Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Jane Uchôa [Escritora e poeta Brasileira]

Acadêmica de enfermagem, Técnica de enfermagem, socorrista do SAMU, tenho 40 anos bem vividos e aproveitados, muito orgulhosa de tê-los. Escrevo desde criança quando fazia histórias infantis, tenho um flertezinho com a poesia mas minha paixão mesmo são os textos inspirados em algo do dia a dia, seja uma música, seja um fato, seja uma imagem ou foto. Escrever é libertar a alma, mostrar em letras o que vem de dentro, o que flui pela imaginação e pela articulação de palavras, o que somos capazes de expressar pela arte.


Pra você gostar de mim
(Vital Farias)

vou comprar dois automóveis
um pra mim outro pra ti
vou comprar mais dois imóveis
um prá mim outro pra ti
mas isso não constrói nada
porque o que você precisa
não se pode comprar
porque o que você precisa
não se encontra num bar
porque o que você precisa
é muito sim é muito singular
eu sou teimoso
eu vou comprar dois automóveis
um pra mim outro pra ti
vou comprar mais dois imóves
um pra mim outro pra ti
vou jogar toda esperança
numa conta de poupança
pra você gostar de mim
mais isso não costrói ...
vou levar você pra copa
vou lhe mostrar toda europa
pra você gostar de mim




Se te perguntassem hoje o que seria felicidade para você, sinceramente você saberia responder?

Seria um prêmio na loteria?

Um novo amor?

Uns quilinhos a menos ou a mais?

Seria um novo emprego?

Uma nova casa?

Quando você estabelece metas na sua vida, entre elas está SER FELIZ?

Com certeza não está, simplesmente por que a felicidade é consequencia de uma série de coisas e entre elas uma que considero principal é a de que “Não se é feliz fazendo a infelicidade do outro”

Pensando assim então podemos chegar a conclusão de que possuímos momentos felizes e não a felicidade em si como um todo. Não por que o Nirvana acontece somente quando obtemos algo, mas sim por que os objetivos alcançados nos trazem sensações boas que sempre perseguimos a vida toda.

Portanto quando alcançamos algo, logo em seguida traçamos outra meta, isto por que somos seres inteligentes e ambiciosos e nosso sistema é acostumado com a satisfação seja ela psicologica ou física. As situações são facilmente adaptáveis, logo a primeira vez de uma coisa não se repete nas demais vezes, como por exemplo a sensação que você teve a primeira vez que viu o mar não se repetirá igualmente nas próximas vezes.

Pensando assim perecebemos então por que o homem evoluiu tanto, não por que buscava a felicidade que ele nem conhecia, mas por que sempre buscou mudar sua condição de vida e conforto desde os primórdios, sair das cavernas, descobrir o fogo, descobrir as peles dos bichos para se proteger do frio trazia inúmeros momentos de satisfação extrema, parecem coisas fúteis mas pra quem morria de frio , uma fogueirinha fazia um mar de felicidade, e uma roupinha nova também incrementava o resto.

Porém hoje em dia fala-se muito em bem estar fisico, mental e social, trazido como definição de saúde e a busca pela tal felicidade tornou-se uma verdadeira obsessão, porém os inúmeros tratamentos vigentes no mercado como terapias com florais, com pedras, massagens, pilates, yoga etc etc, produzem nada mais nada menos do que momentos fabricados pela pessoa, momentos em que ela resolve ficar consigo, prestar atenção em si mesmo, libertar-se das agruras do dia a dia.

Ontem percebi isso, por isso escrevi este texto, e relato agora meu momento de felicidade vivido por mim que sou uma pessoa extremamente ocupada e centrada em mil coisas ao mesmo tempo.

Ontem cheguei na academia as 06:30 fiz meu alongamento, aquecimento na esteira e meu treino de musculação, as oito desci e fui para a hidroginástica, estava sol e eu de biquini renovei uma parte do bronzeado, saindo de lá fui para o banheiro da academia, um banheiro enorme, confortável com ar condicionado e ducha quente, tomei meu banho, lavei meus cabelos (que dá um trabalhão!) e em seguida fui me arrumar, fiz uma maquiagem leve, vesti um vestido novo bem bonito, salto alto e saí de cabelo molhado cheio de cachos definidos pelo creme, a partir daí fui resolver algumas coisas na sede do meu trabalho, chegando lá todos me olhavam e viam que eu estava bem, feliz, contente, radiante e era assim que eu me sentia, alguns até perguntaram o motivo de tanta felicidade ! mas era assim mesmo que eu estava me sentindo.

O fato de estar ou não em uma academia não mudaria muito, mas a bem da verdade, o que me fez tão feliz foi estar descompromissada de horários, pra quem vive correndo de um lado pro outro e de olho no relógio, malhar, tomar banho tranquila, sem celular pra tocar (deixo no carro) sem ninguem pra chamar na porta do banheiro, sem o tempo contado, com certeza é um momento intenso de felicidade.

De vez em quando dê atenção a uma pessoa muito especial, fique com ela, olhe a no espelho e diga que está linda!

Esta pessoa é você!



Seja feliz hoje.

***

A gente nasce pra vencer 

 A fé faz o herói

O impossível é pra quem não tem um sonho
e não crê que pela fé tudo é capaz
Inalcançavel é pra quem não tem o dom
de transformar desejos em pontes pra chegar
Diga pra vida eu sou mais eu
Diga pro alvo aí vou eu
Flecha veloz nas mãos de Deus
Vai em frente o mundo é seu
Pois é a fé que faz o herói
Olha pra dentro de você
só realiza quem constrói a gente nasce pra vencer
Imbatível É quem faz de cada lutaum degrau pras fortalezas alcançar
Invencível E que nem pensa em desistir
Faz dos espinhos trampolins pra chegar lá
Diga pra vida eu sou mais eu
Diga pro alvo aí vou eu
Flecha veloz nas mãos de Deus
Vai em frente o mundo é seu
Pois é a fé que faz o herói
Olha pra dentro de você só realiza quem constrói
a gente nasce pra vencer
O pódium é sim o teu lugar
Mira no alvo então pra conquistar
O pódium é sim o teu lugar
Seja a flecha que vai a um lugar ao sol
Diga pra vida eu sou mais eu
Diga pro alvo ai vou eu
Flecha veloz nas mãos de Deus
Vai em frente o mundo é seu
Pois é a fé que faz o herói
Olha pra dentro de você
Só realiza quem constrói
A gente nasce pra vencer...


            Uma das grandes diferenças entre seres racionais e irracionais chama-se Motivação.

         Temos um centro chamado sistema de recompensa que nos motiva a fazer coisas repetidas com sensação de prazer, por que se assim não fosse você não comeria todo dia, nem dormiria, não faria sexo , este prazer é o que nos motiva a repetir.

            Mas  o que move toda essa vontade? O que muda de um individuo para o outro?

     Somos seres sociais, altamente influenciáveis até pelo que não estamos vendo diretamente(mensagens subliminares), portanto somos alvos constantes de transformações, transformações estas realizadas por nós mesmos com a  ajuda do meio.

            E neste embalo a motivação faz coisas inacreditáveis e estas coisas inacreditáveis recebem outro nome: fé.

            A fé remove montanhas, ou seja, remove obstáculos, traça objetivos, gera metas e mira alvos.

 Alguns tem mais, outros tem menos?

A resposta é Não!

Alguns são mais influenciáveis e outros não, alguns acreditam mais em si, outros não, alguns tem mais vontade de crescer, outros são mais conformados, alguns são mais concentrados, outros mais dispersos, alguns são mais ambiciosos, outros mais modestos.

            Fato é que a fé tão individual é movida pelo sistema de recompensa, ela transformada agora em motivação que é o ultimo cartucho, aquele que é disparado quando o atleta esgotou toda a sua energia na prova de corrida, ele usa tudo o que tem fisiologicamente até a sua chegada e quando isto acaba antes, entra a motivação, a fé que vai vencer, a vontade se sobrepõe ao cansaço e quando a prova acaba ele desaba! Objetivo cumprido, meta alcançada.

            É a fé que faz o herói, como diz a música, muito verdadeiro isso. É a fé que remove estes obstáculos e a motivação ajuda a operação. O homem sempre teve e sempre terá a necessidade de abstrair, de ter um líder, de ter algo sobrenatural para viver e manter suas expectativas, uma espécie de porto seguro para voltar.

            Este porto seguro é facilmente percebido quando o homem adoece. As fases do doente terminal exemplificam claramente este momento. Primeiro ele nega, aquilo é mentira, ele não está doente, está todo mundo louco dizendo que ele tem uma doença incurável. Aí vem a hora da barganha, ele faz promessas para todos os santos que conhece e que não conhece, se arrepende de tudo que fez, volta pra sua igreja de origem , quem é ateu muita das vezes se vê crendo e aceitando naquele momento, tudo é válido para que se tenha vida de volta.

            Depois disso tudo vem a aceitação, o paciente aceita, se fecha, retoma a pouca vida e alguns procuram vive-la intensamente ou simplesmente se trancam.

            Por fim vem a depressão, ele se cala e se reclusa, não quer contato com ninguém e as coisas perdem o sentido totalmente.

            Estas fases podem alterar a ordem, não tem um padrão especifico, mas elas acontecem sempre com todos que se vêem diante da morte anunciada. A motivação e fé são trabalhadas neste momento tão difícil para todos. Mas este trabalho não pode deixar de ser feito.

            A depressão  afeta todo o sistema imunológico, atrai tudo  de negativo, porém muito difícil é convencer alguém que está com dias contados a sorrir.

            Por outro lado vivemos todos os dias como terminais, sim, como terminais, quem tem morte anunciada tem o tempo estabelecido pra se conscientizar que o fim chegará mais rápido, aquele mesmo fim que o ser pensou que nunca chegaria, isto só se deu por que a doença anunciou. E quem não passa por isso? Não terá esta oportunidade, se assim podemos chamar.

            Você já pensou em morrer hoje?

            Claro que não! Você responderia com certeza, a não ser que seja um depressivo grave, mas a única certeza da vida é ignorada pelo homem. Ele se acha imortal, invencível, inabalável, indestrutível, e que a morte nunca chegará, ela não é convidada da festa da vida, mas encerra com chave de ouro todo o roteiro de sua história.

            E voltando a motivação saiba que esta impulsiona e determina o sucesso de um tratamento. Nada pior que um paciente pessimista, resmungão e de mal com a vida, quando esta mais precisa de sua compreensão.

             A motivação está dentro de você, ela independe de muitas coisas entre elas  os obstáculos, mas saiba que viver com otimismo e alegria renova as células e refresca as mitocôndrias!

            E viva a fé que nos motiva a viver!

Jane Uchôa
Todos os direitos autorais reservados a autora.


3 comentários

Cristal de uma mulher disse...

Uma forma de viver entre mundos de sentimentos evoluídos

Parabéns

krika disse...

Parabéns, belíssima maneira de ver e dizer o mundo.
gostei.
sucesso,
paz e bem.

Elisabeth Lorena Alves disse...

Amo o modo como escreves. Zombas de nós, pobres mortais, com o fluir das palavras que derramas sobre nossa ignorância.
Renovas a esperança com seu belo rabiscar - ou seria digitar?
Quanto a pensar em morrer hoje, o que é inevitável torna-se amedrontador para a maioria das pessoas.
Talvez se pensássemos mais em morrer, seríamos mais felizes pois aproveitaríamos melhor nossos momentos, daríamos um pouco amis de razão as pessoas que amamos e deixaríamos de lado o egoísmo que tanto nos atrapalha.
Abraços