Reinaldo Pestana: Banda Tempo Rei usa animação em clipes
Reinaldo Pestana é (baterista, percussionista e compositor) da Banda Tempo Rei, da cidade do Rio de Janeiro. Formada por músicos veteranos da cena underground carioca em 2015, Tempo Rei é uma banda de possibilidades e vários gêneros musicais que são inseridos na visão dos integrantes. As influências dos músicos é o amor pela música.
________________________
Uma das curiosidades que chama a atenção no trabalho da banda, são os seus clipes em formato de animação e o single “Momento Único”, autoria de Reinaldo Pestana é um deles. A música conta a história de uma amizade que virou amor.
No repertório da banda, estão incluídos vários estilos musicais brasileiros como o Maracatu, Frevo, Ijexá, Bossa Nova entre outros. Estes estilos musicais que são a base da sonoridade da banda, mas também não deixa de estar presente o Jazz e Rock que estão sempre caminhando juntos nas interpretações de cada músico. Além de voz, guitarra, baixo, teclado e bateria, a banda também utiliza a percussão em algumas gravações. É uma forma de afirmar por que o Brasil chama tanta atenção em outros países.
As improvisações fazem parte do processo musical da banda. É uma sonoridade aberta que expressa a forma de cada músico interagir com seu instrumento. A proposta do Tempo Rei é integrar a realidade do mundo atual com as artes plásticas, fotografia e vídeo além da música. Um dos artistas que o Tempo Rei admira, é o cantor e compositor baiano Gilberto Gil, sendo uma forte influência na sonoridade da banda. O nome Tempo Rei foi uma inspiração da música de Gilberto Gil, afinal todos os integrantes são fãs do artista.
O nome Tempo Rei (É a experiência musical de cada integrante através da arte, sendo ela no passado ou presente. Os compositores que trouxeram influência para a banda são os mesmos que os guiam para conquistar o público. Integram a banda os músicos: Aprigio Bertholdo – Voz / André Barros – Guitarra / Maurício Figueiredo- Baixo Elétrico / Reinaldo Pestana Pestana – Bateria e Percussão / Renato Catharino – Teclado e Piano.
A música Certeza Do Mundo, autoria de Reinaldo Pestana (foto abaixo) foi importante para Reinaldo, por que foi a primeira composição com letra que originou um final de relacionamento. A música passa a mensagem sobre a ótica do caboclo pernambucano sobre o mundo atual. Ele só quer um mundo melhor.
O lançamento em 2019 do CD da Banda Tempo Rei, Eternidade É Tempo Algum, foi dedicado ao cantor e compositor Gilberto Gil. Todas as músicas estão disponíveis no Sound Cloud e no YouTube entre elas Quem Me Dera e Giro Do Tempo, composições de Reinaldo Pestana & Aprígio Berth. A música “Certeza Do Mundo” tem uma verve World Music, mas o seu autor, Reinaldo a classifica como Jazz Rock Nacional ou Tropicália Indie Contemporânea.
Referências da banda: Gilberto Gil, Miles davis, Black Sabbath, Hermeto Pascoal, Tom Jobin e Bob Marley. Abaixo o mini Release sobre a canção “Giro Do Tempo”.
Por Reinaldo Pestana:
“Essa música fala basicamente sobre ESCOLHAS. Todos estamos em busca de alguma ação e muitas vezes não passamos pelo crivo da reflexão. Por que não refletir antes de fazer?
Título: A ESCOLHA É SUA!
Tudo começou com apenas um sonho. Depois foram se tornando vários. Depois do fim de um relacionamento, vieram melodias e letras constantes nos sonhos. Pensei: tenho que registrar isso. Estas mensagens não foram à toa. Como trabalho com música há 25 anos, acreditei que seria fácil convidar os amigos a participar deste sonho. E deu certo! Estão comigo nesta jornada Aprigio Berth – voz, André Barros – guitarra, Maurício Figueiredo – baixo elétrico, Renato Catharino – teclado e piano e eu, Reinaldo Pestana – bateria e percussão.
“Tempo Rei” é uma banda de possibilidades. Neste primeiro álbum, o grupo se propõe a expressar sonora e verbalmente o que a nossa cultura “universal” nos oferece.
Vários gêneros musicais são inseridos na visão da banda: maracatu, frevo, ijexá, new bossa, jazz, rock, etc. Esses gêneros sempre caminham nas interpretações da banda, sem se esquecer das improvisações, que fazem parte do processo musical.
Neste álbum, trabalha – se a metáfora como forma de expressão. É um CD conceitual. A maioria das letras falam sobre escolhas, sentimentos, esperança… É para se perguntar por que as coisas que desejamos, precisamos e queremos não são realizadas. É também um canto de alerta para o caminhar da nossa sociedade.
Este CD é dedicado ao cantor e compositor Gilberto Gil e à Tropicália. Sem dúvidas, é uma influência forte no nome e na sonoridade da banda. Temos também muitos compositores que nos influenciamos como: Villa Lobos, Black Sabbath, Gonzaguinha, Igor Stravinsky, Hermeto Pascoal, John Coltrane, Peter Tosh, Rage Against The Machine, Herbie Hancok, Banda Black Rio, Fela Kuti, Mutantes entre outros.”
Ficha Técnica “Giro Do Tempo”
Aprigio Berth – voz
André Barros – guitarra
Maurício Figueiredo – baixo elétrico
Renato Catharino – teclado e piano
Reinaldo Pestana – bateria e percussão.
Gravado no Estúdio Artista70 por Marcelo Oiticica.
Animação: Designer Gráficos 2D / 3D e Vídeo Makers
Fatima Figueiredo e Mauro Enrique
Instagram: @temporei_5
______________________
Cleo Oshiro, mineira mas viveu a maior parte da sua vida em São Paulo até se mudar para o Japão em 2002. Colunista Social no Japão, escreveu para mídias brasileiras nos EUA, Suíça e Brasil. Responsável pelo Setor de Arte e Cultura da Radio Shiga, divulga vários artistas em sua coluna e apresenta o programa 'Uma Terra Só, no Japão' direcionado aos ouvintes japoneses. É também a administradora internacional do coletivo musical brasileiro 'Uma Terra Só World' que agrega 600 integrantes entre intérpretes, compositores e músicos. Links:
Nenhum comentário
Postar um comentário