Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

CLARICE LISPECTOR: CURIOSIDADES SOBRE A VIDA PESSOAL DA ESCRITORA



Clarice Lispector: curiosidades sobre a vida pessoal da escritora

Clarice Lispector é uma das mais renomadas escritoras do século XX, conhecida por sua prosa poética e exploratória da psique humana. Sua obra literária é amplamente celebrada, mas há também um grande interesse em sua vida pessoal, que é cercada de mistérios e curiosidades.

__________________________________
Quem foi Clarice Lispector?

Clarice Lispector foi uma influente escritora brasileira do século XX. Com uma escrita profundamente introspectiva e inovadora, Clarice se destacou como uma das vozes mais distintas da literatura brasileira.

Ela é mais conhecida por obras como “A Hora da Estrela”, “A Paixão Segundo G.H.” e “Perto do Coração Selvagem”. Seus escritos frequentemente exploram a psique humana, a busca de sentido e a complexidade das emoções.

Clarice Lispector também desempenhou um papel fundamental na discussão de questões de gênero e feminismo em sua obra. Sua abordagem sensível e perspicaz sobre as experiências das mulheres a tornou uma figura relevante no movimento feminista.

Sua escrita transcende fronteiras, tendo sido traduzida para diversas línguas e influenciando autores de todo o mundo. Mesmo após sua morte, o legado de Clarice Lispector perdura como uma voz singular e cativante na literatura contemporânea, explorando as profundezas da existência humana e da linguagem de maneira única.


Curiosidades sobre a vida pessoal de Clarice Lispector


Origens Ucranianas

Apesar de ter passado a maior parte da vida no Brasil, Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920, sob o nome de Chaya Pinkhasovna Lispector. Sua família, de origem judaica, emigrou para o Brasil quando Clarice tinha apenas dois anos. Esse contexto de imigração e adaptação à nova cultura influenciou sua formação e seu estilo literário único.


Mudança para o Brasil

A mudança da família Lispector para o Brasil ocorreu em decorrência da perseguição aos judeus na Ucrânia. A família se instalou no nordeste do Brasil por curto período em Maceió, e logo foi para Recife, onde Clarice passou sua infância e adolescência. Esse período de adaptação e convivência com as diferenças culturais moldou seu entendimento do mundo.


Casamento com Maury Gurgel Valente

Clarice Lispector casou-se com Maury Gurgel Valente, um diplomata brasileiro, em 1943. O casal teve dois filhos, Pedro e Paulo. O casamento com Maury a levou a viver em várias cidades ao redor do mundo devido às responsabilidades do marido como diplomata, o que influenciou a sua visão de mundo e sua escrita.


O filho primogênito tinha esquizofrenia

Outra curiosidade sobre a vida pessoal de Clarice Lispector que muita gente não sabe, é que seu filho mais velho, Pedro, tinha esquizofrenia. Ao chegar na adolescência, ele começou a apresentar comportamentos agressivos e foi diagnosticado com esquizofrenia.


Formou-se em Direito

Apesar de ser conhecida por suas obras que se destacaram na literatura brasileira, Clarice Lispector tem diversas outras conquistas em sua vida, uma delas é a graduação em direito. A escritora se formou pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi lá que ela conheceu seu marido, que era um colega de faculdade.


Clarice Lispector era sagitariana

E, para quem é ligado(a) em astrologia, certamente, o signo de Clarice Lispector é uma curiosidade interessante. Nascida no dia 10 de dezembro, a escritora é sagitariana. Para curiosos(as) de plantão, vale saber que, em sua obra Dia após dia, a escritora conta um pouco sobre seu mapa astral.


Clarice provocou um incêndio acidentalmente

Em 1966, a escritora passou por um sufoco quando quase morreu em um incêndio que, acidentalmente, ela provocou. Clarice acabou pegando no sono e esqueceu seu cigarro aceso, o que causou um incêndio no quarto. Apesar de ter sido socorrida, ela precisou ficar internada por dois meses.


Clarice Lispector se naturalizou brasileira

Apesar de ter nascido na Ucrânia, Clarice Lispector se naturalizou brasileira. Morando no Brasil desde muito cedo, ela já tinha um carinho pelo país e o desenho de se naturalizar se intensificou porque ela queria casar com Maury Gurgel Valente, seu amigo de faculdade e futuro marido, que era brasileiro. Assim, quando fez 21 anos, ela escreveu uma carta para o então presidente Getúlio Vargas para fazer o pedido. No dia 12 de janeiro de 1943, ela foi oficialmente naturalizada brasileira.


11 dias depois se casou

Como citado anteriormente, o desejo de se naturalizar brasileira tinha a ver com a vontade de casar com Maury Gurgel Valente. Logo, 11 dias depois de ter sido naturalizada, ela já casou.


Morreu vítima de um câncer de ovário na véspera de seu aniversário

Infelizmente, Clarice Lispector nos deixou prematuramente após ser diagnosticada com um câncer de ovário metastático, ou seja, que já tinha se espalhado pelo corpo. Com o diagnóstico tardio, a escritora morreu no dia 09 de dezembro de 1977, aos 57 anos, um dia antes de seu aniversário.


O legado cultural de Clarice Lispector

O legado de Clarice Lispector é profundo e duradouro, estendendo-se por várias áreas da cultura, literatura e pensamento. Ela não é apenas uma das mais importantes escritoras do século XX, mas também uma figura que impactou profundamente a maneira como entendemos a linguagem, a identidade e a psique humana.

O legado de Clarice Lispector é multifacetado e abrangente. Sua escrita inovadora, exploração da subjetividade humana, abordagem feminista, influência filosófica e expansão dos limites da linguagem continuam a inspirar e cativar leitores, escritores e estudiosos ao redor do mundo. Sua obra é uma celebração da riqueza da experiência humana e uma exploração profunda da alma, garantindo que seu nome e sua influência perduram como uma luz brilhante na literatura mundial.





____________________
Fonte: Nova Brasil


Nenhum comentário