Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Renato Ferraz - Poemas


Prece de um sertanejo

Deus, ò meu Deus
Invoco-lhe uma prece
Que mande-nos chuva logo
Porque seco do jeito que está
Tudo aqui, sem a sua bênção, irá se acabar...

Depositei minhas últimas esperanças
Plantando essas sementes que me restavam,
O que será de nós se a chuva não chegar
E se o inverno passar, com mais um ano de seca?...

Senhor, só o Senhor poderá nos ajudar daí do céu!
Aqui na terra nada somos, a não ser seus filhos.
Já imploramos a todos a quem temos direito...
Cada vez mais nos enganam com promessas,
Que se repetem, entra ano, sai ano.
Parece até, ò pai, que eles ao contrário da gente
Torcem pela nossa miséria, para que a chuva não venha.


Não queremos sair por aí perambulando,
Como fugitivos, pelas cidades grandes,
Não somos vagabundos.; vontade não nos falta para trabalhar.
Aqui nossos antepassados foram enterrados com tanta devoção!
Nossos pais também nos criaram
E assistimos nossos filhos nascerem e crescerem...

Sabemos de histórias de conterrâneos ...
Outro dia eram nossos vizinhos e até parentes, ò pai,
Que partiram em busca de dias melhores,
Para morarem em lugares com outros costumes
E, ou morreram pior ou foram mortos...

Pai, aqui a vida tem sido ingrata,
A natureza tem horas que parece até nos castigar...
E os homens do poder nos têm sido cruel
É como se já nascêssemos condenados
A viver e morrer nesse eterno sofrimento!

O sol amanhece cada dia mais forte,
A última cacimba que tinha, secou.
As poucas criações que restavam, morreram
E o chão, como se nos chamasse para seu interior, até rachou.

MINHA FLOR

Seu coração para mim
É uma flor que desabrocha
E se abre à minha espera
Para sentir seu aroma.

Como um beija-flor
Penetro-lhe prazerosamente
Para retirar-lhe o néctar do amor
Juntos fechamos o ciclo da vida.

Suas pétalas enchem-me de vigor
Quando deslizo sobre seu corpo
A procura do seu inconfundível cheiro
Seu perfume excita-me de paixão.

A seiva que tiro de voce
Alimenta o meu viver
Sugo-lhe as vitaminas do amor
Hei de beijá-la por toda a nossa vida.
 
SONHO

Quando a noite chega
Você vem de mansinho
Estou a esperá-la,
Como um pássaro no ninho.

Ao vê-la chegar e ouvir a sua voz
Suas palavras dóceis
Transbordo-me de felicidade.
Alimentam minh’alma.

Madrugada a dentro
Enquanto durmo
Meu pensamento voa até você,
Como fantasia, acordado!

Em meu quarto, na cama
Ouvimos a música dos céus.
Juntos em estado de entrega
Entoamos os sons dos mortais.

Ao despedir-se de mim
Fico a esperar que o dia amanheça.
Na lembrança fica o desejo
Que tudo de novo se repita.

MEU CORAÇÃO É UM OCEANO

O que há dentro de mim,
Do meu lado esquerdo
É um mar apaixonado
Espraiando amor sem fim.

O que sinto por você
É do tamanho do céu.
Esse sentimento brilha
Como as estrelas lá no alto.

Quando os meus olhos
Econtram os seus
Desmancham-se em festa
Como uma flor que desabrocha.

O encanto do seu sorriso
É belo como um por-do-sol.
Minha alegria entra em êxtase
Quando estou junto de você.

Não me canso de olhá-la
Como o sol ilumina a terra.
Sua boca é a flor que me dá
O própolis quando a beijo.

Você é como uma noite de lua
Que traz inspiração pra meu viver
Como um pássaro que encanta
Eu nasci para amar você.



HOJE MEU CORAÇÃO BATE DIFERENTE

Hoje eu quero lhe oferecer uma flor
Quero dar-lhe um beijo diferente
Para voce sentir o significado do meu amor
E o quanto isso é importante para a gente.

Como um pássaro, hoje eu quero voar
Chegar até você, convidá-la para fazer nosso ninho
Para você uma melodia de amor, irei cantar
Irei dedicar-lhe todo o meu carinho.

Meu coração hoje amanheceu em festa
Há dias que a gente acorda diferente...
A felicidade parece está estampada na testa
É quando o amor chega e mexe com a gente.

Creio que hoje o sol nasceu diferente
Ou será que a lua virá de forma excepcional ?
A temperatura do meu corpo está mais quente
Na vida não acredito em nada casual.

Meus desejos hoje vieram à tona
Acordei com mania de querer você
Quero que você seja minha dona
Tudo em mim parece que irá derreter

Se é consequencia da lua, eu nao sei
Importa-me que reservo-lhe um dia especial
Vou beijá-la como nunca antes beijei
Nosso encontro será sensacional.


O MUNDO, UMA POESIA...

Quando o mundo ainda nem era mundo de verdade,
as estrelas não brincavam de paquerar e piscar, no céu para nós...
o sol ainda não abraçava a terra, iluminando-nos com seu colorido mágico...
a lua nem nos dava bola e ...nem nos excitava com seu brilho...
o mar ainda não tinha o azul dos olhos de Deus!
a água da chuva não escorria na terra nos fazendo ficar boquiabertos a perder de vista sua infinita beleza...
as florestas não eram palco da melodia dos pássaros, nem do encanto dos animais, que juntos fazem um reino à parte...
a luz do fogo ainda não clareava as trevas das cavernas e dos recônditos onde os nossos ancestrais fizeram suas primeiras moradias...
o arco-íris ainda era preto e branco...
o ar ainda não nos fazia sentir o perfume das flores...
os pássaros ainda não cantavam apaixonadamente!
Foi num momento de inspiração poética que Deus criou o mundo
E hoje, que o mundo é uma realidade,
a natureza é o mais belo poema criado
pelo mais importante Poeta da vida
que a cada dia merece uma singular interpretação!



A Vida

O ser humano é p
otencialmente
pré destinado a sofrer?
A impressão que me dá, às vezes,
numa visão pessimista,
(ou realista?)
é que vivemos num mundo que parece
eternamente virado de cabeça para baixo.
Essa coisa que todos buscamos,
parece até que instintivamente nascemos com isso
arraigado em nossa mente,
é por fim,
a felicidade compensadora?
Os erros e descaminhos
dos que nos precederam,
o que nos conta a história,
enfim, as nossas limitações
que são o desafio do nosso dia a dia...
A mãe que carrega o seu rebento no
seu interior,
que o vê depois nascer e crescer
e no limiar da vida sofre junto com ele...
O trabalhador comum,
o homem simples
que vive um dia de adversidades,
as doenças e as dificuldades
que nos surpreendem ou parecem sabotar,
dentre outras coisas que nos faz sofrer e sentir dor;
É arriscar-se
a uma infinidade de dissabores
e sofrimentos,
quase sempre com um objetivo.
Mas o martírio,
as grandes tragédias
como o holocausto,
os tsunamis,
as grandes guerras,
a tragédia grega.
a fuga dos hebreus
em busca da terra prometida;
Isso é sobretudo
um martírio necessário
para a redenção?
É essa necessidade,
o preço
para que a raça humana
não afunde de vez
ou ela vive eternamente
afundada em seus problemas?
Como se diz na gíria do cotidiano,
"correndo contra o prejuízo".
O que testemunha a historia
com seus grandes fatos,
no abismo,
como os que morrem com as
grandes pestes e outras doenças
como a gripe espanhola
o craque e as drogas em geral,
hoje em dia,
anarquia moral
das classes dominantes,
as injustiças;
o sofrimento da humanidade
e do jeito como a mesma caminha,
alguns poucos que tem ou detêm o poder e o domínio,
seja qual for a forma política
ou regime, consagrado ou não
como livre representação.
A dor dos casais que parecem
viver em descompasso,
o homem e a mulher,
com suas grandes diferenças
e a forma como cada um vê a vida em comum,
e a histórica hipocrisia sexual.
As comuns transgressões,
os ditos pecados,
pelas religiões
de alguns.
A violência urbana
enfim,
parece que a humanidade
caminha emparedada
paradoxalmente
para um fim
em que
o tão bem propagado bem comum,
a tecnologia,
o bem estar,
e todos os avanços
como faz a medicina,
a mídia em toda a sua extensão,
a longevidade,
isso tudo se apresenta de um lado
e embaça a nossa visão
iludindo-nos
de uma forma que
os que podem, consomem
ou vivem como podem
e os que não podem,
e esses são a grande maioria,
parece que se manifestam
e a qualquer custo ou à revelia
ameaça a ordem
já que a violência do cotidiano
se instalou e tem moradia fixa
alimentando o ciclo da vida e a mídia.
A vida enfim,
no planeta poluído e espremido
por uma população crescente,
com as grandes cidades
cada dia dando sinais de alerta,
no final.



PRIMAVERA

Agora, tudo é diferente do que foi ontem,
do calor que a tarde fazia.
Hoje, sinto o aroma das flores
de uma outra forma.
Tudo mudou.
O sol brilha com mais vigor.
A brisa dá um ar sublime à vida.
Antes havia apenas um pressentimento
porém a mudança da posição dos ventos
já anunciava que o tempo mudaria.
Eu sentia que os bons ventos
traziam o perfume de flores em direção a mim.
Mas faltava um rosto angelical na história.
Meu coração cada dia vestia roupa nova
e se enchia de vaidade
como uma mulher ao passar batom nos lábios.
Ele preparou o que há de melhor
para recebê-la na primavera,
junto com a magia do canto
dos pássaros
acompanhado dos novos ares
do aroma das flores.
A gente, é bem provável,
talvez até tenha se cruzado
e trilhado os mesmos caminhos
Talvez até já tivesse trocado olhares
Mas, creio eu, ainda era cedo.
Tudo tem o tempo certo para acontecer.
A chuva que se prepara no céu
sabe a hora certa de molhar a terra
para lhe dar vigor e viço.
Assim, quando a chuva caiu
Trouxe você junto
eu conheci sua face molhada
O amor que a chuva trouxe
transbordou meu coração.
Fiquei em transe com a revelação
Não achava que uma simples chuva
trouxesse além das suas águas,
o que há de melhor;
O amor que se derramou torrencialmente
nas terras do meu coração.
Quando a primavera chegar
Eu quero sentir o cheiro da flor
que tem em sua boca!



MINHA RUA, ELA E O CÉU

Na minha rua tem uma praça.
Na praça da minha rua
há árvores, onde os pássaros
animam as manhãs e as tardes.
Parece que eles sentem a sua presença
Seu canto é diferente quando você se aproxima.
Na minha rua tem um caminho que leva ao mar.
No caminho que leva ao mar
há uma praia belíssima,
onde a brisa me traz um cheiro agradável
que prenuncia o amanhecer e também o entardecer.
Minhas tardes e manhãs são mais alegres quando ela vem me ver.
Na minha rua tem uma vista que dá para o mar
E para o céu também.
O caminho que leva ao Céu fica mais curto
quando eu e ela caminhamos juntos.
Lá no céu tem um anjo
que é nosso zeloso guardador,
a quem Deus nos confiou.
Foi esse anjo que me ensinou
a olhar para o mar e agradecer.
E me mostrou o caminho que leva ao Céu
quando me fez descobri-la.



ESSA NOITE

Hoje a noite está como nunca...
Venha, que meu coração
Irá dar uma festa só para nós.
Se você não vier
Que adiantarão essas estrelas que
Tanto brilham no Céu?
Venha, não pense mais de uma vez.
Se você vier
Eu lhe darei um pedacinho do Céu
Como prova do meu amor.
Você escolherá...
Da varanda veremos parte do céu
Iluminado só para nós.
Da janela do quarto, há outro
De onde também podemos ver as estrelas.
Cada uma que a gente olhar
Quero sentir o prazer do seu beijo
A gente abraçados
Porque eu e você, nossos corpos
Só se sentem bem, juntinhos
Como as flores e a primavera.
Do jeito que fomos feitos
Um para o outro.
A você eu daria o Céu inteiro
Mas não poderia, pois outros também irão precisar
Para presentear cada um o seu amor...
Venha, vamos cantar juntos,
Ouvindo música,
Dançando
Que a noite é nossa.
Venha, eu deixarei a porta aberta
Você irá gostar, pode está certa
Escolhi as músicas que você gosta!
Quero sentir o sabor duplo
Do gosto de volúpia do vinho que sairá da sua boca.
Mais tarde, se o Céu for pouco
E sobrar um pedaço da noite
Ainda temos o mar,
Um presente de Deus
Que deságua aqui perto.
A gente pode ir vê-lo mais de perto
Sentir o sopro das suas águas mornas
Caminhar à beira da praia
Deixar nossos passos marcados
Na areia até que as ondas da próxima maré
Os apague.
Se sentirmos desejo
Ainda podemos tomar banho juntos.
A noite é só nossa!
Nada irá nos contrariar.
Nossas almas estarão atreladas aos nossos propósitos.
 
AMANHECER

A sombra da noite ainda fustiga a madrugada,
A humanidade sonha dormindo (ou acordada).
Nesse instante a maldade do pecado original
Ainda dorme também.
A terra gira, dá suas passadas lentamente,
Meio cambaleante, como criança a engatinhar.
O sol ensaia, excitante, seus primeiros movimentos
matutinos.
Enfim, o dia amanhece timidamente
E as águas do belo mar dão bom dia
A quem passa (ou quem fica).
As ondas da enseada sorriem e dançam
A sua música apaixonante e predileta.
Pouco a pouco os pássaros deixam a sua vigília,
Acordam, se chegam e ajudam a natureza, cantando.
Eles fazem a sua parte para tornarem o dia mais alegre.
Muitos de nós iremos precisar ao longo do dia,
De alegria para enfrentar as agruras da vida.
O povo paga imposto para sustentar a nação
E espera que seus governantes os distribua
de forma justa (será?)
Em breve será dia intenso
E a cidade acordará viçosa, cheia de obrigações,
Carrancuda e apressada.
O homem precisa ajudar a carregar
O peso do planeta nas costas.
A grande maioria do povo sofre
Com a falta de comida, saúde e moradia digna.
O espetáculo do amanhecer é divino!
Quem gasta um pouquinho do tempo para assisti-lo,
Dobra-se às magias do Criador!
 
DESEJOS

Queira-me
como quer o mar
as suas ondas de volta,
após elas no seu vai e vem beijarem a areia da praia.

Olhe-me
como o sol olha
a terra e brilha de amor por ela,
renovando esse amor incansavelmente todos os dias.

Deseje-me
como deseja a terra
que a chuva a penetre nas suas entranhas
para fertilizá-la e dá prosseguimento ao ciclo da vida.

Beije-me
como beija o beija-flor
a sua flor amada e predileta
excitando-a e sendo excitado, renovando a vida!

Encante-me
como as flores encantam
a natureza com a chegada da primavera
dando-lhe um colorido especial e espalhando o seu aroma.

Abrace-me
Como a lua abraça
o céu durante a noite
deixando-lhe mais encantada e apaixonadamente romântica.

Acaricie-me
Como o céu acaria
a terra quando deixa cair sobre ela a chuva
dando mais prazer e alegria aos homens que sabem valorizá-la.

Ame-me
Como a abelha ama
a flor dando-lhe carinho
e fazendo a vida mais doce com o seu mel!


JURAS DE AMOR

Eu te daria o céu, se me fosse permitido.
Te levaria à lua junto comigo se assim pudesse ser.
Eu te reverenciarei sempre em nome do amor.
Farei para ti juras de amor e as cumprirei.
Te darei flores nas datas especiais: rosas vermelhas preferencialmente!
Eu te darei carinho e afeto, do jeito que tu gostas.
Eu te darei prazer.
Eu te beijarei sentindo o sabor delicioso da paixão.
Eu te abraçarei forte sempre que sentires frio.
Eu te amarei como ninguém nunca te amou.
Te darei meu ombro quando quiseres chorar.
Minhas mãos secarão as lágrimas do teu rosto.
Se tiveres triste serei sempre ouvidos para escutá-la.
Eu passearei à beira mar sentindo a brisa soprar nossos rostos.
Eu sentirei saudade quando tiveres longe de mim.
Eu te chamarei sempre de MEU AMOR!

MOMENTOS

Depois que os meus olhos viram os seus
Como a terra quando viu o sol
E depende do seu brilho,
Os meus agora
Também dependem dos seus
Para viver.
Descobriram o caminho do amor.
Essa estrada não tem volta
Nem se pode andar na contramão.
Desde que senti o seu cheiro
Como a abelha que procura a flor
Para dela tirar o seu mel
Tornando a nossa vida mais doce,
Não sei viver sem sentir
O aroma que exala de você.
Depois que beiejei você
Como o pópolis que a abelha tira da flor
Eles alimentam o meu viver.
Desde que meu corpo sentiu o calor do seu
Assim como chove para a terra ficar fértil
Meu corpo pede o seu
Depende dele para não sentir frio.
Desde que a conheci meu coração
Não sabe bater sem sentir o seu
Assim como a brisa depende do mar.
Depois que na praia tomamos banho de chuva
E sorrimos como crianças
Beiajamo-nos apaixonadamente
Como adolescentes
Jamais esquecerei que bons momentos
Ficam na memória para sempre.
Desde que a vi passar
Não quero mais ficar sem seu amor
Quero a vida inteira passear com você
Ficar ao seu lado
Para ver a lua amar a noite
O mar amar o céu
O sol amar a terra
E Deus que criou o amor
Também criou eu e você
Para a gente se conhecer.








Renato Ferraz
Todos os direitos autorais reservados ao autor.