Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Pineto Bonilha [Poeta, Compositor, Instrumentista e Produtor Musical Brasileiro]

 
Pineto Bonilha é cantor e Compositor da Velha Guarda dos Festivais de Cançoes estudantis, trabalha na área de produção musical e criação de Jingles desde 1991, época em que montou o primeiro estúdio de gravações de áudio profissional em Cuiabá passando a se dedicar exclusivamente ao mundo das inúmeras possibilidades musicais. Com seu violão e voz suave, defende o romantismo poético e intimista em sua obra. Fez participações em diversos CDs como instrumentista e cantor. 

Produtor musical dos mais respeitados na capital, Pineto lançou seu primeiro Cd em 2011,reúne, além das suas composições, músicas de vários amigos, como João Ormond, Rogério, e Sebastião Nunes, entre outros compositores. O CD é produzido por Ebinho Cardoso, o mesmo que produziu o disco da banda Papo Amarelo. 

O trabalho, segundo Pineto, apresenta como base o pop e o rock rural, bem ao estilo anos 70, do qual é fã. Tanto que quando fala da nova produção não deixa de citar as principais referências: Sá e Guarabira, Lô Borges, Geraldo Espíndola e os amigos Sérgio Magrão e Cláudio Venturini, ambos do 14 Bis. A amizade e a admiração pelo grupo mineiro imprimiu o tom do disco: letras que falam do regional mas buscando uma sintonia no rock rural.
 
No total são 12 faixas, entre elas: “Chuva no Coração”, uma parceria com Rogério e Ebinho Cardoso e “Água Pantaneira”. Esta faixa apresenta uma batida que lembra a guarânia. E, ainda, no mesmo galope, grava a toada “Na correnteza do rio”. 

Do veterano João Ormond ganhou de presente: “Te amo de Coração, Cuiabá”; um resgate da história da cidade. Na série de homenagens, selecionou, ainda, “Canta, Tangará”, uma fusão que resulta em uma música com muito balanço. Além destas, regrava “Embora”, canção que está no CD da banda Papo Amarelo.
 
O pop e o rock rural ganham balanço com a base de piano, baixo, guitarra e bateria, informa Pineto, empolgado com a produção. Tanto que faz elogios rasgados ao produtor musical do disco, Ebinho Cardoso. 
Pineto Bonilha trabalha na área de produção musical desde 1991, quando montou o Pineto Studio Digital. Criado inicialmente apenas para a produção de jingles, tomou novo rumo com a entrada, na sociedade, dos cantores Pescuma e Henrique e Claudinho. A partir daí, o estúdio começou a impulsionar a produção regional. Como cantor participou de alguns festivais regionais e fez algumas participações como cantor e instrumentista em diversos CDs .

Entre as composições de Pineto gravadas por grandes artistas como Pescuma, Henrique e Claudinho estão “Morena Flor Tropical”, “Água Viva”, “Violeiro Cantador”, “Na Correnteza do Rio”, entre outras.

 Pescuma, Paulah dos Anjos e Pineto gravando

 
Confira a letra da música Copa no Pantanal (Pineto/Pescuma):

“Quem ama Mato Grosso
e vive neste paraiso tropical
dê sò uma espiadinha"

www.copanopantanal.com.br




 
A música tem a cara de Mato Grosso com traços de regionalidade. A produção, muito bem arranjada, tem o dedo e letra do experiente Pineto Bonilha que procurou incorporar um dialeto de cuiabania mesclado de siriri. A produção, exclusiva para o site copa no pantanal, tem como proposta destacar Mato Grosso, Cuiabá e as belezas naturais. Cidade sede da Copa do Pantanal em 2014, Cuiabá é a base conceitual da música, emprestando sua cultura musical a esta produção.




                                      



Fonte:


 Pineto Bonilha
Todos os direitos autorais reservados ao autor.

Um comentário

Cristian disse...

Eu acho que, infelizmente para a música brasileira, a produção musical é de sair para o lado da música eletrônica. Então eu acho que precisamos de uma política de governo para ensinar os produtor musical e música folclórica indígena aqui.