Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

'UMA TERRA SÓ' APRESENTA O SAXOFONISTA, COMPOSITOR E CANTOR FRANCÊS, RICHARD MERCIER



Uma Terra Só apresenta o saxofonista, compositor e cantor francês Richard Mercier
Por Cleo Oshiro

Richard Mercier, saxofonista, compositor e cantor francês, tem 2 álbuns e um single disponível nas plataformas digitais, e um terceiro álbum gravado na França e no Brasil, contando com a participação de artistas mineiros e cariocas, para ser lançado em breve.
_______________________________

Richard morou durante 15 anos no Brasil, e em 2010 gravou o seu primeiro álbum “7” (Sete) em Belo Horizonte, com as parcerias de Célio Balona (Acordeon), Esdra “Neném” Ferreira (Bateria), Yan Vasconcellos (no Contrabaixo) e Cristiano Caldas (Piano).

Em 2020 gravou o seu segundo álbum "Recalculating The Seven" com a parceria do carioca Carlinhos Queiroz no contrabaixo e do indiano Mohamed Zafer no tabla.



De Auvergne para o Brasil…por Richard Mercier:

Nasci em 1973 em Vichy, região de Auvergne. Comecei a estudar saxofone aos oito anos na Escola de Música de Saint Yorre e depois na Escola Nacional de Música de Vichy onde obtive um diploma.

Aos 16 anos, em 1989, mudei-me para Paris onde tive aulas de jazz saxofone com Jonathan Handelsman, rapidamente frequentei o IACP Institute of Art and Perception fundado por Alan Silva.

No ano de 1991, faço a Formação Profissional deste estabelecimento durante 2 anos.Tive aulas com o renomado Eric Seva (saxofonista), aulas de Big Band com Larrie Gillespie, Ron Mesa e também com Jean Gobinet e novamente com Tito Puentes (Big Band Salsa).

Em 1993, sigo mais um curso de improvisação e harmonia na ARPEJ e também os cursos de seu fundador, o saxofonista Michel Goldberg.

Tornei-me titular do DEM JAZZ VOCAL em 1999, com medalha de ouro no Conservatório de Música de Metz. Distinção atribuída por unanimidade pelo júri, presidido pela cantora Michelle Hendricks.

Após as minhas duas primeiras viagens ao Brasil, uma em 1997, e a outra em 2000, que decidi morar lá em 2003. Durante os 15 anos morando em Belo Horizonte, descobri ali um povo, uma cultura, ritmos, folclore regional, mas também encontrei ali de certa forma a música que eu queria tocar. Assim a minha cultura e formação musical erudita e jazzística fundiram-se com este novo mundo sonoro que se abria para mim.

Em Belo Horizonte, formei um quarteto com o qual participei dos Festivais de Jazz de Ouro Preto, “Ipatinga Live Jazz” e do “Savassi Jazz Festival”. No ano de 2010, ainda no Brasil, componho e gravei o CD “Sete” no Brasil.

Gravei em 2020 o álbum "Recalculating The Seven” e, em setembro de 2023 estarei lançando o meu novo trabalho autoral, dedicado a música brasileira, com lançamento em Paris.


Singles/Albúns

Ficha técnica : Single 2022. “O Francês Caiu No Samba” gravado no meu estúdio na França. Richard Mercier, saxofone soprano e composição / Carlinhos Queiroz no contrabaixo / Jim Funnel no piano / Ravy Magnifique na bateria

Single 2021 "Valse pour Claude". Richard Mercier, saxofone soprano e composição / Vaninho Vieira no violão / Carlos Walter nos Violões

Álbum "Recalculating The Seven" 2020: Gravado na França e contando com a parceria do carioca Carlinhos Queiroz no contrabaixo e do indiano Mohamed Zafer no tabla / Richard Mercier Saxofone soprano e composições

Ficha técnica: Álbum "SETE": 2010. Gravado no Estúdio Bemol; Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Richard Mercier Saxofone soprano e composições / Célio Balona no accordeon / Cristiano Caldas no Piano / Yan Vasconcellos no Contrabaixo / Esdra Neném Ferreira na bateria.








_____________________

Cleo Oshiro, mineira, mas viveu a maior parte da sua vida em São Paulo até se mudar para o Japão em 2002. Colunista Social no Japão, escreveu para mídias brasileiras nos EUA, Suíça e Brasil. Responsável pelo Setor de Arte e Cultura da Radio Shiga, divulga vários artistas em sua coluna e apresenta o programa 'Uma Terra Só, no Japão' direcionado aos ouvintes japoneses. É também a administradora internacional do coletivo musical brasileiro 'Uma Terra Só World' que agrega 600 integrantes entre intérpretes, compositores e músicos. Links:

Nenhum comentário