Grandes obras da literatura distópica
"Uma ditadura perfeita teria a aparência de uma democracia, mas seria basicamente uma prisão sem muros da qual os presos nem sonhariam em escapar. Seria essencialmente um sistema de escravidão, em que através do consumo e do entretenimento, os escravos amariam sua servidão." ( Aldous Huxley, Admirável Mundo Novo, 1932)
____________________
Análise de três grandes obras da literatura distópica.
A ficção distópica oferece uma visão do futuro. As distopias são sociedades mergulhadas em um declínio catastrófico, com personagens lutando contra a ruína ambiental, o controle tecnológico e a opressão do governo.
Os romances distópicos podem desafiar os leitores a pensar de maneira diferente sobre os climas sociais e políticos atuais e, em alguns casos, podem até inspirar ações.
A literatura distópica é uma forma de ficção especulativa que começou como uma resposta à literatura utópica (sociedade perfeita) . Uma distopia é uma comunidade ou sociedade imaginada de forma desumanizante e aterrorizante.
No vídeo a seguir , apresentamos uma breve resenha dos 3 livros mais aclamados da literatura distópica: Um Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley, Fahrenheit 451 , de Ray Bradbury, e 1984 de George Orwell.
__________________________
Fonte:
BLOGHEMIA
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário
Postar um comentário