Carlão dos Bonecos (Carlos Gattas Pessoa) -Nascido em Corumbá – MT ( 20 de Dezembro de 1958), aos 12 anos mudou para Brasília para estudar, mas a vida de boêmio não ajudou muito em conquistar este objetivo e acabou voltando para ajudar na fazenda da família localizada no Pantanal. Decidido ajudar a sua família com a fazenda, foi quando resolveu estudar agronomia em Viçosa – MG, mas não se identificou com o curso e abandonou.
Em 1978 no dia 12 de fevereiro mudou-se para capital mato-grossense onde conheceu seu amigo Amauri Tangará, eles moravam na mesma pensão, mas mal se falavam, até que um dia na porta de um teatro por acaso, os dois se encontraram e descobriram um gosto em comum. Carlão foi convidado pelo colega de quarto a participar de um grupo chamado “Sendas e Lendas” dirigido por Amauri, algum tempo depois o grupo mudaria de nome para “Andanças” devido ao numero de viagens que faziam e infelizmente Carlão por motivos de saúde abre mão da trupe algum tempo depois.
Mas a grande transformação na vida de Carlão foi quando fez um curso em 1980 no Projeto Xavantes, onde conheceu Maurício Leite que inspirou seu trabalho com os bonecos, porem foi Fernando Augusto e Tasito do Borralho que o incentivaram a trabalhar como bonequeiro, mas por ser uma arte desconhecida ele tinha varias dificuldades e foi na eleição de Tancredo Neves que ganhou respeito da população. Tudo aconteceu porque o político andava com um boneco gigante em campanha nacional e o artista mato-grossense fez uma versão melhorada do mesmo e durante a visita de Tancredo manipulou de forma sublime na frente de grande parte da sociedade política matogossense.
1982 Carlão montou seu grupo de teatro de bonecos e desde então vem conquistando espaço no cenário nacional na arte de fabricação e teatro de bonecos.
Desde 1978 Carlão desenvolve atividades teatrais diversas que vão desde cursos, oficinas, seminários, campanhas educativas, confecção de bonecos para empresas e grupos teatrais do estado e de fora alem de diversas apresentações de teatro e teatro de bonecos.
Participou de diversos cursos e oficinas de teatro e teatro de bonecos com profissionais de renome nacional e internacional como: Antonio Mercado, Michael Meschke, Jonh Coll, Fernando Augusto, Tácito Borralho, Nelson Brito, Manoel Kobachuke, Aurélio de Simoni, Amir Haddad, Edu Amos, Maria Clara Machado, Magda Modesto, Ivan de Albuquerque, Rubens Correa e muitos outros.
Foi pioneiro em iluminação de espetáculo com curso junto a Aurélio de Simoni, primeiro profissional a viver de teatro em “Mato Grosso”, Popularizou e criou o mercado para o teatro de bonecos no estado até então desconhecido, pioneiro em temporadas de apresentações em escolas de Cuiabá, em campanhas institucionais para empresas e em campanhas políticas.
Como bonequeiro criou personagens que marcaram época como: “Zé Bolo Flor” - Primeiro boneco Gigante de Mato Grosso, “Ema Jorilda” – primeira mascote da Corrida de Reis, “Sineiro o Guardião ecológico” – Símbolo do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães quando de sua implantação. Criou, produziu, dirigiu e atuou em mais de 28 peças de bonecos com destaque para “Vó Guilé”, “Tião cabeça dura” “Bons Companheiros” e “Menino Órfão e Menino Rei” e como ator atua há 04 anos na “Paixão de Cristo”, grande produção teatral do Estado de Mato Grosso. Desenvolveu campanhas para empresas de grande porte como “FURNAS – Centrais Elétricas”, “GASOCIDENTE”, “SEMA” e “Secretaria de Saúde de Mato Grosso”. Participou do movimento teatral como presidente da “AMTTB” – Associação Mato-grossense de Teatro de Bonecos por três mandatos consecutivos, como tesoureiro da “FEMATA” – Federação Mato-Grossense de Teatro Amador como Jurado de mostras teatrais e de Bancas do “SATED” – Sindicato dos Artistas Trabalhadores em Espetáculos de Diversão de Mato Grosso.
Fonte:
http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/62/materia/239016
http://carlaodosbonecos.blogspot.com.br/
http://circoescolaleitedepedras.blogspot.com.br/2011/02/apesar-da-piracema.html
Carlão dos Bonecos
Todos os direitos autorais reservados ao autor.
Um comentário
Carlão é uma referencia da Cultura Cuiabana, parabéns pela materia
Postar um comentário