Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Paulo Roberto Bornhofen - [Escritor Brasileiro]


PAULO ROBERTO BORNHOFEN, natural de São José, SC. Nasceu em 03 de fevereiro de 1964. É Tenente-Coronel da Polícia Militar de Santa Catarina. Bacharel em Ciências Contábeis, possui especialização em Administração em Segurança Pública e especialização em Gestão Estratégica de Organizações. É Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau, FURB.
Integra as seguintes entidades literárias: Academia de Letras Blumenauense, Academia de Letras de Canelinha, Sociedade Escritores de Blumenau (Presidente) e Movimento Poetas Del Mundo.

PUBLICAÇÕES

LIVROS:
 Epicentro de uma tragédia – relatos e dramas de policias militares que estiveram no centro da tragédia que atingiu Santa Catarina em novembro de 2008. Blumenau: Ed. Cultura em Movimento, 2010.
 Sobrevivência Urbana: aplicação de técnicas visando a redução da oportunidade para a ocorrência de crimes. Diminuição do potencial de vitimização no caos urbano. São Paulo: Nova Sampa, 2001.
 Gestão Estratégica na Segurança Pública: Livro Didático. Unisul, Palhoça, 2006. Livro publicado em co-autoria com Ana Paula Reusing Pacheco.
 Gestão da Prevenção e Repressão à Violência: Livro Didático. Unisul, Palhoça, 2006 (Organizador).


Fax – Tecnologia pré-histórica

A tecnologia da comunicação vem experimentando avanços extraordinários em nossos dias. A internet tem lá sua parcela de “culpa” com os e-mails, programas de mensagens instantâneas, blogs, redes sociais e tantas outras.
Não faz muito tempo que o supra-sumo da tecnologia da comunicação era o aparelho de fax, ou melhor, o fac-simile. Nos primórdios da era do fax era preciso ter uma linha telefônica dedicada exclusivamente para a engenhoca tecnológica. Era coisa pra pouca gente, como se costuma dizer.
Para minha surpresa, o tal do fax resiste aos avanços tecnológicos. Até pensei em dizer que ele resiste bravamente, mas acontece que o verdadeiro bravo é quem inadvertidamente resolve operar um destes aparelhos. É uma verdadeira operação de engenharia.
Dias destes fui testemunha ocular, e por pura incompetência, não tornei-me co-autor, do ato de operar uma destas geringonças. Garbosamente a jovem instalou o aparelho sobre sua mesa. Algo enorme, para os nosso padrões, um trambolho pavoroso, talvez seu volume fosse igual ao de uns quatro ou cinco lap tops empilhados, um sobre o outro e de no mínimo uns trinta celulares. Egoisticamente passou a ocupar mais de trinta por cento da superfície da mesa.
Ligar o equipamento foi a tarefa mais fácil e que foi vencida rapidamente. Agora a jovem estava diante de um enorme desafio: fazê-lo funcionar. Primeiro era preciso instalar uma bobina, mas não a de papel em branco. Era uma bobina de papel carbono. Isso mesmo, presenciei a união de duas tecnologias altamente obsoletas, o fax e o carbono. Bela dupla, se fosse o nome de uma dupla de cantores ao estilo sertanejo-universitário poderiam até fazer sucesso: “fax e carbono”.
Foi neste momento que eu quase participei como co-autor, mas tive que render-me diante da total e completa incompetência em manusear tal artefato paquidérmico. Pedi para ver o manual e quando li a primeira linha de instruções fui tomado por um estado de puro pânico. Um pavor se apossou de minha alma, o tal do manual mandava virar o conjunto da bobina de cabeça para baixo... Desisti! Se assim era o começo não queria saber o restante.
Mas a jovem não. Diferentemente do restante do universo feminino, ela não se intimidou diante da tal desafio tecnológico. Eu até sei que as mulheres são obstinadas, que não desistem perante o primeiro obstáculo, desde que este não seja um equipamento eletrônico. Todos já presenciamos as nossa ladies operando, ou tentando operar, um simples controle remoto.
Voltemos ao herdeiro do sinal de fumaça, sim ao fax. Mexe daqui, mexe dali, vira de ponta cabeça ( a bobina, depois o fax e quase que a própria jovem), enrola pra lá, enrola pra cá; agora desenrola tudo e eis que o aparelho ganha vida. Começa a funcionar, só faltou uma palmadinha, como se faz com os recém-nascidos.
Faltava ainda a prova final. Seria o aparelho capaz de enviar e receber uma mensagem, ou melhor, um texto impresso em papel? Isto já não era mais um simples questionamento, era um verdadeiro dilema. Naquele momento representava a pedra filosofal da comunicação por via eletrônica.
Em um devaneio, imaginei como teria sido a sensação do inventor do fax ao realizar o primeiro teste. Se não funcionar? Retornando ao nosso amigo fax, só tinha um jeito de saber. Um texto deveria ser enviado. Imediatamente uma folha impressa foi providenciada. Uma euforia tomou conta do ambiente. Sem nos importarmos com o seu teor, aquele texto adquiriu importância impar, tal qual a carta de Pero Vaz de Caminha que deveria ser entregue ao Rei, aquele texto deveria ser transmitido e acima de tudo, recebido por outro “fax-sauro”. Pronto, texto enviado.
Passados alguns instantes, eis que surge a jovem exibindo uma pálida folha de papel com a reprodução do texto anteriormente enviado. Majestosamente ergueu o texto com ambas as mãos, e assim como faz o ganhador da maratona olímpica do alto do pódio, exibiu o troféu representando sua vitória. Maravilha.
Pensando bem até que faz sentido todo este sentimento de vitória, pois, preservada as devidas proporções, o que eu havia presenciado tinha sido uma autentica batalha épica, pelo menos as armas usadas pertenciam a um tempo muito, mas muito longínquo.


DISSERTAÇÃO:
 Segurança Pública no Desenvolvimento do Turismo de Eventos na Região da AMMVI – SC, FURB, Blumenau, 2008.

MONOGRAFIAS:
 Programa Jovens Construindo a Cidadania – Uma proposta para implantação no estado de Santa Catarina, UNISUL, Florianópolis, 2006.

 A Utilização das Informações do Centro de Operações da Polícia Militar como Ferramenta Gerencial na Administração da Segurança Pública, CESBLU, Blumenau, 2005.

COMUNICAÇÕES E RESUMOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSOS:
 Mapeamento Criminal Através da Plataforma Google Maps. Oficina “Governanças”, realizada durante o III Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Vitória: 2009. Artigo produzido em co-autoria com Emerson Tenfen.
 Desenvolvimento Regional do Turismo de Eventos e Segurança Pública. SEMINTUR – V Seminário de Pesquisa em Turismo do MERCOSUL. Caxias do Sul: UCS, 2008. Artigo produzido em co-autoria com Marialva Tomio Dreher.
 A utilização de critérios subjetivos – uma nova ferramenta para a avaliação de programas de prevenção ao crime. CONNASP – Congresso Nacional de Segurança Pública. Maceió: 2008.
 O capital social como fator de influência na implantação e desenvolvimento da polícia comunitária. CONNASP – Congresso Nacional de Segurança Pública. Maceió: 2008.
 Segurança Pública e Turismo – Uma Lacuna na Gestão de Políticas Públicas. IV Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2007, São Paulo. Anais IV Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. São Paulo: Aleph, 2007. Artigo produzido em co-autoria com Elaine Cristina Borges e Cassandra Helena Faes.
 Segurança Pública nos Eventos Turísticos em Áreas Urbanas: Um Alerta! X Encontro Nacional de Turismo com Base Local, 2007, João Pessoa. Anais - X ENTBL. João Pessoa: ENTBL, 2007. v.II. p.1557 – 1568. Artigo produzido em co-autoria com Marialva Tomio Dreher.

PARTICIPAÇÃO EM ANTOLOGIAS:
 Lá foi o trem – Estação Catarina, o trem passou por aqui, Blumenau, 2009.
 Discutindo relação – Percursos, Sociedade Escritores de Blumenau, Blumenau, 2009.
 “Marcola” o Papa e a Rede Globo – I Antologia Literária FBM, Porto Alegre, 2009.
 MULHER (Poesia) – Mulher em prosa e verso, Painel em homenagem à mulher, FCBlu, Blumenau, 2008.
 Candonga – histórias para não serem contadas (Crônica) – Coleção Palavras Azuis, Vol 5, Blumenau, 2008.
 Tormenta de Emoções (Poesia) – Blumenau na Ponta dos Dedos, Vol 3, Blumenau, 2008.
 Tormenta de Emoções (Poesia) – Projeto Pão e Poesia, Blumenau, 2008.
 Folia de Reis (Crônica) – III Antologia do Portal CEN, Blumenau, 2008.
 A Primeira Vez (Crônica) – Segundo Concurso Literário SEB, Blumenau, 2007.
 O Celular (Crônica) – Poesias, Crônicas e Contos. Governo do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2005 – Concurso Talentos do Servidor.

MINI BOOKS:
 Crônicas Deliciosas. Editora Bon Ton Ltda, São Paulo, 2006.
 Crônicas Deliciosas, ed 02. Editora Bon Ton Ltda, São Paulo, 2007.
 Crônicas Deliciosas, ed 03. Editora Bon Ton Ltda, São Paulo, 2007.
Paulo Roberto Bornhofen
14/12/2009
Totdos os Direitos Autorais Reservados ao Autor

Nenhum comentário