Krishnamurti responde com humor e sabedoria, sugerindo que a ioga praticada no ocidente não desperta a Kundalini
(Texto original, em espanhoL, pode ser lido AQUI)
___________________
Neste vídeo podemos ver Jiddu Krishnamurti em Brockwood Park 1979, respondendo a uma pergunta do público sobre a energia kundalini. A energia Kundalini aparece em várias práticas de yoga e tantra; Geralmente considera-se que está dormente na base da coluna vertebral ou na área genital.
Krishnamurti, que enfatizou a vida moral, o silêncio, a compaixão e a desidentificação consigo mesmo, prefere esses caminhos intelectuais aos caminhos dos exercícios físicos (karma yoga). Ele ensinou um caminho de autoconhecimento muito distante do tantra e das práticas alquímicas corporais em grande medida.
Isso pode ser visto em sua resposta. Não podemos ter certeza se Krishnamurti está sugerindo que o yoga não desperta a kundalini ou se é apenas essa versão do yoga lite ocidental, que não gera a liberação de energia. Ele diz, no entanto, que a ausência do eu libera uma energia.
A ênfase está em levar uma vida moral no raja yoga, não no exercício físico... Yoga significa unir o inferior com o superior ou vice-versa... Yoga moderno, que eu não sei por que eles chamam de yoga, eles deveriam chamá-lo de "exercício", mas isso não iria ser interessante para eles, eles querem pagar dinheiro para aprender "yoga"... Você pode praticar este yoga, esses vários exercícios durante toda a sua vida para o resto da sua vida e você não vai despertar a visão espiritual ou trazer uma energia mais alta ...
Você teve certas experiências e as chama por esse nome, e o que você fala de certa forma, aumentando a energia, pode fazer mais mal do que bem... Ao comer um determinado alimento, ao controlar sua respiração, você logicamente tem mais energia e isso lhe dá uma sensação de superioridade... Há uma forma diferente disso que só acontece quando o "eu" não está lá, então há uma energia totalmente diferente que mantém a mente fresca, jovem, viva, e isso só pode acontecer quando não há sentido do "eu", porque o "eu", o centro, está em constante conflito, não é? desejos que se opõem em uma luta constante. Enquanto essa luta permanecer, há uma perda de energia.
Para grandes mestres espirituais como Sri Ramana Maharaj, a energia vital universal também é liberada transcendendo ou negando o eu individual e encontrando o eu universal ou atman.
__________________
Fonte: PIJAMASURF
Tradução: REVISTA BIOGRAFIA
Nenhum comentário
Postar um comentário