Romulo Nétto, nascido em Minas Gerais e radicado em Cuiabá há mais 35 anos, autor com 11 livros publicados, graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade de Brasília, é um dos maiores representantes da literatura contemporânea Matogrossense e Brasileira.
Em sua generosidade e parceria em pró da difusão literária e promoção cultural, Romulo Netto doou para a Revista, três coletâneas completas de sua obra e, ainda, mais 03 livros para serem sorteados entre os leitores que visitam e comentam regularmente esse espaço dedicado aos autores e artistas, iniciantes ou não, que representam as culturas: regional, nacional e internacional.
Para concorrer é muito fácil, basta ler as informações abaixo:
Qualquer um pode concorrer, autor ou
não, artista ou não, seguidor da Revista ou não. Basta deixar
comentários em qualquer publicação e
automaticamente seu comentário entra na lista dos comentários que
serão incluídos no sorteio. Isso significa que, se você fizer três
comentários, em três publicações diferentes, por exemplo, terá três
chances de ganhar pois, o sorteio é por comentário
e não por pessoa. Observação: três comentários de um mesmo leitor, numa
mesma publicação, será contabilizado para o sorteio, apenas um.
São 36 obras doadas que serão divididas em 12 prêmios, os quais serão sorteados quinzenalmente. As datas do sorteio foram marcadas para os dias:
1º Sorteio: 15 de setembro de 2012;
2º Sorteio: 30 de setembro de 2012;
3º Sorteio: 15 de outubro de 2012;
4º Sorteio: 30 de outubro de 2012;
5º Sorteio: 15 de novembro de 2012;
6º Sorteio: 30 de novembro de 2012;
7º Sorteio: 15 de dezembro de 2012;
8º Sorteio: 30 de dezembro de 2012;
9º Sorteio: 15 de janeiro de 2013;
10º Sorteio: 30 de janeiro de 2013;
11º Sorteio: 15 de fevereiro de 2013;
12º Sorteio: 01 de Março de 2013.
Para os sorteios dos livros do Romulo Nétto, serão incluídos, apenas, os comentários feitos na quinzena que antecede ao sorteio, não importando em quais publicações foram feitos.
No primeiro sorteio, no dia 15 de setembro de 2012, serão sorteados aleatoriamente, entre os participantes da new lester da Revista, 15 leitores que receberão, numa pequena embalagem de pão, pequenos folders com a biografia e poesias de Romulo Nétto.
O nomes do ganhadores(as) serão divulgados na Revista e para os participantes da new
lester.
Efetuado
os sorteios, a Revista entrará em contato com o sorteados, via e-mail,
para solicitar o endereço físico para envio da obra. Não havendo nenhum tipo de custo para o Feliz Ganhador!
Os três primeiros livros sorteados serão estes:
'As Jagunças’, ‘Filisberto das Âncoras’ e ‘Contos dos Gerais’ revelam a força de um autor com intensa paixão por cerrado e por Guimarães Rosa.
As Jagunças
Vinte e uma mulheres compõem o universo de As Jagunças. Mulheres que empreendem uma luta contra a hegemonia do homem. Fazem-se brutas, fazem-se mulheres com os homens e de homens com as mulheres.Fogem de ser mulheres para construírem seu lugar nos desmundos e nos desmandos.
È um dos representantes da literatura de Mato Grosso no Prêmio São Paulo de Literatura. A editora Carlini & Caniato, responsável pela publicação em 2009 da ‘Trilogia dos Gerais’, inscreveu ‘As jagunças’ nesta terceira edição do concurso. Organizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o Prêmio São Paulo de Literatura já contemplou nas duas edições anteriores grandes nomes da literatura brasileira, entre eles Ronaldo Correia de Brito, de ‘Galiléia’, e Cristóvão Tezza, autor de ‘O Filho Eterno’. A cada edição a Secretaria de Estado da Cultura contempla um autor estreante e o melhor livro de ficção do ano.
“Participar de um prêmio de grande envergadura, como o São Paulo de Literatura, é um estímulo tremendo. Consiste numa oportunidade de apresentar seu trabalho para um novo público, além de ter a certeza de uma análise construtiva da literatura que vive dentro do autor”.
Contos dos Gerais
É no Brasil profundo, sertanejo, em que historicamente se forma o povo dos gerais, a gente dos sertões, gente boa, leal, prestimosa, respeitosa, sem medo do ermo das vastidões. Gente lacônica, rústica. Gente de honra, de brio, mas que também não tem problemas em contrariar ou em quebrar regras, em assumir condutas anômicas e quando assumidas, levadas às últimas conseqüências, às raias da dor e da violência. Aí, no coração do sertão é que se enraízam os contos de Romulo Nétto e é essa gente dos gerais que os protagoniza. São contos lacônicos, densos, humanos. São contos que nos afrontam com a face trágica de nossa humanidade. São contos pungentes, mas ainda assim pontuados de lirismo que às vezes neles se incrusta como cristais luminosos ou como bordados singelos das mulheres dos gerais.
Os Contos dos Gerais se colocam na rica e fecunda esteira da literatura regional brasileira.
Filisberto das Âncoras
Em Filisberto das Âncoras, Romulo Nétto denuncia um sistema político e econômico de herança feudal, comandado por coronéis que se perpetuam no poder manipulando os eleitores, valendo-se de diferentes estratégias: desde bajulação e compra de consciências até o uso da força armada, aquartelando pessoas nos “currais” eleitorais – prática que se perpetua, atualizada, em muitos locais do País.
A obra narra um trecho da vida de um sertanejo típico dos Gerais – região de Cerrado que atravessa vários Estados brasileiros, como Bahia, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Sujeito forte, corajoso, honesto e humilde, incorpora a alma de uma parcela de cidadãos que quase nada recebem da sociedade. Profundo conhecedor das potencialidades do Cerrado, cujas riquezas naturais sabe explorar como ninguém, sobrevivendo no limite, Filisberto é, antes de tudo, um forte, junto com sua companheira, Hemengarda Epifânia. Apesar das agruras do cotidiano, é feliz (Filisberto), chumbado no chão sertanejo (das Âncoras), quase bicho.
Contatos
(65)3023-5714 /
3023-5715
comercial@tantatinta.com.br
Confira! Comente! Concorra!
Revista Biografia
Redação
8 comentários
Também faço parte da revista. Quero muito ser esta feliz ganhadora.
Parabéns pelo gesto, grande abraço
É uma grande honra tê-lo como companheiro aqui na Revista Biografia, Romulo Nétto e poder concorrer a um exemplar de sua autoria igualmente muito nos honra.
Um terno abraço amazônico
parabens a revista biografia pelo gesto assim passei a conhecer melhor nossos autores consequentemente nossa gente, morro no interior de mato grosso, sinop e quero ser um feliz ganhador
grandioso Romulo netto que nos honra com sua paricipaçao neste projeto. saudaçoes
Daufen & Ivana confesso que não esperava centenas ou milhares de comentários, mas de antemão sabia da preguiça mental das pessoas, até para receber de graça os livros elas não se interessam. eu aconselho vocês a dividi-los com as quatro pessoas que postaram comentários, estou disposto a arcar com as despesas da postagem pelos Correios. Romulo Nétto
Não sou um 'devorador' de livros, tanto que leio e costumo repassá-los em sorteios semanais no meu blog. Tenho lido muito, mas não lembro de ter ouvido falar em Romulo Netto, claro, culpa de nossa mídia brasileira que, independentemente do mérito literário, prefere sempre 'endeusar' qualquer estrangeiro, desde que seja estrangeiro. Gostaria de ser contemplado com uma amostra da literatura do nosso amigo e, provavelmente, divulgá-la em nossa região (Nordeste). Considero´me concorrendo.
Abraço.
Parabens a Daufen Bach e Romulo Netto pela iniciativa. A arte e a cultura agradecem.
Carissimo Romulo Netto, muito me honraria receber um livro de vossa autoria. Parabenizo-o e tambem ao Daufen Bach e a Revista Biografia pela iniciativa.
Postar um comentário