Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

VIDEOGAME QUE BUSCA DETECTAR POSSÍVEIS CASOS DE ABUSO SEXUAL INFANTIL [REVISTA BIOGRAFIA]

 
Videogame que busca detectar possíveis casos de abuso sexual infantil.

Foi desenvolvido por especialistas de três universidades. Trata-se do "NoABS", um software interativo que apresenta diferentes situações nas áreas onde esses crimes costumam ocorrer. O objetivo é prevenir e psicoeducar as crianças.

Uma equipe de psicólogos, psicólogas e psiquiatras de três universidades latino-americanas desenvolvorem um software interativo que busca detectar possíveis casos de abuso infantil e o grau de vulnerabilidade a que estão expostas crianças e adolescentes . Trata-se de um videojogo denominado “NoABS” (Não ao Abuso Sexual), para meninos e meninas entre os 6 e os 12 anos, que apresenta diferentes situações onde, segundo as denúncias divulgadas pelos seus criadores, o abuso ocorre com maior frequência. O software foi criado na Colômbia e atualmente, também, pode ser utilizado no Peru, Argentina e Chile. O objetivo central é enfrentar um problema que ocorre em todo o mundo e, especialmente, na América Latina e no Caribe.

Durante a investigação anterior, foram pesquisadas as áreas onde prevalecem os casos de abuso infantil, que são intrafamiliar, tecnológico, escolar (com professores e com seus pares infantis) e social com estranhos. No videojogo, são apresentadas diferentes situações nestas áreas e são dadas três opções de resposta: “sim”, “não”, “não sei”. As respostas afirmativas são aquelas consideradas de alto risco e as negativas de baixo risco.

Melisa Gaggino, coordenadora do projeto na Argentina, exemplifica a Agência de Notícias Científicas da UNQ: “Uma das situações levantadas é que a criança vai tomar banho e alguém em casa pergunta se pode observá-la. Ele pode responder se quiser, se não souber ou se for melhor perguntar para a mãe.

Ao final da brincadeira, obtemos o mapa estelar que mostra o grau de vulnerabilidade a que aquela criança está exposta e em quais áreas ela é mais vulnerável. As respostas que não têm um círculo são as de dúvida, as marrons com fundo azul são as de alto risco e as douradas são as de baixo risco. Quando a criança acaba de brincar já temos um índice global da situação dele e depois fazemos uma análise dos resultados”, explica Gaggino.

E adverte: “Não é uma ferramenta que detecta abusos que já estão acontecendo, mas busca entender em quais áreas precisamos agregar mais informação e psicoeducação do ponto de vista da prevenção. O objetivo é evitar que essas situações aconteçam .”

Atualmente, está em desenvolvimento a segunda versão do jogo, que, ao contrário da primeira, inclui a área tecnológica como situação possível e oferece um resultado automático ao administrador assim que o jogo é finalizado. A equipe criativa da NoABS, pertencente à Universidade de Flores (Argentina), à Caribbean University Corporation - CECAR (Colômbia) e à Universidade César Vallejo (Peru), projeta que o videogame continuará crescendo no futuro. Um dos objetivos que temos é que, ao ser detectada uma situação de vulnerabilidade, seja aberto um hiperlink para a criança que a encaminhe para outra atividade psicoeducativa, para que a prevenção comece naquele momento”, detalha a graduada em Psicologia.

Números Falantes

Segundo relatório do Unicef , na região, dois em cada três meninos, meninas e adolescentes de 1 a 14 anos sofrem violência doméstica . Além disso, a taxa regional de homicídios na infância e adolescência é quatro vezes maior que a média mundial, sendo o homicídio a principal causa de morte entre adolescentes de 10 a 19 anos. O relatório também detalha que a violência afeta o gênero de maneira diferente: os meninos têm sete vezes mais chances de morrer por homicídio do que as meninas; enquanto as meninas são mais vulneráveis ​​a serem vítimas de violência sexual após os 10 anos de idade.

No caso da Argentina, segundo relatório do Unicef ​​e do Ministério da Justiça e Direitos Humanos, durante outubro de 2020 e setembro de 2021, houve 9.989 crianças e adolescentes vítimas de violência familiar e/ou sexual. Da mesma forma, em relação ao abuso sexual de crianças e adolescentes, foram registradas 3.219 vítimas. Em todas as faixas etárias, o maior percentual de vítimas de violência sexual pertence ao gênero feminino, representando quase 4 vezes mais que o masculino.

Além disso, 74,2 por cento das vítimas foram violentadas por alguém próximo ou de confiança e 44 por cento da violência em ambientes digitais, deveu-se ao crime de Grooming (assédio sexual de uma menina por um adulto, criança ou adolescente através da Internet).

Assim, fica evidente a necessidade de agir contra o problema para reduzir esses números e para que as crianças cresçam em contextos de não violência.

Fonte:
Página|12 - Diseñan un videojuego que busca detectar posibles casos de abuso sexual infantil - 03/03/203 - Disponivel em < https://www.pagina12.com.ar/528443-disenan-un-videojuego-que-busca-detectar-posibles-casos-de-a> Acesso em: “05/03/2023".



Nenhum comentário