Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Silvino dos Santos Potêncio - [Poeta Português]

“Fernanda...Fica!...”


Fernanda!,... era uma vez!

- a Flor Bela que nos Espanca!
Que nos açoita e nos desanca,
Da nossa displicente morbidez!...

Fernanda ela não é!?...
Ou será talvez,
- a encarnação da nossa eterna avidez...
Do conhecimento lírico... tão burguês!...

Daquilo que nos falta e ali está!
O tempo inteiro enraizado,
Tão profundo, - tão gentilmente encapuçado,
- neste nosso eterno fado... em Lá!...

De escrever, de nos ler de nos viver,...
De dentro para fora em tempo inteiro...
Que da vida o nosso sangue sai do tinteiro!

Eu não sei pensar sem reflectir!,...
E por isso eu não vivo só a fugir.
- Também vivo aqui parado a ressurgir.

A vida vem, e ela vai por aí à solta,
Nos meus versos, meus poemas, minhas lutas...
Das cavernas do meu corpo às tuas grutas.

Fernanda!,... Maria dos nossos dias!,
Poetisa exteriorizada enquanto dorme,
Na sua fonte agonizante e tão disforme...

Não te vás, fica conosco!,...
Eu vos espero, eu vos conclamo,
A vida nunca morre em clima fosco,
Aqui a tua luz eterna eu reclamo.

Reclamo, - óh Fernanda o teu texto,
Veio de novo a conclamar aos teus leitores,
Que de ti já não separam seus Doutores!

Está escrito e vais ter de nos escutar!
O amigo Angelo vai concordar,
Que tu não podes abandonar
- esta luta de na terra cá ficar.

Oh...Fernanda... a "Alma Lusa" te convoca,...
e tu não podes recusar nem tugir, nem mugir
Esta querela!,... a vida pela morte se não troca,
Tu escreve!, escreve muito!, ó Flor Bela a florir.

A eternidade te agradece,
E nós os poetas de permeio,
Te juramos, te adoramos em nosso seio!...
- fica!, --- tua escrita é tão bonita!...
Fernanda fica!...

Silvino Potêncio - Autor de: "Eu, o Poema e a Rima"!
Natal/Brasil – Out.2006
Todos os Direitos Autorais Reservados ao autor

2 comentários

Silvino Potencio disse...

Do Autor: Este poema surgiu de um apelo imaginado pelo autor durante uma conversa travada em grupo virtual, onde uma das leitoras de nome Fernanda (desconheço o sobrenome ou qualquer outro dado da pessoa que aqui evocamos de forma absolutamente alegórica) comunicava aos demais participantes a sua despedida por motivos pessoais - problemas de saúde que a levaram a se despedir de nós os outros leitores e escritores daquela tertúlia à distância.
Abraço
Silvino Potêncio
http://zebico.blog.com

Silvino Potencio disse...

Depois de Maio 2016 o meu Blog original ZeBico foi bloqueado pelo PORTUGALMAIL.PT e por motivos que desconheço a maioria dos textos fotos e vídeos ali colocados estão inacessíveis aos leitores de hoje.
Assim eu continuo a actualizá-los através da Minha Página Literária.
Obrigado!