Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

RENATA LIRA, DA BANDA FLOR DE ARUANDA, LANÇA LIVRO SOBRE MOVIMENTO QUILOMBOLA


Renata Lira, da Banda Flor de Aruanda, lança livro sobre Movimento Quilombola
Por Cleo Oshiro

Flor de Aruanda é uma banda que inspira-se nas influências sonoras do rock, do soul e da MPB. Suas músicas abordam o amor, a ecologia e o pacifismo. A banda foi formada pela vocalista e compositora Renata Lira e pelo baixista Alexandre Lira, nasceu no Rio de Janeiro em maio de 2011, após a realização e lançamento do filme Quilombo (2010), de Renata Lira, sobre a região serrana de Casimiro de Abreu (RJ).

__________________________-
Renata é historiadora e lançou em 2018 o livro “Quilombo na Serra do Mar: a ousadia de lutar pela liberdade”, e em outubro de 2023 aconteceu na Casa Arte & Café, o lançamento da segunda edição do livro, com uma noite de roda de conversa, noite de autógrafos e o som da Flor de Aruanda (voz e guitarra), com Renata e Alexandre Lira. Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (2013), instituição na qual também se graduou em História – Bacharelado e Licenciatura (2007), Renata iniciou suas pesquisas sobre o movimento quilombola na Serra de Casimiro de Abreu\RJ em 2004.

Reduto de luta contra a escravidão e os conflitos de terra relacionados a ocupação territorial fluminense ocorridos de 1808 a 1831, Serra de Casimiro de Abreu foi submetida ao projeto colonizador português. Por ordem de D. Pedro, os habitantes do Quilombo foram expulsos de suas terras no início de 1820, que foram entregues às recém-chegadas famílias suíças. A comunidade de escravos fugitivos foi literalmente excluída, mas manteve vestígios na região onde um dia existiu seu território.

Renata Lira relata a trágica história, desnudando um intrincado jogo de disputas entre suíços e quilombolas. Premiado em 2° Lugar na 7ª Mostra Cinema Popular Brasileiro em 2010, o documentário foi escolhido pelo Júri Científico do Quatrième Festival International de films de recherche: diasporas, cultures et citoyennetés – 2011-2012 para participar de um circuito de exibições e debates por cidades europeias, americanas, asiáticas e africanas.

Banda Flor de Aruanda
Em 2012, a Flor de Aruanda participou do EP “Berimbau” com Andy DJT, de Nápoles, em homenagem à obra de Baden Powell e Vinícius de Moraes. Neste ano, tocou no Planetário da Gávea e no Festival Primavera-Verão de Rio das Ostras. No ano seguinte lançou o videoclipe de “Um amor acontece”, dirigido pelo cineasta Álvaro Furloni.

O primeiro álbum foi lançado na primavera de 2016, dando início a uma turnê pelo estado do Rio de Janeiro. Em junho de 2017, estreou a versão ao vivo de “Um dia de Primavera”, para a série Registros. A parceria com o produtor Carlos Savalla também resultou no lançamento de “Raio de Luz”, em setembro. Em novembro, a banda disponibilizou nas plataformas digitais o remix “Um amor acontece DUB”.

Em 2018, a Flor de Aruanda lançou a música “Eu, você e o mar” no Beco das Garrafas, em homenagem ao aniversário de 60 anos da bossa-nova. No fim deste ano, lançou o single “Nossa história” pela Savalla Records.

Em 2019, a banda participou do XVIII Festival de MPB de Pereira Barreto (SP), da Festa Africanidades em Casimiro de Abreu (RJ), da 17. ª Semana Nacional de Museus em Barra de São João, da 10.ª FLIM de Santa Maria Madalena, da Festa Woodstock in Sana e do Festival Sana Cultural.

Participou em 2020 do InSana Rock Festival e lançou o videoclipe Nave-mãe (espaço sideral). Em 2021, a banda foi convidada para a Maifest Festival e para a 12.ª edição da FLIM de Santa Maria Madalena.

Em 2022, participou do projeto Soul da Casa no Teatro Popular de Rio das Ostras e em maio lançou o single “Eu, você e o mar”. Em agosto, a banda lançou o single “Meu amor”. Em outubro, a banda abriu o show do Raiz do Sana e lançou a edição comemorativa de 10 anos de “Um amor acontece” em EP, que apresenta a versão em estúdio, dois remixes e a gravação ao vivo em Rio das Ostras.

Em novembro, abriu a programação do Festival Gastronômico Sabores do Sana e lançou o single e videoclipe da música Universo é Mental, em show no Gueralds em Piratininga, Niterói.

Em 2023, a banda apresentou o novo show em noites memoráveis no Mississipi Delta Blues Bar, Ganjah, Thunder Rock Café e eventos em várias cidades do Rio de Janeiro. Neste ano, a Flor de Aruanda expandiu seu alcance na cena alternativa, chegando a mais de 20 países.

A banda é formada por Alexandre Lira – Renata Lira – Marcos Azevedo – Marvin Foster.





_____________________
Cleo Oshiro
,  mineira mas viveu a maior parte da sua vida em São Paulo até se mudar para o Japão em 2002. Colunista Social no Japão, escreveu para mídias brasileiras nos EUA, Suíça e Brasil. Responsável pelo Setor de Arte e Cultura da Radio Shiga, divulga vários artistas em sua coluna e apresenta o programa 'Uma Terra Só, no Japão' direcionado aos ouvintes japoneses. É também a administradora internacional do coletivo musical brasileiro 'Uma Terra Só World' que agrega 600 integrantes entre intérpretes, compositores e músicos. Links:

Nenhum comentário