Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

MORREU MARÍA KODAMA, VIÚVA DE JORGE LUIS BORGES

María Kodama
Morreu María Kodama, viúva de Jorge Luis Borges

Eles se conheceram em sessões de estudos literários e mais tarde começaram a estudar islandês. Em 1975 viajaram juntos para os Estados Unidos e em 1986, pouco antes da morte de Borges, casaram-se. Escritora e professora de literatura, Kodama foi a herdeira da obra do maior escritor argentino. Em 1988, criou a Fundação Jorge Luis Borges.
___________________________________________

A escritora María Kodama, de 86 anos, viúva de Jorge Luis Borges e herdeira universal de sua obra, morreu nas últimas horas do dia 26 de março de 2023, na cidade de Vicente López devido a um câncer de mama, segundo confirmaram fontes próximas.

Nascida na cidade de Buenos Aires em 10 de março de 1937, a tradutora e professora de literatura argentina faleceu com a mesma idade do autor de Ficciones .

Os escritores, que partilhavam o seu amor pelas línguas anglo-saxónicas, se conheceram em sessões de estudo literário. Mais tarde começaram a estudar islandês, língua pela qual Borges se interessou por considerá-la uma língua materna.

Depois de serem colegas, em 1975 viajaram juntos para os Estados Unidos. Kodama colaborou com Borges nos livros "Breve antología anglosaxona" (1978) e "Atlas" (1984), testemunho das viagens que fizeram juntos pelo mundo e, também, na tradução de Gylfaginning, primeiro livro do Minor Edda de Snorri Sturluson, que foi publicado sob o título "Alucinação de Gylfi".

Eles se casaram em 26 de abril de 1986, poucos meses antes da morte de Borges. O casamento foi realizado por procuração em Assunção, Paraguai.


Depois, em 1988, Kodama criou a Fundação Jorge Luis Borges, a qual exibe a biblioteca do escritor, as primeiras edições de seus livros e alguns manuscritos, entre outros objetos.

O Aleph engordado

Nos últimos anos, teve um longo conflito judicial com o escritor Pablo Katchadjian . O caso começou em 2009, quando Katchadjian publicou, como experiência, El Aleph engordado, texto em que tomava como base o El Aleph de Borges acrescentando-lhe palavras. Anos depois, Kodama iniciou um processo de plágio contra o autor.

Katchadjian foi beneficiado pela falta de mérito, mas quase imediatamente foi novamente processado, enquanto boa parte da intelectualidade argentina se aliou ao autor.

Mais uma vez, a justiça declarou a falta de mérito e em 2021 o Tribunal Cível nº 1 condenou Kodama a pagar 888.500 pesos em custas e honorários pelo julgamento, sob pena de ver os direitos autorais apreendidos se não o fizesse nos próximos cinco dias.

"São todas coisas roubadas"

No final de 2019, também protagonizou uma polêmica com o presidente Alberto Fernández, que propôs a criação do Museu Borges com manuscritos doados pelo empresário Alejandro Roemmers.

"São todas coisas roubadas", disse Kodama então. "São todas coisas que esta senhora tirou de casa." Sem nomeá-la,  referiu-se assim a Epifanía Robledo de Ubeda, mais conhecida como Fanny, a histórica governanta de Borges, que cuidou do escritor por décadas, até que ele partiu para a cidade suíça de Genebra no final de 1985. Morreu em 14 de junho de 1986.

"Que ele crie. Acho indiferente. Cada um faz o que quer e ninguém respeita nada. Este país é assim", disse Kodama sobre a criação do Museu Borges. "Tanto faz para mim", acrescentou, embora afirmasse que "o trabalho de Borges sempre esteve distante de toda política".

Linguagem inclusiva

A escritora estava na lista de detratores da linguagem inclusiva . “A verdade é que me parece uma coisa absurda. Acho melhor dizer (as palavras) no masculino, no feminino e não aquilo que distorce a linguagem. Como dizem agora... todes. Não, isso me parece absurdo. Parece-me que o ponto de vista de uma frase, de uma coisa que a compõe, não pode usar isso", disse em entrevista à televisão em 2020.

"Não digo que não existam homens que são horríveis, não estou negando. Quero dizer que meu relacionamento sempre foi muito bom e se eu fizer as contas, tenho mais amigos homens do que mulheres. Talvez pelo meu jeito de ser também, sei lá, nunca senti o homem como algo que me dominasse ou que fosse inferior”, completou a viúva de Borges. 




________________________
Fonte:
Página|12 - Murió María Kodama, la viuda de Jorge Luis Borges - 26/03/2023 - Disponível em <https://www.pagina12.com.ar/535132-murio-maria-kodama-la-viuda-de-jorge-luis-borges?ampOptimize=1&fbclid=IwAR0NKuilavW2dglmAv19iNvABxnJvyXiDUSNyVDjhyRQLEBY8uM6da-1Wtg> Acessado em 27/03/2023

Nenhum comentário