Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

ELON MUSK E CENTENAS DE ESPECIALISTAS PEDEM UMA PAUSA NA PESQUISA SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Elon Musk
Elon Musk e centenas de especialistas pedem uma pausa na pesquisa sobre inteligência artificial

Em carta aberta, milhares de personalidades exigiam a suspensão por pelo menos seis meses dos experimentos gigantes que “nem mesmo seus criadores conseguem entender, prever ou controlar”.
________________________________________

O rápido avanço da Inteligência Artificial (IA) assusta até seus próprios criadores. Na quarta-feira (29/03/2023), Elon Musk, um dos fundadores da OpenAI, e centenas de especialistas mundiais assinaram uma petição para suspender a pesquisa de tecnologias mais poderosas que o ChatGPT 4 por pelo menos seis meses devido a possíveis “grandes riscos para a humanidade ”.

A reunião de assinatura aconteceu no local do instituto Future Of Life , onde foi exigido uma “pausa para experimentos gigantes de IA,” até que sejam estabelecidos sistemas de segurança com novas autoridades reguladoras, vigilância de sistemas de IA, técnicas que ajudam a distinguir entre o real e o o artificial e instituições capazes de lidar com o "drama a perturbação econômica e política (especialmente para a democracia) que a IA causará".


O diretor da OpenAI, Sam Altman, reconheceu em outras ocasiões que tem "um pouco de medo" de que sua criação seja usada para "desinformação ou ataques cibernéticos em larga escala". Nos últimos dias, viralizaram falsas fotos ultrarrealistas da suposta prisão de Donald Trump , criadas com essa tecnologia .

Uma das imagens de Donald Trump sob custódia que se tornou viral, criada pela AI.
Mas Altman não é o único que expressou preocupação. Outros como Musk, dono do Twitter e fundador da SpaceX e da Tesla e o historiador e pensador israelense Yuval Noah Hariri expressaram seus temores sobre uma IA incontrolável que supera os humanos.

Ninguém pode "prever ou controlar" a nova inteligência artificial, alertou a carta pública

A carta pública expressa profunda preocupação com o avanço da IA ​​fora dos limites que até os próprios criadores podem controlar. “Nos últimos meses, vimos os laboratórios de IA se lançarem em uma corrida descontrolada para desenvolver e implantar cérebros digitais cada vez mais poderosos que ninguém, nem mesmo seus criadores, pode entender, prever ou controlar de forma confiável”, diz o documento.

Por sua vez, ele pergunta: "Devemos permitir que as máquinas inundem nossos canais de informação com propaganda e mentiras? Devemos automatizar todos os trabalhos, incluindo os recompensadores? Devemos arriscar perder o controle de nossa civilização? Essas decisões não devem ser tomadas para líderes de tecnologia não eleitos"

Para os especialistas signatários, “poderosos sistemas de IA devem ser desenvolvidos, apenas quando tivermos certeza de que seus efeitos serão positivos e seus riscos passíveis de serem administráveis”.

Além de Musk, Altman e Harari, outras personalidades proeminentes assinaram a petição, incluindo o cofundador da Apple, Steve Wozniak , membros do laboratório DeepMind AI do Google, o diretor de Stability AI, Emad Mostaque, bem como especialistas e acadêmicos americanos de IA e engenheiros executivos da Microsoft, uma empresa parceira da OpenAI.




__________________________
Fonte:
Página|12 - Elon Musk y cientos de expertos piden pausar la investigación sobre inteligencia artificial - 30/03/2023 - Disponível em <https://www.pagina12.com.ar/536043-elon-musk-y-cientos-de-expertos-piden-pausar-la-investigacio?utm_source=FB&fbclid=IwAR1TeGt5GgXeaf4X7cUY5hoe1RGnGs9ZTfHs99J0f8eCdb8ivYWBrBlI8GU> Acessado em 31/03/2023 (31/03/2023 - Tradução nossa)


Nenhum comentário