Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

A MÚSICA E O MUNDO ANTIGO



A música e o mundo antigo


A música nasceu como expressão do homem enraizada no seu tempo, na mentalidade e nos problemas do período histórico em que viveu.

Por esta razão, cada vez e cada lugar tem música diferente e gostos musicais diferentes. Um exemplo são as trilhas sonoras de filmes pertencentes a países distantes daquele em que vivemos: há melodias, timbres e instrumentos muito diferentes daqueles a que estamos acostumados.

Por isso, nosso percurso histórico não se limitará às expressões musicais do mundo ocidental, uma vez que o estudo e a análise de criações musicais pertencentes a outras culturas exigem uma sensibilidade estranha aos ocidentais e sem a qual não é possível apreciá-las ou compreendê-las.

Não se sabe quando a música nasceu, nem há uma verdadeira notação escrita dela.

Culturas do passado estabeleceram a maneira de transcrever graficamente sons muito depois da invenção da escrita, e algumas culturas não têm registro escrito de suas músicas. Além disso, os documentos muitas vezes foram completamente perdidos e o conhecimento dos instrumentos utilizados, bem como a compreensão de seu uso, só pode ser deduzido dos textos escritos e das imagens pintadas nos vasos. Em qualquer caso, esta informação nunca será capaz de nos devolver as melodias entoadas.

Antigamente acreditava-se que a música tinha origens divinas. O único fato certo é que ela nasceu com a dança e que ambas as formas de expressão estavam intimamente ligadas a uma dimensão social e ritual. Nas civilizações antigas, o homem formulava suas próprias orações às divindades usando canto e música, muitas vezes acompanhados por movimentos rítmicos do corpo. Foram necessários muitos séculos para que a música se desenvolvesse como uma expressão independente do quadro religioso.





____________________
FONTE: BLOGHEMIA
[Tradução: REVISTA BIOGRAFIA]

Nenhum comentário