Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Entrevista com a autora Suzana Sedrez, Presidente da Academia Blumenauense de Letras (ALB) [Paulo Roberto Bornhofen]



Entrevista com a autora Suzana Sedrez,  Presidente da Academia Blumenauense de Letras (ALB)
Por: Paulo Roberto Bornhofen
Suzana Sedrez nasceu a 10/06/1956 em Itajaí, S.C. Graduada em Pedagogia (1978), Artes (2004) ambas pela FURB e Psicologia pelo IBES/SOCIESC (2011). Mestre em Ciências Sociais Aplicados à Educação pela UFMG (1988). Doutora em Educação pela UNICAMP / UFSM (1998). Foi Chefe de Departamento, Coordenadora do Curso de Ciências Sociais e Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação. É professora aposentada do Departamento de Ciências e Práticas Sociais da FURB desde 2000. Prestou consultoria e assessoria pedagógica aos IBES/SOCIESC (2002-2008). Membro da Associação dos Artistas Plásticos de Blumenau (BLUAP) de 2005 a 2011. Presidiu o Conselho do Museu de Artes de Blumenau em 2010. Pertence à Sociedade dos Escritores de Blumenau e à Academia de Letras Blumenauense (ALB) desde 2008 e, atualmente, exerce a Presidência da ALB. Ocupa a cadeira III, cuja patronesse é Marita Deeke Sasse. Página na internet: Facebook de Suzana Sedrez

Paulo Bornhofen: Vamos começar pelo óbvio, como foi seu ingresso no mundo das letras?
Suzana Sedrez : Desde muito jovem fui leitora assídua. Aos 10 anos, tinha carteirinha da biblioteca pública de Joinville, onde morei uns anos. Comecei com Monteiro Lobato. Lia de tudo na biblioteca do Colégio Santos Anjos, onde estudei. Tendo um pai leitor voráz, tinha exemplo em casa. Como perscrutei pelo caminho da academia por formação e para formação... tive contato com muitos pensadores importantes de várias áreas do conhecimento. Produzi trabalhos acadêmicos e publicações e eles me trouxeram à ALB, onde formamos um clã literário.

Paulo Bornhofen: Em quais outras áreas você atua?
Suzana Sedrez : Atuo com desenvolvimento pessoal e grupal. Presto consultoria/assessoria pedagógica e psico-pedagógica. Sou professora aposentada da FURB e atuo tb em cursos de Pós Graduação.  

Paulo Bornhofen: Em seu trabalho, você envolve as letras com a arte visual e outras formas de manifestações culturais, como é esse processo?
Suzana Sedrez : São experimentos que buscam dar vazão a sentimentos, guardados, recalcados, ressignificados... que viram intertexto, intercurso dos sentidos. Poderia exemplificar com um dos meus trabalhos que participou de duas exposições no MAB e que foi resultado da minha participação de um dos módulos do "Pretexto" em 2007. É um livro de artista elaborado a partir de lona de caminhão e que propõe um enigma sobre a ética. Tenho outros dois, com computação gráfica sobre fotografia que discutem o autoritarismo e o que supostamente dá poder.
No primeiro, ISMOS, tem um dedo apontando para o fruidor em qualquer angulo que este o vê e, o outro, um FALO também apontado para quem o lê. Transformar um signo, um código em outros signos e códigos permite o intercurso dos sentidos provocando reflexões por que o sentido da obra é dado por quem o vê. Numa ocasião, uma artista local se recusou a participar de uma exposição onde estaria o ISMOS... olha o que a imagem provocou na psique desta pessoa e que recordações recalcadas suscitou... esta é a função da arte contemporânea: levar a reflexão. Esse é o meu prazer.

Paulo Bornhofen: Qual é a leitura que mais atrai Suzana Sedrez?
Suzana Sedrez : Gosto muito de um bom romance. No geral, livros de história dos homens que relatam nossa saga, de como chegamos até aqui... qual nossa finalidade... porque somos o que somos. 

Paulo Bornhofen: Suzana Sedrez tem um planejamento literário? Você pode compartilhar um pouco dele com os leitores?
Suzana Sedrez : Atualmente estou publicando meus livros de formação para professores na AMAZON e muito curiosa com o resultado. Meu sonho de consumo é escrever para crianças, jovens... tenho coisas na gaveta que precisam ser retomadas...

Paulo Bornhofen: Vamos falar um pouco sobre a ALB. Como surgiu a ALB e quantos escritores a integram?
Suzana Sedrez : São 23 escritores que ocupam cadeiras de outros escritores que não estão entre nós. Daí a Imortalidade... cada membro da ALB é como uma memória do membro que sucede. Surgiu em 1999 para fomentar o gosto pela literatura na comunidade, escolas... disparar afetos literários, como gosto de pensar.   

Paulo Bornhofen: Como é a relação dos escritores com a ALB?
Suzana Sedrez :  É de pertencimento, de maneira geral. Entre os convivas a relação é amistosa e afável.

Paulo Bornhofen: A ALB está integrada na vida cultural de Blumenau?
Suzana Sedrez :  É reconhecida na comunidade. Tenta inserir-se nos programas e projetos locais.

Paulo Bornhofen: Como foi a experiência com o projeto chá com poesia? Ele vai se repetir?
Suzana Sedrez :  Foi muito especial. Ver como os alunos traduzem o que lêem em desenhos, músicas é uma delícia, pois fica claro que LER faz VER. O sentido da cultura humana é metafórico... "O ser humano é a terra que caminha" (A. Y.). Sua continuidade vai depender de novas parcerias e até mais engajamento dos membros da ALB.

Paulo Bornhofen: Quais os últimos trabalhos da ALB?
Suzana Sedrez :  Estamos tentando colocar a casa em dia. Temos dívidas na RF para acertar. Precisamos ter bases mais sólidas para atuar.Até aqui, fomos totalmente voluntários e solidários com a causa literária.

Paulo Bornhofen: Quais os planos da ALB para 2013?
Suzana Sedrez :  Obter verbas para profissionalizar seu potencial de inserção social, com publicações, projetos em escolas, atividades junto aos órgãos fomentadores de cultura local e o que a imaginação e o trabalho coletivo permitirem. Estamos sempre a caminho de nós mesmos e a ALB ao disparar afetos literários busca legar um caminho enriquecido com a nossa pisada.


Paulo Roberto Bornhofen. SC. 48 anos, mora em Blumenau (terra de cultura alemã), mas é de São José, SC. Funcionário Público estadual, tem mestrado em desenvolvimento regional. Já escreveu alguns livros e participou de algumas antologias. Formado em gastronomia e fotografia. Escreve uma coluna de viagens no portal Blumenews (http://www.blumenews.com.br/site/colunas/paulo-bornhofen.html) e tem dois blogs:www.ninholiterario.com.br e www.viagemeprazer.com.br. “Quanto as redes sociais, usa apenas o  facebook (é muita rede!): https://www.facebook.com/bornhofen”.

Nenhum comentário