Ostara, o Sabbat das Flores!
Caracterizado como uma celebração ao equinócio de primavera, o sabá de Ostara é celebrado no hemisfério sul a partir do dia 23 de setembro, mesma data em que começa a estação das flores. Luz e sombra se encontram mais uma vez para proporcionar um dos únicos momentos do ano em que dia e noite possuem igual duração.
É um evento celestial em que as energias da luz e das trevas entram em equilíbrio. O sol fica aguardando para explodir em ondas de energia renovada e os dias se tornam mais longos. Os povos antigos, que eram muito dependentes do clima, costumavam celebrar a fertilidade da terra neste período, agradecendo a chegada de uma estação mais generosa do que o gélido inverno.
Ostara é um festival que ocorre no mundo inteiro e pode ter diversas variações, inclusive de data.
Independentemente do local, o equinócio de primavera simboliza o renascimento, o ressurgimento e a ressurreição. A elevação das temperaturas também contribui com o aumento da fertilidade, tornando essa uma ótima época para plantar as sementes da magia e do amor. Por causa disso, ao longo da história era comum dar rebanhos a um casal para encorajar e estimular a fertilidade dentro do casamento.
O nome Ostara está relacionado com a deusa da fertilidade, amor e do renascimento da mitologia anglo-saxã, da mitologia nórdica e mitologia germânica. Também é relativo às festividades que se celebram durante o equinócio desta estação. A data tem forte ligação com diversas outras celebrações pagãs. Vale lembrar que a palavra “fertilidade” está associada à muitas variáveis de “fértil” e não apenas aos bebês e gestações. Por exemplo, a Terra, a mãe Gaia, é fértil em todos os sentidos, desde a forma como conduz os seus rios, até as plantas, frutas e flores. A Terra é fértil, então é fácil de se imaginar que “Fertilidade” tem a ver com prosperidade, por isso, é um sabbat propício para energização e invocação de tudo o que se refere a esse sentido.
De acordo com a mitologia, Ostara trouxe a primavera e a fertilidade de volta ao mundo após uma longa e escura temporada de inverno. Ela é retratada como uma deusa jovem e bonita, com cabelos dourados e vestida com roupas leves e floridas. Ostara é muitas vezes acompanhada por coelhos, que simbolizam a fertilidade, e por ovos pintados, que representam o renascimento (sim, exatamente os coelhos e ovos da Páscoa, que foram direcionados para a data atual da festa, pelos cristãos). Uma das principais tradições desse festival é a decoração de ovos. O ovo representa a fertilidade da "deusa" e do "deus". Outra tradição muito antiga é a de esconder os ovos e depois achá-los.(Também veio daí o costume dos Norte-americanos de esconderem os ovos de chocolate no dia da Páscoa para que as crianças os achem). Nos Sabbats, existe regularmente o debate sobre apropriação indevida, que dura todo o calendário judaico que seguido na cultura moderna, da figura de Ostara e seus ritos, incorporada ao folclore da Páscoa ou Pessah. A tradição de decorar ovos é uma referência direta a Ostara, pois os ovos representam a fertilidade e o renascimento. Além disso, o coelho tornou-se um símbolo popular da Páscoa, também em referência à Ostara.
Durante o equinócio de primavera, que ocorre por volta de 22 a 25 de setembro no Hemisfério Sul e por volta de 22 ou 23 de março no Hemisfério Norte, os fiéis lembram bastante Ostara. Esse período marca o momento em que os dias ficam mais longos, as noites mais curtas e os alimentos mais abundantes.
O início da primavera marca também a volta do Sol e uma época do ano em que dia e noite tem a mesma duração depois do inverno. Para os alguns neopagãos é o despertar da Terra com sentimentos de equilíbrio e renovação.
As flores representam o renascimento e a renovação da natureza, sendo assim, outro símbolo importante associado a Ostara.
Na primavera, as flores começam a desabrochar novamente, trazendo cor e vida para o mundo após o inverno. Na mitologia germânica, as histórias sempre associam Ostara a flores, especialmente a flores brancas, como lírios e narcisos.
Também se pode realizar meditações ou invocações, pedindo a bênção de Ostara para a renovação da vida e da fertilidade. Ou realizar oferendas, como flores ou ovos, em um altar dedicado a Ostara.
Já reparou como as pessoas gostam de fazer uma faxina de primavera? Não apenas na casa e naqueles armários que são reabertos para dar uma arejada, mas uma limpeza espiritual, ainda que inconsciente. Esse é um período propício para voltar-se para dentro e restabelecer o equilíbrio, para após isso o externo ser tomado pela abundância.
Os Símbolos de Ostara são símbolos da fertilidade e da vida:
Os ovos também podem ser usados para receitas tradicionais ou inovadoras e também para fazer pedidos de fertilidade e realização.
Já o leite representa a nutrição da Deusa, o alimento necessário para o desenvolvimento da vida. A lebre ou coelho é o animal sagrado que simboliza a fertilidade da Deusa e da natureza, pois levam um período de 28 dias para gestarem e darem à luz.
Os nórdicos e Celtas sempre se utilizavam do leite no rito de Ostara para que, ao beber, pudessem oferecer, em reverência, para a Mãe Terra.
Por último, as flores representam o ressurgimento da vida e a beleza da natureza. No Equinócio de Primavera indica-se colher flores e enfeitar os espaços sagrados e altares com elas.
Também são costumes do “Rito de Ostara”: fazer oferendas de pão e bolo para a deusa, colocando-os no altar e depois na natureza; fazer oferendas para os elementais, agradecendo pela beleza da primavera; plantar árvores e flores; consagrar o jardim, etc.
Os alimentos desse ritual são: ovos, leite e todos os seus derivados, mel, bolos, frutas da estação e flores comestíveis.
Rituais para celebrar a Ostara:
Os rituais de Ostara não são, especificamente, para fazer apenas pedidos. Fazem-no, mas mentalizando seu caminho até a realização de seu desejo e agradecendo. Confira algumas dicas do que fazer durante todo o dia entre 23 e 25 de setembro:
Meditação antes dos rituais de Ostara:
Primeiramente, comece essa nova fase com uma meditação. Não precisa ser nada complicado, pode pegar alguma meditação guiada ou mantra no YouTube, tirar um tempo para você e se concentrar por 15 minutos tentando limpar a mente. Pode parecer difícil, mas fica fácil com o tempo. Você pode também simplesmente mentalizar palavras do bem e de gratidão, unindo as duas mãos, olhando a amplidão em direção horizontal, em reverência e gratidão a mãe Terra e a Ostara.
Celebração com alimentos:
Leite, ovos e outros alimentos ligados à nascimento e fertilidade eram muito usados nos rituais de Ostara dos celtas. Sendo assim, por ser uma data especial, que tal preparar um jantar diferente? Frutas e pães são uma bela escolha.
Velas e flores:
Esse é o início da primavera, portanto, faz muito sentido comprar ou colher flores neste dia. Coloque-as como decoração e acenda velas claras nos tons de rosa, verde, azul, amarelo e branco, pedindo proteção nos seus novos projetos.
Banho energético do ritual de Ostara:
Prepare um banho energético com pétalas de flores, podem ser rosas cor de rosa, por exemplo e adicione lavanda e jasmim. Lembrando que elementos secos podem ser adicionados na água que está sendo fervida. Já os frescos devem ser colocados na água quente com o fogo desligado e um prato em cima para abafar.
Por fim, as pétalas não precisam ser coadas e o banho deve ser jogado do pescoço para baixo.
Lindo e próspero Ostara a todos!
___________________
Fonte: Diversos Artigos na Internet.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário
Postar um comentário