Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

MUSEU EXIBE LIVRO EGÍPCIO DOS MORTOS PELA PRIMEIRA VEZ


Getty Museum de Los Angeles revela o enigmático Livro Egípcio dos Mortos, um guia antigo para o mundo além
(o texto original, em espanhol, pode ser lido AQUI)

Nas profundezas do Museu Getty, em Los Angeles, um conjunto de fragmentos antigos de pergaminhos funerários permaneceu escondido em uma abóbada, protegido da luz e da passagem do tempo. Esses fragmentos, conhecidos coletivamente como o Livro Egípcio dos Mortos, são testemunhas silenciosas das crenças e práticas egípcias antigas relacionadas à vida após a morte.

Uma das peças mais proeminentes é o Papiro Pasherashakhet, que data de aproximadamente 375 a.C. a 275 a.C. Esta peça, juntamente com outras, fazia parte da vasta coleção do antiquário britânico Sir Thomas Phillipps, que sonhava em possuir um exemplar de todos os livros do mundo. Após sua morte, esses valiosos fragmentos foram adquiridos pelo livreiro nova-iorquino Hans P. Kraus, que eventualmente os doou ao Museu Getty em 1983.

Um fragmento do Papiro Pasherashakhet, datado aproximadamente entre 375 a.C. e 275 a.C., pertencente aos pergaminhos funerários conhecidos coletivamente como o Livro dos Mortos
Durante décadas, esses escritos ficaram guardados, esperando o momento certo para serem revelados ao mundo. Chegou a hora. No dia 1º de novembro, o Museu Getty abrirá uma exposição apresentando sete das peças mais icônicas dessa coleção ao público pela primeira vez.

Rita Lucarelli, egiptóloga da Universidade da Califórnia em Berkeley, expressou seu entusiasmo pela exposição, destacando a importância desses fragmentos no estudo da cultura egípcia. Segundo Lucarelli, o Livro dos Mortos contém "importantes ejemplares de uno de los corpus más famosos del antiguo Egipto".".

Reprodução de um papiro mostrando os demônios que guardam a entrada do submundo egípcio
O Livro Egípcio dos Mortos não é simplesmente uma coleção de textos antigos. É uma janela para o passado, um guia que revela como os antigos egípcios viam a morte, a vida após a morte e a jornada da alma. É um testemunho da eterna busca da humanidade para entender o desconhecido e encontrar consolo na ideia de vida após a morte.





___________________________
Fonte: PIJAMASURF
Tradução: REVISTA BIOGRAFIA

Nenhum comentário