Manuscrito de Borges é encontrado na Biblioteca Nacional Argentina [Revista Biografia]
Publicado na Folha de S. Paulo
Um manuscrito do escritor Jorge Luis Borges (1899-1986) contendo o parágrafo final do conto "Tema do Traidor e do Herói" foi encontrado na Biblioteca Nacional Argentina, anunciou a instituição na quinta-feira (05/09).
Não se trata de um parágrafo inédito, que mude o final do conto --embora, em sua primeira publicação, ele apareça sem esse trecho, na revista literária "Sur".
O fragmento, porém, consta na versão definitiva de "Tema do Traidor e do Herói", publicado no livro "Ficções", de 1944.
O papelzinho de seis linhas estava justamente entre as páginas de um exemplar dessa edição de "Sur" que havia pertencido ao autor de "O Aleph". Tudo indica que, ao ler a revista, o autor tenha resolvido incluir esse último parágrafo.
O texto revela a pequena grafia do autor, na qual as letras aparecem separadas, e inclui várias rasuras.
DESCOBERTA IMPORTANTE
"Trata-se do primeiro manuscrito importante de Borges sob a custódia do Estado argentino, já que todos os outros foram vendidos para o exterior, ou estão em mãos privadas", afirmou o diretor de Cultura da Biblioteca, Ezequiel Grimson.
A descoberta faz parte do trabalho do Programa de Pesquisa e Busca de Registros Borgeanos da Biblioteca Nacional, que se encarrega de rastrear os vestígios deixados pelo escritor nos livros da biblioteca mais importante do país.
O resultado dessa revisão minuciosa dos volumes consultados por Borges durante sua gestão como diretor da Biblioteca foi a publicação de "Borges, Libros y Lecturas", em 2010.
A obra recupera as anotações feitas pelo escritor nas margens dos textos.
Nenhum comentário
Postar um comentário