Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Karla Mello [Poeta e Escritora Brasileira]

Karla Mello. Nasci em 14 de Novembro de 1966 e sou a terceira de uma família de quatro filhos.
 
Cheguei ao mundo na minha linda cidade do Recife/PE, Região Nordeste do meu amoroso Brasil. Sou cristã, mas nenhuma doutrina.
Iniciei a versejar ainda mocinha, por volta dos meus 14 anos.
Em fevereiro de 2010 vim morar em Lisboa. Intensifiquei os meus trabalhos sob a forte influência do Fernando Pessoa e  da Florbela Espanca. Já lia bastante a Clarice Lispector, a Cecília Meireles e a Cora Coralina.

Leio-os muito e sempre. Gosto muito do Pablo Neruda, do Drummond e não caberiam aqui os meus escritores favoritos. São muitos.
Dizem alguns que sou versátil em meu trabalho.
Acredito que a minha versatilidade reside na versatilidade da minha leitura.
No meu cotidiano, gosto do básico. E andar descalça e de camisetas brancas.
Gosto de Espaço, Do "clean" e do "up"... Mas nem sempre estou.
Livre mesmo só quando estou "despida" e só.
Não gosto de metade. Só qaundo faz-me inteira.
Não gosto de nada pouco. Só comida e sono.


Cronicazinha... "E NÃO SEJA FELIZ"!

Entro nas redes sociais e há um forte refrão que ecoa no meu pouco entendimento sobre o ser humano. Além de algumas desordens engraçadíssimas, incluindo-me, deparo-me com o constante apêlo, quase que uma "intimação" ao "SEJA FELIZ"!
"Você tem que ser feliz!"
Ora bolas! ... Eu não caibo nessas exigências!
Eu não consigo ser feliz todos os dias!
Será que alguém consegue ser feliz todos os dias?
Pego-me a pensar com os meus botões e afirmo veementemente:
- Eu não conseguiria ser feliz todos os meus dias!
Nossa!... Que coisa mais chata! ... E patética! ... Seria uma monotonia dos diabos!
Eu não sei de onde surgiu esse apêlo perigosíssimo!
E o pior é que as pessoas começam a se cobrar essa tal "felicidade diária" e não conseguem apalpá-la com as mãos!
Calma, gente! Calma! ... Não vão conseguir mesmo e nunca!
"A felicidade está nas horinhas de descuido", como já diz o nosso amoroso Guimarães Rosa.
E que insanidade é essa desse apêlo cotidiano e perto do irritante?!
Sou mesmo muito chata! ... Mas sou uma chata com os pés no chão!
Há dias em que estou saltitante e vendo uma porção de "passarinhos verdes" à minha volta!... Adoro!
Mas há dias em que eu quero matar gente ou me matar!
E essa dualidade humana é que proporciona a nós essas "horinhas de descuidos" do Drummond!
Ahh... Pelo amor de Deus!
Nem Jesus Cristo foi feliz todos os dias! ... E nem o é!
Nós destruímos a Sua Santa felicidade todos os dias!
Nos esforcemos em manter a paz de espírito e o amor a si mesmo e ao próximo que já é um enorme passo à nossa evolução!
Choremos muito sim! ... Choremos tudo sempre!
Fiquemos de pijamas e sem escovar os dentes e nem pentear os cabelos!
E com as idéias todas misturadas, pelo menos, de vez em quando!
Isso é crescimento!
Recolhamos os dentes... Eles não precisam estar "escancarados" pra rua o tempo todo!
Isso seria, para os meus poucos neurônios, uma idiotice!
Tenha santa paciência!... Ando muito impaciente com isso!
E o que dizer às pessoas que estão passando uma crise existencial escrota ou terminando um longo casamento de vinte e cinco anos após terem sido torocadas por um(a) de vinte?
Também têm que ser feliz? ... E quem sofreu uma perda doída ou está enfêrmo?
E quem, simplesmente, não está a fim de ser feliz naquele dia? ... Porra! ... Coisa de louco!
Ser feliz todos os dias e essa cobrança de um "coro" de letrinhas "gritando":
"SEJA FELIZ!" - É um horror!!
Ser feliz todos os dias? ...
Desculpem, meus senhores... Desculpem-me.
Eu não aguentaria... Eu não suportaria!!
Eu morreria até... De infelicidade!!

Karla Mello

 
Da Minha Partida

Depois da minha partida
Cansada e talvez cumprida
Queimem aquele fardo-corpo
Que ocupei eu.
Procurem um terreno amoroso
De amores que eu nunca tive
E, numa covinha profunda
Cinzas minhas, do pó ao pó.
Apenas mais uma gentileza:
Plantem nesta, uma mudinha
De árvore, de florzinha
Podem ser Acácias ou Nuvem
A lembrar a minha mãezinha.
Para que possa "eu"
Ter Florbela nos "cabelos".
Para que que possa eu
Ser sombra fresca - Enfim!
Exalar-me pelas folhinhas
E espalhar-me no ar…
Exalar-me ao mundo!
Manter por perto os meus balanços de cordas
A balançar criancinhas outras
E a embalar, como meus...
Todos os sonhos seus.

Karla Mello
Vila Viçosa, 07 de Abril de 2012

 
Da rosa que deixaste

Pétala de rosa
Terna textura
Onde posso eu
Repousar o meu rosto
E lágrimas orvalhar.
Não guardes tu os espinhos teus
De mim.
De tanto amar-te - eu
Posso machucar-te...
Mastigar-te...
Aspirar-te…
Engolir-te...
Sufocar-te no amor meu
Extravagante.
Tal a tua cor - vermelha
Tal a cor do meu amor
Que arde-me tal o inferno
E leva-me ao infinito
Em contemplação - tua.
Pétala que toco - eu
Pétala que cái - de mim
Depois de fresca
Orvalhada...
Molhada...
Do amor teu - que deixas
Ao partires – em mim
Ao saires - sem nem olhar para trás
E deixa-me os espinhos
Todos…
E leva-me o perfume – já pouco.
A ternura – expessa.
Ao menos volta só de passagem...
E tenta repor os estragos
Que fizeste-me
Das pétalas todas
Que arrancaste-me…
Não necessitas orvalhar
Sobre mim.
Contento-me com um olhar - teu
Pouso de raio de sol que és - à mim
Para que possa eu - "rebrotar"
À ninguém mais
Só a ti.
A esperar a ti…
A esperar.

Não abusa…
Posso cansar-me dessa disponibilidade tola.

Karla Mello
28 de Junho de 2012

Contato:
E-mail:karla.melo66@facebook.com
Site e Blog: 
http://karlamelopoemas.blogspot.com.br/

Karla Mello
Todos os direitos reservados a autora .

7 comentários

Karla Mello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Karla Mello disse...

Olá, Ivana!
Sinto-me muito honrada e acarinhada por fazer parte da sua Revista Eletrônica!
Muito obrigada!
Receba o meu abraço fraterno de gratidão e sempre carinho.

Karla Mello

Ivana disse...

Oie karla, uma honra a revista publica-la, mas eu sou apenas uma colaboradora da revista, que é do poeta daufen bach.

Zilda Santiago disse...

Seus poemas são demais!!!!Esta crônica está super,super...Adorei!!!
A felicidade não é deste mundo - Jesus (Eclesiastes)
A felicidade é relativa.Temos momentos felizes.Estamos ou não felizes;Para alguns a felicidade é ver seu time vencedor.Para o dono da funerária não seria infelicidade,um surto qualquer de males e ele vendendo muito seu produto e por ai vai...Parabéns pelo texto!!!

Go Artes disse...

Parabéns Karla!!!!!
Me identifico muito com seus poemas.

Abraços
Gorete

Karla Mello disse...

Olá, Gorete!
Essa identificação é um grande objetivo nosso!
As Poesias não são nossas... São do mundo!! É sua!
Um grande abraço fraterno para você, minha querida!
Feliz eu!!

Karla Mello

Karla Mello disse...

Muito obrigada, Zilda Santiago sempre querida!
Receba o meu beijo de sempre carinho!!

Karla Mello