Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

A LOUCURA NA HUMANIDADE, SEGUNDO FRIEDRICH NIETZSCHE


A loucura na humanidade, segundo Friedrich Nietzsche
Por: Bloghemia
(o texto original, em espanhol, pode ser lido AQUI)

"Quem é capaz de fixar os olhos no inferno das angústias morais – as mais amargas e inúteis que poderiam ter sido dadas – em que provavelmente os homens mais fecundos de todas as épocas são consumidos? Quem teria a coragem de ouvir os suspiros dos solitários e dos perdidos?" (Friedrich Nietzsche)
____________________
Por: Friedrich Nietzsche

Se apesar do formidável jugo da moralidade dos costumes sob o qual todas as sociedades humanas viveram por milhares de anos antes de nossa era, e mesmo no curso dela até hoje (e tenhamos em mente que vivemos num mundo excepcionalmente pequeno e, em certo sentido, nas piores áreas), ideias novas e divergentes, e instintos opostos sempre ressurgiram, isso foi porque eles foram protegidos por um terrível salvo-conduto: Foi quase sempre a loucura que abriu caminho para novas ideias, que quebrou a barreira de um costume ou superstição reverenciada.

Compreende por que a ajuda da loucura tem sido necessária; isto é, de algo tão aterrorizante e indefinível, em voz e gestos, como os caprichos demoníacos da tempestade e do mar; de algo que era ao mesmo tempo digno de medo e respeito; de algo que, como as convulsões e espumas do epiléptico, carrega o carimbo visível de uma manifestação totalmente involuntária; de algo que parecia imprimir no alienado a marca de uma divindade, da qual ele seria a máscara e o porta-voz; de qualquer coisa que incutisse até mesmo ao promotor da nova ideia veneração e medo próprio, em vez de remorso, e o impedisse a ser o profeta e mártir dessa ideia?

Embora hoje nos digam constantemente que o gênio tem um grau mais de loucura do que de bom senso, os homens de outros tempos se aproximaram muito mais da ideia de que na loucura há algo de gênio e sabedoria, algo de divino, como se dizia em voz baixa. Às vezes, essa ideia era expressa com clareza. "O que trouxe os maiores benefícios para a Grécia foi a loucura", disse Platão, concordando com toda a humanidade antiga. Vamos mais longe e veremos que todos os homens supremos impelidos a quebrar o jugo de qualquer moral e a proclamar novas leis, se não fossem realmente loucos, se sentissem compelidos a fingir ser ou se tornarem verdadeiramente tais.

O mesmo aconteceu com os inovadores em qualquer campo, e não apenas no campo sacerdotal e político. Mesmo os inovadores da métrica poética foram forçados a se creditar através da loucura. (Mesmo nas épocas mais moderadas, havia uma espécie de acordo de que a loucura era patrimônio dos poetas; e Sólon recorreu a ela quando inflamou os atenienses na conquista de Salamina.)

Como enlouquecer quando você não é louco e não tem coragem de aparentar-se louco? Quase todos os grandes homens da civilização antiga se fizeram essa pergunta, e uma doutrina secreta foi preservada, composta de artifícios e regras para alcançar esse fim, mantendo a convicção de que tal intenção e tal sonho eram algo inocente e até santo. As fórmulas para se tornar médico entre os índios americanos, santo entre os cristãos da Idade Média, anguecoque entre os groenlandeses, pajé entre os brasileiros, são, em seus preceitos gerais, as mesmas: jejum contínuo, abstinência sexual constante, retirar-se para o deserto ou para uma montanha, ou mesmo subir ao topo de uma coluna, ou "viver ao lado de um velho salgueiro às margens de um lago". e, sobretudo, o mandamento de pensar apenas no que pode causar o arrebatamento e a perturbação do espírito.

Quem é capaz de fixar os olhos no inferno da angústia moral – a mais amarga e inútil que poderia ter sido dada – em que provavelmente se consomem os homens mais fecundos de todas as épocas? Quem teria a coragem de ouvir os suspiros dos solitários e dos perdidos?: "Concede-me, meu Deus, loucura, para que eu venha a crer em mim! Enviem-me delírios e convulsões, momentos de súbita lucidez e escuridão! Assustai-me com calafrios e queimaduras tais que nenhum mortal jamais os sentiu! Rodeie-me de acidentes e fantasmas! Deixe-me uivar, gemer e rastejar como um animal, se assim eu puder ter fé em mim mesmo! A dúvida me devora. Eu matei a lei, e ela agora inspira o mesmo horror em mim como seres vivos, um cadáver. Se eu não me colocar acima da lei, serei o mais reprovado dos réprobos. De onde vem esse novo espírito que bate dentro de mim senão de você? Mostrai-me que pertenço a vós, poderes divinos! Só a loucura pode me provar!"

Esse fervor muitas vezes alcançava seu objetivo: na época em que o cristianismo se mostrava mais fecundo e isso resultava em uma proliferação de santos e anacoretas, existiam em Jerusalém grandes "manicômios" para cuidar dos santos fracassados, aqueles que haviam sacrificado todos os últimos vestígios de sua razão.





___________________
Fonte: BLOGHEMIA







Nenhum comentário