Esquizofrenia - Parte III
O bipolar é considerado o nível mais baixo da esquizofrenia, por ser uma perturbação afetiva e não apresentar sintomas psicóticos graves.
Cientificamente já existem alguns subtipos de transtornos afetivos, e os cientistas não confirmam esta classificação devido as múltiplas alterações do humor presente em todos os indivíduos, independente da idade, sexo e classe social; cientificamente somos bipolares.
É comum ouvir dos profissionais do fórum psicológico, que o transtorno geralmente se apresenta no fim da adolescência e no início da idade madura, porém, se bem analisado, este transtorno será detectado na infância e com maior intensidade na adolescência.
O termo “mania” é conhecido como tendência de repetir a mesma coisa, o perfeccionismo é uma mania que atinge grande parte da população global.
O transtorno bipolar atualmente está dividido em oito tipos; citarei neste artigo 03:
- O tipo 01 é caracterizado pela profunda carência afetiva, que conduz o indivíduo amanifestar os complexos de inferioridade, chegando ao ponto da perda parcial ou total da auto-estima.
- O tipo 02 é a forma clássica, onde o individuo apresenta episódios de mania alternados e com depressões leves.
- O tipo 03 caracteriza-se por apresentar episódios de hipomania acompanhado por depressão profunda.
A fase maníaca inicial pode durar dias, semanas ou até meses, onde o bom ou mau humor pode ser contagiante ou perturbador, muitos que sofrem do transtorno bipolar alcançam o grau da irritação agressiva. O bipolar muitas vezes é confundido, devido apresentar alguns sintomas psicóticos considerados característicos da esquizofrenia, tais como: A diminuição do sono, alguns delírios, dificuldades em aceitar regras, irritação quando contrariado ou desafiado e pode tornar-se socialmente inconveniente ou insuportável.
Características do bipolar:
Estado de humor elevado, acredita ser dotado de poderes e
capacidades únicas, aumento da atividade motora, sensação de grandeza, aumento
do interesse e da atividade sexual, perda da consciência a respeito da sua
condição patológica, falar ininterruptamente, não concluir o que começou,
distração constante, interesse a pequenos e insignificantes acontecimentos
alheios, precipitação, intromissão as conversas em andamento, sensação
constante de cansaço, lentidão, insatisfação e outros sintomas, que na fase da
infância são confundidos como capacidade intelectual acima ou abaixo da média.
Na concepção do bipolar Ele tudo pode ou sabe,
considera-se invencível, e como consequência terá diversos níveis de depressão,
que se tornarão o fio condutor para graus mais elevados e comprometedores da
esquizofrenia. Pais, professores e até mesmo psicopedagogos na falta de
atenção nas avaliações, podem erroneamente acreditar estar lidando com crianças
portadoras do deficit de atenção, pela falta de entusiasmo ou criatividade
relativa.
- Deficit de atenção ou curiosidade extrema?
Jorge Guedes - Pesquisador, Cientista e Psicoterapeuta, é o primeiro a dedicar-se a Investigação e Pesquisa da Regeneração e Reativação das Células-Tronco, tendo no momento como Excelência a: "Terapia Bio-Celular IN VIVO". Página pessoal: Jorge Guedes
3 comentários
Na concepção do bipolar Ele tudo pode ou sabe, considera-se invencível, e como consequência terá diversos níveis de depressão, que se tornarão o fio condutor para graus mais elevados e comprometedores da esquizofrenia. Pais, professores e até mesmo psicopedagogos na falta de atenção nas avaliações, podem erroneamente acreditar estar lidando com crianças portadoras do deficit de atenção, pela falta de entusiasmo ou criatividade relativa.
- Deficit de atenção ou curiosidade extrema? Me enquadrei dentro desta caso curiosidade extrema , e ansiedade, parabéns pelo seu trabalho amigo. Um abraço em sua alma iluminada
Hoje em dia, trabalho diretamente com pessoas que apresentam, entre outros transtornos, a bipolaridade. Esses artigos tem me interessado muito, desde então. Gostei muito de ler. Parabéns. Abraços a todos que fazem esse espaço maravilhoso.
Esta entrega al respecto de la esquizofrenia, mal bastante común y que hoy en día se le cuelga el de BIPOLARIDAD, es de toma de conciencia, toda vez que mientras más se lea al respecto, mejor se asimila y se toman medidas necesarias para el buen desempeño social... se agradece.
Saludos desde Chile
Rossana Arellano
Postar um comentário