Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

A nação dos Sem -Noção e Sem -Educação [Geraldo Trombin]


A NAÇÃO DOS SEM-NOÇÃO E SEM-EDUCAÇÃO!

Existe em nossa nação um sem-número de seres: os sem-amor, sem-cerimônia, sem-dinheiro, sem-família; os sem-graça, sem-justiça, sem-lar, sem-nome; os sem-pão, sem-par, sem-razão, sem-sal; os sem-terra, sem-teto, sem-trabalho. Existem ainda os sem-paciência (como eu, por trazer de novo à tona tema tão relevante, desgastante e sem solução ao olhar político desinteressado): os sem-vergonha, os sem-educação.
Em tempos de desrespeito desmedido, não é à toa que o giz, o apagador, as carteiras, a mesa e até o professor queiram fugir para sempre da sala de aula. Ah, coitado do quadro-negro! Depois que o colocaram contra a parede, não consegue sequer ser o último a sair e apagar a luz. Continua ali, perpétua testemunha ocular da triste história, presenciando afrontas aos mestres – alunos gritando, ameaçando, violentando etc –, quando deveriam ser tratados com mais dignidade e carinho.
Diante da grave situação dos professores e da educação nesse estabelecimento de “desensino, desordem e desprogresso” chamado Brasil, uma merecida homenagem (com o poema de minha autoria) a todos que contribuíram para que eu me formasse não apenas como publicitário, mas, acima de tudo, como ser humano.

QUADRO-NEGRO:

De nada serve a experiência/Do giz e do apagador;/De nada adianta a sabedoria/Do mestre, do professor./De nada vale o ditado,/O citado e recitado;/O caderno jamais aberto, escrito;/O livro sequer lido, folheado;/A lição de casa nunca feita./Por que tanta desfeita?/O ato de ensinar/Confunde-se com o fato de amar./Para que ao apaixonante ofício se entregar,/O valioso ensinamento oferecer,/Se não há conhecimento, reconhecimento,/Se ninguém mais quer saber?/A despeito,/O que falta mesmo nesse mundo/Vai muito além do diploma:/É diplomacia, é respeito./Educação hoje em dia,/Infelizmente,/É malogro,/Decepção./É um quadro-negro/Deprimente,/Difícil de se apagar!/Quem discorda/Que levante a mão!


Todos os direitos autorais reservados ao autor.

6 comentários

Carlos Costa disse...

Parabéns, Geraldo. Escreveu pouco, mas disse tudo. Um abraço.

geraldo trombin disse...

Obrigado, Carlos! Abração!

Rosangela Silva disse...

Gostei, Geraldo.
Sinto na pele todos os dias,
pois sou professora.
Risos

Rosangela Silva disse...

Gostei! Sinto na pele diariamente.
Pois sou professora.

geraldo trombin disse...

Triste realidade, Rosangela. Fica aqui minha homenagem a todos vocês, incansáveis mestres!

maria da gloria perez delgado sanches disse...

Parabéns, Geraldo! É alarmante a situação a que chegamos.
Um ótimo dia e - em tempo - uma semana plena de realizações!