que já faleceram.

Guardaremos e organizaremos, com segurança, tudo para os entes queridos ouvirem imediatamente ou anos no futuro - informou a empresa HereAfter.

Existem diferentes pontos de vista dessa tecnologia: para alguns, isso seria interessante; para outros, essa é uma ferramenta perigosa para o luto. Um artigo publicado em outubro de 2022 na MIT Technology Review, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, afirma que a utilização deste aplicativo deve ser ponderada. Para a visão dos especialistas, as versões virtuais de entes queridos falecidos podem prolongar a dor dos parentes ou até mesmo tirar a pessoa da realidade.

De acordo com o Jornal Washington Post, o aplicativo parece ser a tentativa de um próximo passo na busca humana pela imortalidade. Além disso, outras iniciativas do gênero já estão sendo pensadas, tais como um avatar póstumo no metaverso...




Fonte:
TEMPO.COM - Seria possível "conversar com os mortos" usando inteligência artificial? - 12/02/203 - disponível em <https://www.tempo.com/noticias/ciencia/seria-possivel-conversar-com-os-mortos-usando-inteligencia-artificial-tecnologia-aplicativo.html> Acessado em 27/03/2023.

Nenhum comentário