Photoshop: mocinho ou
vilão?
Há muito se discute sobre o uso do Photoshop
na Publicidade. Fala-se da criação de estereótipos e da construção de imagens
“perfeitas”, que fazem com que os “meros mortais” se sintam feios e
complexados, já que os retoques feitos pela ferramenta estão sempre produzindo
pessoas mais magras, com a pele sem nenhuma imperfeição (e geralmente mais
clara), com cabelos maravilhosos e por aí vai.
A questão é que, em certos casos, o Photoshop
é utilizado da maneira errada e o resultado acaba sendo desastroso! Um caso
recente que ilustra muito bem esse tipo de desastre é a última campanha da
marca C&A, estrelada pela Preta Gil, que pode ser vista nos catálogos
impressos e na página do Facebook da empresa no seguinte link:
Special For You by Preta Gil
A coleção “Special for you” é destinada a
mulheres que vestem manequim entre 46 e 56, ou seja, numeração maior do que as
modelos super magras usam. Por isso a escolha de Preta Gil, já que ela se
enquadra na categoria chamada plus size. O problema é que a obstinação pelo
culto à magreza acabou levando os profissionais da edição a cometerem sérios
erros, alterando o corpo da modelo de forma exagerada e, em algumas fotos, até
desproporcional.
Nessa foto fica nítida a
tentativa de afinar os braços e as pernas de Preta. Se a coleção é para
mulheres com mais curvas, a pergunta é: qual a necessidade de diminuir as da
modelo?
Essa foi a foto que gerou
mais polêmica e repercussão nas redes sociais. Até mesmo o mais desatento
observador consegue perceber a assimetria nos ombros da fotografada. Chega a ser
inadmissível que essa imagem tenha sido aprovada para veiculação por uma
empresa de tal porte. Porém, a mesma foi procurada para se pronunciar e a declaração
dada foi de que não houve problema na edição e sim a exploração de um ângulo
que causou essa impressão.
Sendo assim,ficamos com a reflexão sobre o
quanto as fotos que vemos estampadas nas mais variadas mídias são reais ou
manipuladas e o quanto isso é válido. Na minha opinião, o Photoshop é uma
ferramenta fantástica que permite muitas coisas interessantes, mas, como quase
tudo na vida, deve ser utilizado com moderação!
Angélica Pina, de Belo
Horizonte-MG, é graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela
PUC-MG.
Apaixonada por livros e
por propagandas desde criança, também adora escrever e compartilhar suas
opiniões a respeito desses dois assuntos.
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