Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

“MARCIA MAH: CANTORA, COMPOSITORA, ATRIZ E PRODUTORA CULTURAL”, POR CLEO OSHIRO


“Marcia Mah: cantora, compositora, atriz e produtora cultural”, por Cleo Oshiro

“Sou cantora por vocação e me atrevo a compor canções sobre tudo que me encanta, me indigna e me poetisa. Frequento rodas de cantoria de todos os gêneros, pois penso que a boa música não tem fronteiras na alma do cantador”.
_________________________

Marcia Mah – cantora, compositora, atriz e produtora cultural, natural de Sorocaba SP, iniciou a carreira cantando no teatro de rua interagindo com diversas linguagens em performances musicais. Aos 26 anos entrou no curso de canto do Conservatório de Tatuí SP, onde fez parte do Coral Cênico “Da Boca pra Fora” atuando como solista em concertos sinfônicos.


Lançou seu primeiro CD em 2000, intitulado “Apanhado” onde reunia músicas inéditas de compositores de sua região, em 2006 já no curso de MPB/JAZZ, pesquisou a vertente cantada do choro, formando o grupo Casa de Marimbondo com quem grava o CD “Choro Canção” com clássicos do gênero, em 2011 estreia seu lado autoral com o DVD ao vivo “Lalaiá – um canto plural brasileiro”, sendo convidada pelo selo europeu Music In My Soul (MIMS) para uma turnê em cidades portuguesas em 2015, em 2016 grava um álbum de clipes onde reflete sua relação com o canto denominado “Prismah - um olhar sobre o corpo da voz” que é contemplado pelo PROAC para Circulação de Espetáculo na capital, interior e litoral de SP (2018).

Sempre envolvida em diversas frentes culturais, tem atuado em projetos de arte educação, meio ambiente, oficinas e diversos shows temáticos como Bioma Musical, Ecos de 22, homenagens a ícones como Dorival Caymmi, Cartola, Nara Leão, Clementina de Jesus, Noel Rosa, sempre com foco na mestiçagem cultural e no patrimônio da canção brasileira nos mais diferentes espaços de entretenimento, educação e cultura pelo país.

“A voz é a expressão da alma não só de quem canta, mas de um povo, de um lugar…Em meus dois discos autorais busco retratar esse olhar transversal sobre o cancioneiro. O primeiro 'La,la,iá – um canto plural brasileiro' faz uma visão panorâmica dos elementos que compõem a paisagem sonora da cultura tradicional e suas manifestações e, o segundo, 'Prismah – um olhar sobre o corpo da voz', é um mergulho interior, questionando o sentido do próprio cantar, percebendo o corpo como espaço de memória afetiva e as canções como de memória do tempo, no que há de mais íntimo, mítico e coletivo."

O fio condutor de todo esse trabalho está em um olhar contemporâneo sobre nossas tradições, através do encantamento que não nos permite ser somente caipiras, malandros ou modernos, essa brasilidade plural, étnica e estética é a massa do artista independente, da qual a cantora faz coro, ao acreditar na necessidade de formar novos ouvintes, de ampliar o público para apreciação de músicas além dos chavões e rótulos. Um colorido painel de ritmos brasileiros com composições que refletem seu olhar sobre as tradições mais que apontam para as influências contemporâneas ligadas à música do mundo, mantendo viva às trocas culturais que caracterizam a híbrida MPB.

“Sou cantora por vocação e me atrevo a compor canções sobre tudo que me encanta, me indigna e me poetisa. Frequento rodas de cantoria de todos os gêneros, pois penso que a boa música não tem fronteiras na alma do cantador”.


O grupo coletivo Uma Terra Só, foi criado em 13 de fevereiro de 2023 e conta com mais de trezentos músicos, a maioria de compositoras e compositores espalhados pelo Brasil e outros países. O gaúcho Carlos Di Jaguarão (Compositor, Poeta, Letrista e Roteirista) é o responsável pela criação do grupo, tendo criado parcerias com mais de 100 Meios de Comunicação em vários países, onde cada um dos integrantes do coletivo, enviam sua playlist e os mesmos se comprometem em veiculá-las em sua programação diária, apresentando o melhor da MPB.





_______________________________________

Cleo Oshiro, mineira mas viveu a maior parte da sua vida em São Paulo até se mudar para o Japão em 2002. Colunista Social no Japão, escreveu para mídias brasileiras nos EUA, Suíça e Brasil. Responsável pelo Setor de Arte e Cultura da Radio Shiga, divulga vários artistas em sua coluna e apresenta o programa 'Uma Terra Só, no Japão' direcionado aos ouvintes japoneses. É também a administradora internacional do coletivo musical brasileiro 'Uma Terra Só World' que agrega 600 integrantes entre intérpretes, compositores e músicos. Links:

Nenhum comentário